segunda-feira, 30 de maio de 2011

Revista Ultimato Rompe com Ricardo Gondim



   
De acordo com um artigo publicado pelo próprio Ricardo Gondim, ele e a Revista Ultimato, finalmente, romperam uma parceria de quase vinte anos, ver artigo aqui:

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=66&sg=0&id=2406.

Em seu artigo o próprio Ricardo Gondim nos informa que ele recebeu uma vista do Elfo – Élben em Alemão – de sua filha Klênia e de um terceiro indivíduo chamado Marcos Bomtempo. O propósito da visita era informá-lo que seus escritos não mais seriam publicados pela Revista Ultimato. Infelizmente, esse gesto foi muito pequeno e veio tarde demais. Há algum tempo esse escriba produziu uma postagem onde analisava um longo editorial publicado pelos proprietários da Revista Ultimato. Naquele editorial, ainda havia amor e uma gigantesca consideração pelo Sr. Ricardo como pode ser visto aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2010/03/carta-aberta-da-revista-ultimato-sera-o.html

O mais curioso de tudo isso são os motivos alegados pela revista para dispensar o escritor:

• A entrevista concedida pelo Ricardo Gondim para a revista Carta Capital onde o mesmo defende, de modo correto no nosso entender, os direitos civis dos homossexuais. Infelizmente, ainda existe uma enorme hipocrisia no meio evangélico em geral, quanto a esse assunto. Acabamos elegendo os homossexuais como se fossem os piores pecadores do planeta, enquanto que outros transgressores sexuais além de não serem sequer criticados ainda são acolhidos e apontados para os cargos mais elevados em várias denominações. Esse motivo não deveria ser usado contra o Sr. Ricardo Gondim e muito menos como motivo principal.

• Depois de anos escrevendo contra a teologia reformada como convém a um bom pastor pentecostal assembleiano, somente agora o Elfo entendeu a mensagem e disse ao Ricardo que “discordava também sobre minha afirmação ao jornalista de que “Deus não está no controle””. Ora, se fosse só isso, mas a grande verdade é que Ricardo Gondim não entende as Escrituras Sagradas, além de não entender nada sobre a soberania de Deus. Como ele tem sérios problemas com os desastres naturais, os genocídios e mesmo com assassinatos como os acontecidos recentemente em Realengo, no Rio de Janeiro, gostaria de sugerir a leitura da nossa postagem que trata dos Tsunamis e das Misericórdias de Deus. Esse artigo pode ser acessado aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/03/as-misericordias-de-deus-e-os-tsunamis.html

• Por fim, Ricardo foi acusado de ser “tempestivo e inconseqüente” no que escreve. Isso dificilmente poderia ser aceito como motivo justificável nessa altura do campeonato.

Ao que parece, o interesse comercial, acabou pesando mais do que o amor à verdade que deveria ter conduzido os editores da Revista Ultimato a tomar essa decisão há, pelo menos, dois anos.

Quanto a Ricardo Gondim, temos certeza que ele está pouco se lixando para a Revista Ultimato, seus editores e os muitos leitores que há tempos vêm se queixando das bobagens que escreve de “forma apaixonada”. Enquanto ele tiver a Assembléia de Deus Betesda, onde é pastor, disposta a aplauidí-lo em pé, mesmo no meio das mais estapafúrdias afirmações e continuar amealhando, conforme ele mesmo declara, bens materiais, o resto pouco lhe interessa de fato. Veja as declarações do próprio Ricardo onde ele confessa que tem ajuntado tesouros sobre a terra – independente da quantidade - em flagrante desobediência às palavras de Jesus – ver Mateus 6:19—24 - a quem ele diz desejar imitar, no endereço a seguir:

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=65&sg=0&id=2290

Por fim, fica a profunda sensação de que estamos diante de um bando de patetas hipócritas que parecem se deliciar brincando num grande playground, onde preciosas almas continuam vagando sem direção. É hora de reagir, de sermos cheios do Espírito Santo e da coragem apostólica que não tinha medo de denunciar e confrontar os falsos mestres:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína - Mateus 7:15—27.

Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo , ofereceu-lhes dinheiro, propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade – Atos 8:18—23.
Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul. Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão – Atos 13:8—11.

Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras – 2 Coríntios 13—15.

Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro – ver Efésios 4:14.

Outro artigo acerca de Ricardo Gondim poderá ser encontrado nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/10/ricardo-gondim-diz-que-perdeu-fe-sem.html

Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2011/05/revista-ultimato-rompe-com-ricardo.html

    esse é um dos artigos caro irmão tá assinalado lá em cima na sua lista e tem tudo a ver com o que eu disse...eu fiz questão de lê-los e quero que você me convença de que sua rejeição ao Gondim não tem nada a ver com ele defender os direitos civis dos homossexuais... por que Gondim tem que ser chamado de herege por se posicionar como um cidadão comum??? A não ser que o cristianismo no Brasil tenha se tornado um fundamentalismo e eu ainda não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelino,

      É sempre bom prestar muita atenção, antes de fazer julgamentos temerários. Você cita um artigo do Gondim, mas enviou o comentário para um artigo que falava do Jimmy Swaggart.

      Por outro lado, nunca fizemos nenhuma referência condenatória ao Gondim pela sua defesa dos direitos civis dos homossexuais. Você disse que leu nosso artigo, mas certamente não notou essa parte, onde afirmamos o seguinte:

      Tratando dos motivos apresentados pela revista Ultimato para dispensar o Gondim:

      "A entrevista concedida pelo Ricardo Gondim para a revista Carta Capital onde o mesmo defende, de modo correto no nosso entender, os direitos civis dos homossexuais. Infelizmente, ainda existe uma enorme hipocrisia no meio evangélico em geral, quanto a esse assunto. Acabamos elegendo os homossexuais como se fossem os piores pecadores do planeta, enquanto que outros transgressores sexuais além de não serem sequer criticados ainda são acolhidos e apontados para os cargos mais elevados em várias denominações. Esse motivo não deveria ser usado contra o Sr. Ricardo Gondim e muito menos como motivo principal."

      Se você entender o que escrevemos verá que, apesar de discordarmos do Gondim na teologia, pensamos como ele quando se trata dos direitos civis dos homossexuais bem como de todos os cidadãos.

      Sugiro que leia nossos artigos com atenção, porque você irá perceber que chamamos Gondim de herege não por causa de suas posições como cidadão comum e sim, por causa de seus falsos ensinamentos como pretenso teólogo.

      Espero que esse esclarecimento traga paz a tua alma quanto a posição do Blog O Grande Diálogo e seus editores no que diz respeito aos direitos dos homossexuais e outras minorias, inclusive.

      Abraço,

      Irmão Alex.

      Excluir