domingo, 24 de junho de 2012

BIBLIOTECA BRITÂNICA COMPRA CÓPIA ANTIGA DO EVANGELHO DE JOÃO


Resultado de imagem para Evangelho de Saint Cuthbert

De acordo com notícia publicada pela Associated Press em 16 de Abril de 2012 — texto original poderá ser acessado aqui:


a Biblioteca Britânica adquiriu um manuscrito do Evangelho de João do século VII d.C. conhecido como o “Evangelho de Saint Cuthbert”, por 14.3 milhões de dólares.

O evangelho é do tamanho da palma de uma mão humana e está encadernado com couro vermelho. O mesmo é considerado o livro europeu mais antigo que existe completamente íntegro. O mesmo foi encontrado dentro do caixão de Cuthbert – falecido em 687 d.C – quando o caixão foi aberto no ano 1104 d.C., depois de ter sido trazido para o continente europeu vindo da ilha de Lindisfarne, para evitar que fosse roubado por piratas vikings.

O Evangelho estará disponível para ser visto pelos frequentadores da Biblioteca a partir do próximo ano. A Biblioteca britânica já hospeda outro documento, esse do século VIII a.C., conhecido como “Os Evangelhos de Lindisfarne” que representam os manuscritos mais antigos que existem na língua inglesa. Nesses Evangelhos pode-se ver o texto em inglês escrito sobre o texto em latim.

Pelo seu tamanho — 10 X 12,5 cm — o Evangelho de João de Cuthbert se parece com um exemplar típico usado por evangelistas, que é muito diferente das Bíblias ornamentadas da Igreja Romana fabricadas na mesma época. O Evangelho foi produzido com a intenção de ser lido e levado ao redor para ser usado em pregações, ao contrário das pesadas Bíblias romanas que serviam apenas para serem veneradas dentro de sua igrejas.

Bíblia Latinas e Bíblias em inglês baseadas no texto em Latim eram usadas na Inglaterra até que Guilherme Tyndale publicou seu Novo Testamento traduzido do grego em 1525. A Primeira Bíblia produzida em inglês foi traduzida por João Wycliffe do latim em 1380, e repete os muitos erros textuais que encontramos no original latino.

O Novo Testamento em grego, ao contrário do que afirmam os críticos é o documento da Antiguidade que possui a melhor autenticação. Existem mais de 10.000 manuscritos — com o Novo Testamento completo ou partes — que atestam a antiguidade do mesmo, começando com papiros do segundo e até mesmo do primeiro século a.C.

Apenas para comparação, outros documentos da antiguidade estão amparados em verdadeiros fiapos de evidência. Um caso nessa situação são os poemas épicos “A Ilíada e A Odisséia” atribuídos ao poeta grego Homero, cuja única cópia mais antiga data do século XIII d.C.

Realmente não entendemos como pessoas podem afirmar que o Novo testamento não é confiável com tamanha quantidade de evidências tão antigas a seu favor. Mas para nós como crentes permanecem as seguintes palavras que encontramos na própria Bíblia:

Salmos 119:89 

Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.

2 Timóteo 3:16—17

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

2 Pedro 1:16—21

16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade,

17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.

19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,

20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;

21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário