terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Auto Estima Um Terrível Erro Contra as Escrituras.

A doutrina ou ensinamento que trata da chamada “auto estima” foi “inventada” por humanistas ateus, homens que abominam a idéia de Deus como Abraão Maslow e Carl Rogers. A mesma foi adotada e adaptada por diversos mestres cristãos, entre os quais podemos destacar o notório Dr. James Dobson. Como muitos outros falsos mestres, o Dr. Dobson valoriza em primeiro lugar a sua própria “auto estima”. Ele é o diretor de uma empresa sem fins lucrativos chamada “Focus on the Family”, mas é também dono de uma empresa que visa lucro. Ele usa o “ministério” para promover os produtos que visam lucro.

Para entender melhor como esse esquema funciona veja nosso artigo nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/entendendo-o-esquema-para-enriquecer.html

Mas no lado do falso ensinamento acerca da auto estima, o Dr. Dobson alega que a falta de auto estima é a responsável por inúmeros sintomas de desordens psiquiátricas, que vão muito além de qualquer outro sintoma que possa ser indicado.

Eu me lembro bem que estava começando meus anos de seminário quando a Editora Vida publicou o primeiro livro do Dr. Dobson em português. Se não me engano tinha o título de “Esconde-Esconde” – Hide and Seek no original. Nesse livro sua declarada intenção era: formular uma bem definida filosofia e abordagem à educação de crianças, que pudesse contribuir com o desenvolvimento de uma auto estima adequada da infância em diante.

Segundo o Dr. Dobson dizia naqueles dias: “Se eu puder escrever uma receita médica para as mulheres do mundo, eu procuraria suprir cada uma delas com uma dose saudável de auto estima e valor pessoal. Tal receita deveria ser tomada três vezes ao dia, até a cura total ser obtida. Eu não tenho dúvida que essa é a maior necessidade que elas têm”.

O Dr. Dobson crê piamente – especialmente porque a auto ajuda vende e vende muito – que “a falta de auto estima é uma grave ameaça a toda família humana e afeta as crianças, os adolescentes, os velhos, e isso em todos os níveis sócio econômicos, entre pessoas de todas as raças e culturas.

De forma ingênua ou criminosa – difícil de dizer – o Dr. Dobson afirma acreditar que a falta de auto estima é a única causa verdadeira para todos os males que enfrentamos no século XXI. Em suas palavras no seu um livro de 1986 – Confident, Healthy Families – Famílias Sadias e Confiantes – o Dr. Dobson afirma o seguinte: “Quanto mais distantes nos encontramos das chaves da auto estima, mais nós podemos perceber os Estados Unidos da América serem tomado por doenças mentais, neuroses, ódio, alcoolismo, abuso do uso de todos os tipos de drogas, violência e desordem social. Auto estima não é algo que as pessoas têm a liberdade de pegar ou largar. É algo que todos precisamos ter e quando está fora do nosso alcance, todos nós sofremos”.

Incrível que um indivíduo como esse, sem conhecimento teológico nenhum tenha seus livros publicados por tantas editoras cristãs, inclusive no Brasil.

Não Dr. Dobson, o problema dos males que assolam nossa sociedade não tem nada a ver com falta de auto estima. A Bíblia é bem clara nesse quesito: nossos males procedem dos nossos corações corrompidos como bem ensinou Jesus. Corações podres cheios de rebeldia contra nosso Deus e Criador: Marcos 7:21—23 -

21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,

22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

Ver também Salmo 531—3 –

1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem.

2 Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.

3 Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um.

Infelizmente, e em níveis diversos de comprometimento, nós vamos encontrar muitos outros autores estadunidenses que defendem essa mentira e heresia e que são publicados por editoras cristãs no Brasil. Entre esses nós vamos encontrar Larry Crabb, David Seamands e Garry Collins.

Além da Bíblia, o autor recomenda a leitura dos seguintes autores genuinamente cristãos:

• Dr. Jay Adams.

• Dr. Paul Tournier.

• Wayne Mack.

Recentemente esse blog publicou uma série de artigos baseados no verdadeiro amor de 1 Coríntios 13. Esses estudos poderão ser acessados através desses links:

Estudo 001 – http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-1-uma-exposicao.html


Estudo 002 – http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-2-uma-exposicao.html


Estudo 003 – http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-3-uma-exposicao.html

Estudo 004 - http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/12/1-corintios-13-parte-4-uma-exposicao.html


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário