sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Milagre Representado pelo Milho.




Uma vez esse escriba estava na Cidade do México quando foi surpreendido, na hora do jantar, por um pão azul que me foi servido. Não era um azul-esverdeado como de bolor. Era azul mesmo. Chamei o garçom e perguntei acerca daquela “tortilha” de coloração azulada. Ele estão me explicou que apenas em certos meses do ano eles conseguem milho da cor azul para fazer aquela tortilha especial. Independente da cor a mesma tinha o gosto de uma tortilha feita com grãos de milho amarelo.

De acordo com o Dicionário Aurélio Século XXI, o milho é uma erva da família das gramíneas. De acordo com a botânica o mesmo é reconhecido como um verdadeiro “milagre” da natureza. De acordo com a minha ipinião ele é um verdadeiro milagre diário que nos foi concedido por Deus como fonte de alimento.

Um “pé de milho” como dizemos, costuma produzir até duas espigas de milho, cada uma contendo entre 400 e 600 grãos. Se pensarmos que isso é fruto de apenas um grão que foi plantado e estivermos contando duas espigas com 500 grãos cada, então estamos falando de uma produção de 1000/1. Algo que podemos considerar realmente maravilhoso e digno de um Deus extraordinariamente sábio e poderoso. Mantendo essa proporção, o plantio de 1000 sementes de milho serão capazes de produzir 1 milhão de semente! Se repetirmos esse processo, para uma terceira geração, e plantarmos 1 Milhão de sementes as mesmas produzirão 1 bilhão de sementes em apenas três gerações.

É como eu costumava ensinar meus três filhos observando o pequeno pomar que tínhamos nos fundo de uma pequena chácara onde moramos por 7 anos. “Olhem” eu diz para eles apontando para as mexeriqueiras ou jabuticabeiras, “como a natureza é pródiga e produz com grande abundância”. Todas essa circunstâncias, nos ensinam como a provisão de Deus através de sua providência é realmente muito abundante. É a providência de Deus manifestada de forma tão clara na natureza, especialmente na cadeia alimentar, que nos beneficia com tudo o que necessitamos para nossa sobrevivência. Como escreveu Kenneth Pope em seu livro “Exposing Darwinism´s Weakest Link – Exibindo o elo mais fraco do Darwinismo – “Esse é o tremendo poder de reprodução do DNA, especialmente em plantas consideradas produtoras primárias que produzem, em geral, uma quantidade enorme de bio massa, para que todos possam ser alimentados – inclusive os seres humanos – para que possamos sobreviver. A palvra milho é de origem caribenha e quer dizer: “O sustento da vida”.

O milho é chamado de monóico, porque possui as flores dos dois sexos na mesma planta, os estigmas das espigas femininas são muito compridos, parecendo fios de cabelos. Os grãos ficam um do lado do outro, assim cobrindo toda a espiga. A polinização consiste na transferência do grão de pólen da antera da flor masculina ao estigma das flores femininas. A planta de milho, pela sua organização morfológica, impede que haja autofecundação, ou seja, a polinização de uma espiga por grãos de pólen da mesma planta. O grão de pólen de uma planta, normalmente através de agentes naturais, principalmente correntes aéreas, atinge a barba da espiga de outras plantas. Ocorre normalmente apenas cerca de 2% de autofecundação, razão pela qual se diz que o milho é tipicamente uma planta de polinização cruzada. Para que haja polinização, há necessidade que as flechas estejam soltando pólen e a receptividade das barbas seja coincidente com essa soltura de pólen. Esse é um esquema realmente surpreendente e exige uma planejamento e coordenações perfeitas, caso contrário a polinização não aconteceria e a respectiva produção não passaria, apenas, de uma grande ilusão. Normalmente as barbas ficam receptivas por vários dias, assim como a flecha também solta pólen por vários dias. Essa situação garante a polinização de todas as espigas e se algum fator estranho ocorrer, pode haver queda da produção devido a uma polinização deficiente.

Essa é mais uma das maravilhas da criação de Deus e como o Salmista, não nos cansamos de dizer:
Salmos 104:24:

Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

Que Deus abençoe a todos. Já comeu seu milho hoje? Risos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Notas.

Partes das informações contidas nesse artigo foram coletadas do link a seguir:

http://www.criareplantar.com.br/agricultura/lerTexto.php?categoria=46&id=670

Nenhum comentário:

Postar um comentário