segunda-feira, 7 de maio de 2012

SERMÃO PARA O DIA DAS MÃES 2012 - DEUS CRIOU A MULHER COM PROPÓSITOS ESPECÍFICOS


Resultado de imagem para mães e deus


TEXTO: Gênesis 1:27 e Muitos Outros 

Introdução

·       O Movimento Feminista teve seu início no século XIX e continua se estendendo até os dias de hoje em pleno século XXI.

·       O mesmo teve muitas influências, tanto positivas quanto negativas.

·       Para nós, como cristãos, as influências negativas estão concentradas no surgimento de uma atitude que têm levado muitas mulheres a abandonarem os papeis de esposas e mães para tentarem ser felizes foram daquilo para o que foram criadas por Deus.

·       Nos dias de hoje, muitas igrejas estão mergulhadas em uma grande confusão quanto ao papel da mulher tanto na igreja quanto no lar.

·       Nosso propósito hoje é reafirmar a verdade bíblica de que é somente na Bíblia que podemos encontrar a verdade acerca daquilo que Deus pretende que as mulheres sejam de fato, uma vez que Ele é o Criador tanto das mulheres como dos homens também.

O VERDADEIRO PROPÓSITO DE DEUS PARA AS MULHERES

I. A Mulher no Antigo Testamento.

·       A narrativa do Gênesis acerca da criação do home e da mulher está concentrada nos capítulos 1—2.

Ø  O capítulo 1 serve como uma grande manchete declarando que Deus criou, igualmente, tanto o homem quanto a mulher à imagem de Deus – ver Gênesis 1:27.

Ø  O capítulo 2 serve como o corpo da notícia contando maiores detalhes de como tal criação aconteceu:

v      Primeiro Deus criou o homem – ver Gênesis 2:7.

v        Mai adiante Deus reconheceu que o homem, precisava de ajuda e criou a mulher que foi chamada, especificamente, de עֵזֶר `ezer – cujo significado é: ajuda, socorro ou aquela que ajuda.

·       Então, a mulher foi criada porque o homem precisava de ajuda. Adão que não era bobo nem nada, quando viu a primeira mulher exultou com as seguintes palavras: Gênesis 2:23 – “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á אִשָּׁה ‘ishshah -  varoa, porquanto do אִישׁ - ‘iysh - varão foi tomada”.

·       Dessa maneira, a Bíblia começa falando da igualdade dos sexos. Mas ao mesmo tempo em que eles eram iguais diante de Deus, eles não eram nem idênticos, nem tinham as mesmas funções e responsabilidades. É difícil entender isso? Para alguns é impossível. Mas trata-se mais de uma questão de má vontade do que qualquer outro motivo.

·       Como vimos Deus criou o homem primeiro e a mulher depois com a missão de ajudar o pobre coitado, porque ele precisava de ajuda, muita ajuda. Nesse papel ou capacidade, apesar de ser igual a Adão, Eva tinha a responsabilidade de se submeter àquele de quem ela fora retirada.

·       Ser auxiliadora dessa forma não é nenhum demérito. O próprio Deus se declara ajudador do seu povo em:

Ø  Deuteronômio 33:7 - Isto é o que disse de Judá: Ouve, ó SENHOR, a voz de Judá e introduze-o no seu povo; com as tuas mãos, peleja por ele e sê tu ajuda contra os seus inimigos.

Ø  Salmos 33:22 - Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo.

  • Se o próprio Deus se define como auxiliador do seu povo, porque deveriam as mulheres ver motivo de ofensa no fato de que foram feitas para auxiliar os homens?

  • Quando a Bíblia fala de “auxiliar”, está falando em serviço. O próprio Senhor Jesus Cristo quando veio a esse mundo não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos: Marcos 10:45 – “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

  • Se o próprio Senhor Jesus Cristo veio para servir e não para ser servido, porque deveriam as mulheres achar falta ou ofensa no fato de que Deus as apontou para servirem como auxiliadoras para os homens?

  • Quando lemos o Antigo Testamento notamos as mulheres sempre muito ativas. Mas elas nunca:
Ø  Assumiram papéis de liderança de forma espontânea. O caso de Débora – que era juíza em Israel - narrado em Juízes 4 é uma exceção e não uma regra.

Ø  Apesar de existirem várias mulheres com o dom de profecia, nenhuma delas teve um ministério como os de Samuel, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel etc.

Ø  Nenhuma mulher desenvolvia atividades sacerdotais ou levíticas.

Ø  Nenhuma mulher escreveu qualquer dos sessenta e seis livros da Bíblia.

Ø  Em Isaías 3:12 mulheres são mencionada como governantes do povo, mas isso serve apenas para indicar o juízo de Deus sobre uma nação desobediente.

II. Jesus e a Mulheres.

  • Nos dias de Cristo as mulheres eram vistas das seguintes maneiras:
Ø  Os Judeus – Os judeus olhavam para as suas mulheres e filhas como objetos inferiores. De fato o judeu costumava agradecer a Deus TODOS OS DIAS pelo fato de não ter nascido uma “mulher” e sim, um homem! Pelas leis judaicas dos dias de Cristo – leis desenvolvidas pelos sábios judeus – a mulher não era considerada como uma pessoa e sim como um objeto. As mulheres não possuíam nenhum direito absolutamente. Esposas e filhas estavam à disposição de seus maridos e pais para dispor das mesmas como bem entendessem. Mulheres não eram aceitas como testemunhas nas cortes de justiça porque eram consideradas mentirosas contumazes.

Ø  Os Gregos – Os gregos desenvolveram uma espécie de cultura onde o companheirismo entre a esposa e seu marido era praticamente impossível. Eles queriam esposas, em primeiro lugar, apenas para procriar. Depois, eles esperavam que suas esposas cuidassem do lar e supervisionassem a educação dos filhos legítimos. Prazer e companheirismo eram buscados em outros lugares. A vida familiar foi praticamente extinta na Grécia e não existia nenhuma fidelidade nos relacionamentos.

Ø  No Império Romano as coisas eram piores ainda. A situação era trágica. Por todo o império se respirava uma atmosfera marcada pelo adultério e pela prostituição. O casamento, como instituição, estava caminhando para uma dissolução definitiva. Filhas e esposas estavam sob o controle absoluto de seus respectivos pais e maridos. Eram vistas e tratadas como objetos – algo móvel – e não possuíam nenhum direito diante da lei. Eram definidas pela lei como “incapacitadas” e sua condição era descrita como “imbecilitas”, de onde derivamos nossa palavra “imbecil”. 

  • Jesus foi um verdadeiro campeão da libertação das mulheres, das crianças e dos servos oprimidos dos Seus dias.

  • As mulheres eram bem recebidas e bem tratadas entre os discípulos de Jesus e muitas tinham uma participação ativa em vários aspectos do ministério do mestre.

  • O próprio Senhor aparece muitas vezes nas páginas dos evangelhos tratando as mulheres com cortesia e honra.

  • Foi a uma mulher, e ainda mais uma samaritana, que Jesus revelou, pela primeira vez, quem Ele de fato era: o Messias prometido por Deus, o Salvador da Humanidade – ver João 4:19—26 –
19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
Jesus também ensinou a Marta, irmã de Maria, que as coisas que edificam nossas vidas – leitura da Bíblia, Escola Dominical, Oração, Cultos etc. – são mais importantes que qualquer outras atividades que uma mulher pode executar – ver Lucas 10:38—42 –

38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
  • Jesus até mesmo permitiu que um pequeno grupo de mulheres viajassem com ele e seus discípulos – ver Lucas 8:1—3 –
1  Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,
2  e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
3  e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.
Depois de sua ressurreição Jesus se manifestou pela primeira vez para uma mulher: Maria Madalena – ver João 20:1—11 conforme já mencionamos em nosso sermão da ressurreição de 2012.

III. As Mulheres Nas Epístolas.

  • Existem muitas passagens nas epístolas que tratam do posição da mulher, mas eu quero destacar apenas duas:
Ø  Gálatas 3:28 - Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Ø  Efésios 5:21—27 –

21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
III. As Mulheres Nas Famílias.

  • Conforme vimos acima, maridos e esposas devem submissão mútua. Todavia existem quatro passagem na Bíblia que insistem na submissão das esposas a seus maridos. Essas passagens são:
Ø  Efésios 5:22 - As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.

Ø  Colossenses 3:18 - Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.

Ø  Tito 2:5 - A serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

Ø  1 Pedro 3:1 - Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa.

    • A submissão voluntária da mulher como ensinada na Bíblia é uma expressão de amor para com Deus e manifesta um desejo expresso de seguir aquilo que Deus tem projetado para as mulheres em Sua Palavra.

    • Já o marido é chamado para amar sua esposa nos mesmos moldes que Cristo fez: de forma sacrificial desejando fazer-lhe apenas o bem. Nunca maltratá-la, nunca abusar dela seja verbal ou fisicamente, nunca ignorá-la, nunca depreciá-la. Pelo contrário, o homem deve amar e cuidar de sua esposa do mesmo jeito que ama e cuida do seu próprio corpo – Efésios 5:28 – “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama”.

    • De acordo com a Bíblia a prioridade das mulheres deve ser com seu esposo e filhos – com o lar – e não com a carreira profissional.
    IV. As Mulheres e a Igreja de Deus.

    • As mulheres sempre tiveram papeis importantes na Igreja de Deus, mas nunca exerceram a liderança. Vejamos alguns exemplos:
    Ø    Atos 1:14 -  Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

    Ø    Atos 9:36  - Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.

    Ø    Atos 16:14 - Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.

    Ø    Atos 17:4 - Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres.

    Ø    Atos 17:12 - Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.

    Ø    Atos 18:2 - Lá, encontrou certo judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.

    Ø    Atos 18:26 -  Ele – Apolo - pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.

    Ø    Romanos 16:1 - Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia.

    Ø    2 Timóteo 1:5 - pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.

    • Apesar de Paulo respeitar muito as mulheres e trabalhar junto com muitas delas, ele nunca orientou nenhuma igreja a eleger uma delas como presbítera, bispa ou pastora. As mulheres do Novo Testamento estavam excluídas do exercício de liderança sobre os homens nas igrejas locais. É opinião desse autor que podemos e devemos discutir de forma mais aprofundada todas essas questões.
     Conclusão.

    1. Homem e mulher são iguais diante de Deus. Ambos foram criados à imagem e semelhança de Deus.

    2. Sem tornar um inferior ao outro, Deus chama homens e mulheres para cumprir os devidos papéis, que foram especificamente, designados pelo próprio criador.

    3. O modelo que Deus deseja que seja seguido pelos seres humanos pode ser encontrado e é ilustrado pela própria trindade. Nela temos um único Deus manifestado em três pessoas distintas: o Pai, o Verbo que se encarnou como Filho e o Espírito Santo. Os três são Deus, são co iguais, co existentes etc. Mesmo assim, o Filho veio a esse mundo fazer a vontade do Pai:

    • João 4:34  Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

    • João 5:30  Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

    ·          João 6:38  Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

    ·          João 6:39  E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

    Por sua vez, o Espírito Santo não veio fazer Sua vontade nem agir de modo a chamar atenção para si mesmo, mas ele veio para glorificar o Senhor Jesus Cristo:

      • João 14:17  o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

      • João 14:26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

      • João 15:26  Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim.

      • João 16:13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
      Note que em nenhuma dessas circunstâncias nenhum membro da Trindade se sente inferiorizado. Portanto, não existe nenhum motivo para as mulheres se sentirem inferiorizadas em assumirem o papel designado pelo próprio Deus para elas: cuidar de seus maridos, dos filhos e do seu lar – Comparar com 1 Coríntios 11:3.

      4. Quando cumprem o desígnio de Deus, as mulheres são capazes de realizarem plenamente o potencial que possuem, porque estão dispostas a seguir o plano do Criador para suas vidas.

      5. Somente através da obediência a Deus e Seus propósitos as mulheres serão capazes de trazer glória ao nome de Deus na mais ampla dimensão.




      Que Deus abençoe a todos.

      Alexandros Meimaridis

      PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

      Desde já agradecemos a todos.

      Um comentário:

      1. Muito bom e esclarecedor. Sou mulher, filha de um Pastor Batista,criada na Igreja cooperando em muitas atividades,com curso de teologia, gosto de pregar o evangelho e sempre que convidada prego nas Igrejas,pois como Jesus mesmo disse: Ide por todo o mundo...mas sou contra e jamais seria Pastora. A Igreja é a noiva de Cristo que está se preparando para as bodas com o Cordeiro de Deus. O Pastor é o representante de Cristo,que é o Sumo-Pastor,portanto essa noiva não poderia ter uma cabeça feminina. Questão de princípio, que no dizer do próprio Cristo não era assim.

        ResponderExcluir