sábado, 2 de junho de 2012

EU ACEITEI O DESAFIO DO SILAS MALAFAIA


Conforme prometeu ou ameaçou em programa anterior, o que pode ser visto seguindo esse link:


o falso pastor, falso profeta e falso mestre Silas Malafaia reproduziu durante a transmissão de seu programa do dia 2 de Junho de 2012, uma pregação feita antes da transformação causada pela série de cirurgias plásticas que lhe arrancaram as pintas e reimplantaram sua linha de cabelos, sanando sua cômica calvície.

Desde o momento em que ouvimos falar do tal desafio, foi nosso propósito dar uma resposta a altura, algo que não seria muito difícil, tamanha a quantidade de bobagens que ele está acostumado a falar. Infelizmente, como a Rede TV não pega aqui no meu interior, eu tive que esperar o programa ir ao ar em um dos sites do próprio Silas Malafia. Por isso a demora em responder. Peço que me desculpem e leiam o artigo até o fim e comparem o que o Silas ensinou – em vermelho – com o que, realmente a Bíblia ensina – em preto
.
Junto com um grupo, relativamente grande de outros cristãos sinceros, tenho me empenhado em expor a realidade acerca desse senhor, que é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Portanto hoje não será diferente e pretendo analisar todo o programa – da abertura até o lamentável apelo de “esse programa não pode parar”. Pode sim, deve parar, pois está ensinando falsas doutrinas e todos os que contribuem com o mesmo terão que responder pela propagação de falsas doutrinas diante de Deus. 

Como não conheço pessoalmente nenhum dos outros blogueiros ou administradores de sites a quem o sr. malafadonho insiste em chamar de turma, bandidos travestidos de evangélicos, críticos de meia tigela, caras que não sabem nem “cumé de culé”, invejosos e caluniadores, estarei falando apenas por mim mesmo. Mas tenho certeza que maioria desses nossos irmãos critica o Silas com facilidade porque ele é superficial, vulgar e vazio de conteúdo sério. Não tenho dúvidas que entre essa “turma” existem muitos mestre e até mesmo doutores que poderão, se quiserem fazer “picadinho” do Silas e do seu ridículo desafio. Homens e mulheres bem mais capazes do que eu. Todavia, nesse instante eu pretendo falar apenas por mim mesmo. Bem vamos ao tão esperado desafio.

I. O programa teve sei início regular, mas logo de cara fez um anúncio mentiroso dizendo que em Junho a Central Gospel fará o maior lançamento do ano. É mesmo? Na opinião de quem? É um livro de teologia, mas precisamos perguntar quem leu esse livro e o comparou com milhares de outras obras disponíveis para que o mesmo seja anunciado como a “melhor obra em sua categoria”? Fala sério, meu.

II. Em seguida o Mala Filho apareceu e entre as bobagens que falou destacamos essa pérola: “Queremos profetizar vitória em Cristo para você”. Quando ouço esses patetas eu tenho vontade de chorar devido à enorme e inatingível ignorância em que se encontram. São pessoas, como costumo dizer, que até hoje não entenderem a mensagem da Bíblia, especialmente do Novo Testamento, nem aquilo que Jesus veio fazer. Porque preciso que alguém profetize vitória em Cristo em minha vida se a bíblia me diz com todas as letras o seguinte:

Romanos 8:37  

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Ora, eu já sou mais que vencedor! Portanto não preciso regredir ao nível de “vencedor”. Fala sério, Mala Filho.

A seguir, de forma exuberante e muito bem vestido, diga-se de passagem, o Mala Filho repetiu o desafio cheio de confiança. Pena, para ele, que o caráter de um homem não seja medido pelas roupas que veste.

III. A seguir veio outra mentira junto com o anúncio do 16º Congresso “Fogo para o Brasil”. Alguém aí pode fazer o favor de chamar os bombeiros? Na propaganda ouve-se uma voz dizendo: “Deus tem uma nova unção para você!” E aqui eu preciso perguntar: o que há de errado com unção que Deus nos deu, de forma definitiva, conforme podemos ler em:

2 Coríntios 1:21-22 –

21 Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus,

22 o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.

A expressão grega χρίσαςkrísas – ungiu é um particípio aoristo e indica que a ação foi feita no passado e seus efeitos continuam até hoje. Portanto não precisamos de nenhuma nova unção. Mas o Silas Malafaia precisa vender seus pacotes para o congresso prometendo algo que Deus não irá fazer, porque já fez, de modo completo e definitivo em Cristo. Além de nos ungir com Seu ESPÍRITO SANTO, Deus também nos selou com Seu ESPÍRITO SANTO, e nos deu Seu ESPÍRITO SANTO COMO penhor ou garantia. Quando conhecemos o que a Bíblia diz, de fato, a estupidez desse pessoal fica evidente e a intenção malévola denunciada por Pedro fica completamente exposta: 

2 Pedro 3:2

Também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

Depois de mais algumas propagandas entra em cena o Silas.
Antes de prosseguir quero advertir os leitores que a simples citação de versos bíblicos ou a leitura dos mesmos diretamente da Bíblia não representam em nenhuma hipótese, algo que seja sinônimo de pregar a verdadeira Palavra de Deus em toda sua pureza e força. Veja o que a Bíblia diz em

2 Coríntios 11:13-15.

13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

IV. Como estava dizendo o Silas surge com seu novo visual e anuncia que chegou o dia do desafio. Depois faz uma ou outra ameaça aos seus críticos dizendo que os mesmos não devem deturpar a Palavra de Deus. Como acabamos de deixar provado acima, quem está acostumado a deturpar a Palavra de Deus é o próprio Silas e seu filho aprendiz.

Silas anuncia que irá apresentar uma Mensagem chamada de “Uma Vida de Prosperidade”, mas advinha? Certo, ele está mentindo. Antes de iniciar a tal mensagem ele pede para os telespectadores o acompanharem até o final, pois no final ele terá outra mensagem especial para todos.

V. Quando a mensagem começa, não temos como disfarçar nossas risadas porque o Silas que aparece é o “velho” Silas com suas pintas e sua calvície cômica. Visando impressionar os espectadores o Silas fala que eles estão ocupando o Espaço HSBC que senta 18.000 pessoas, mas durante a transmissão fica evidente que o espaço estava longe de estar lotado. Além disso, ele anuncia que o programa está sendo transmitido ao vivo, via uma empresa de telecomunicações, para uma série de locais. I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E.

VI. Silas, como seu filhote já tinha feito no começo do programa, fala que seu desejo é Vitória em Cristo para todos. Pergunto: prá que? Se o leitor for inteligente irá se lembrar da nossa citação de Romanos 8:37 lá no início. Aquela que diz que em Cristo nós já somos mais que vencedores!

VII. Daí o Silas volta a repetir seu malhado jargão: Duvidar, Criticar e Determinar. E é exatamente isso que estamos fazendo aqui, a pedido do próprio Silas e aceitando o desafio que nos fez.

VIII. Antes de introduzir sua mensagem “bíblica” o Silas diz que o assunto “Teologia da Prosperidade” desaperta:
·       Preconceitos por parte de Cristãos.

·       Medo em pastores de pregar sobre o assunto.

·       A ação do Diabo para neutralizar a ação dos crentes acerca do assunto.

·       Bravatas emocionais, argumentos filosóficos e pouca Bíblia.

IX. O texto que o Silas escolhe para sua pregação em defesa da Teologia da Prosperidade é 2 Coríntios capítulos 8 e 9, mas especialmente os 15 primeiros versos de 2 Coríntios 9. Aqui, logo de cara, detectamos sua abominável fraude: em nenhum instante o Silas Malafaia informa seus ouvintes o verdadeiro motivo porque Paulo escreveu aqueles dois capítulos. Qual é o tema desses capítulos? O Silas não diz e nem pode, porque ele tem uma agenda para cumprir, usando a Bíblia como disfarce. Por mais que esperneie e diga que está usando a Bíblia, ele usa a Bíblia apenas como um pretexto para fazer suas ridículas afirmações. Para que o leitor não se perca – basta ler os dois capítulos para confirmar o que estamos dizendo – o tema desses dois capítulos é a coleta de ofertas, ESPECIFICAMENTE, para ajudar os pobres, especialmente os pobres da igreja em Jerusalém. Portanto, meu caro leitor, qualquer coisa que venha a ser dita sobre esses capítulos estará, obrigatoriamente, sujeito ao seu tema principal. Isso é o que dizem as boas regras de interpretação. E é exatamente isso que nós pretendemos fazer. Quanto ao Silas, bem ele...

X. Depois de anunciar o título – nada a ver com o texto que pretende usar – de sua mensagem “Uma Vida de Prosperidade”, o Silas pergunta quantos dos que estão ali desejam ter uma vida de prosperidade? – i.e., ter prosperidade financeira, riquezas, etc. A resposta nós já sabemos. Mas precisamos nos perguntar: o desejo das pessoas de serem prósperas materialmente prova alguma coisa? Prova sim, que são gananciosas e que se encontram sobre a severa condenação de Deus. Considere, por favor, as seguintes passagens:

Lucas 12:15-32

15 Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.

17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?

18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.

19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.

20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

22 A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

23 Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.

24  Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!

25 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

26 Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

27  Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

28 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!

29 Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.

30 Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.

31 Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

32 Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

1 Timóteo 6:3-10

3 Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,

4 é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,

5 altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.

7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

1 Timóteo 6:17-19

17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;

18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.

XI. Em seguida Silas repete seu jargão – duvidar, criticar e determinar. Fazendo isso, nos fomos capazes de observar duas coisas durante sua pregação:

·        Abundantes erros de interpretação, como iremos demonstrar.

·       Uma ignorância e falta de conhecimento, tanto bíblico quanto das ciências bíblicas que nos deixou, sinceramente chocados, e reforçou nossa convicção que estamos, apenas, diante de um enganador profissional.

 XII. Silas, então inicia sua fala dizendo: Vou falar à luz da Bíblia 3 coisas sobre PROSPERIDADE. A seguir ele alista os itens que pretende tratar em sua mensagem. Devemos relembrar o leitor que tais títulos não têm nada a ver com o verdadeiro tema da passagem. São invencionices de uma mente patética e doentia que não entende sequer o que está lendo na Bíblia. Os títulos são os seguintes:

·       O que é Oferta?

·       Características do Verdadeiro Ofertante.

·       Resultados na Vida do Ofertante.

Note caro leitor que em nenhum dos títulos ele menciona o verdadeiro conteúdo dos capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios que é, vamos repetir, para sua própria segurança o seguinte: o tema desses dois capítulos é a coleta de ofertas, ESPECIFICAMENTE, para ajudar os pobres, especialmente os pobres da igreja em Jerusalém.

Como o leitor poderá, facilmente notar, Silas não pretende pregar o quê a Bíblia diz e sim, apenas usá-la para propagar suas falsas doutrina.

XIII. Silas inicia sua “exposição” ou devemos dizer sua deturpação do texto bíblico, pelo seu primeiro tópico: O Que Oferta?

A. Antes de tudo Silas procurar transmitir confiança aos seus ouvintes dizendo que aqueles que o criticam não sabem nada e nem entendem nada de Bíblia. Será mesmo? Ou o contrário é que é verdade? Vejamos.
Silas inicia dizendo que a primeira definição do que é oferta poder ser encontrada em 2 coríntios 9:4 na frase que diz “firme fundamento de glória”. O Silas ainda usa uma versão da Bíblia jurássica – Almeida Revista e Corrigida – e, por não conhecer nada da língua original, conclui o seguinte em cima da frase “firme fundamento de glória”: Como o texto – no sentido de contexto - fala de oferta, então podemos afirmar que: a oferta possui um sólido fundamento no mundo espiritual. Mas o que o Silas não percebe é que a palavra “glória” aqui nesse texto não guarda relação com o mundo espiritual. Aqui podemos afirmar três coisas acerca da afirmação mentirosa do Silas, que provaremos logo em seguida:

·       Primeiro a palavra “glória” não consta dos melhores manuscritos gregos e, por esse motivo a mesma tem sido deixada de fora por versões mais modernas como a Almeida Revista e Atualizada e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. É um ato de verdadeira temeridade ensinar doutrina em cima de palavras que não estão nos originais e que muitas vezes foram supridas pelos tradutores por excesso de zelo ou vontade de ajudar os leitores a entenderem melhor o que está escrito na língua original.

·       A firmação do Silas não passa de puro neo gnosticismo como ensinado por E. W. Kenyon e no Brasil, especialmente, pelo neo gnóstico Kenneth Hagin e seu clones. Essa mesma mentira também foi ensinada aos pagãos através do estrondoso sucesso do livro “O Segredo” de 2006 com sua famigerada “lei da Atração”. A sutil mentira do Silas e companhia bela é fazer seus ouvintes acreditarem que a Bíblia ensina que: “Eu posso manipular o mundo espiritual a partir das minhas ações aqui nesse mundo”. É isso que o Silas acredita e deseja também nos fazer acreditar ao usar a frase bíblica: “firme fundamento de glória” e logo depois afirmar: “a oferta possui um sólido fundamento no mundo espiritual”.

·       Em terceiro lugar temos que informar tanto o sr. Silas quanto seus telespectadores e fãs que o verso de 2 Coríntios 9:4 não trata da oferta, em si mesma, e sim dos ofertantes. Portanto, seu argumento não é válido, além de ser mentiroso.

Bem, vamos às provas dos graves erros doutrinários cometidos pelos Silas, pela Bíblia, como ele mesmo pediu.

1. O texto grego de 2 Coríntios 9:4 diz o seguinte:

4 μή πως ἐὰν ἔλθωσιν σὺν ἐμοὶ Μακεδόνες καὶ εὕρωσιν ὑμᾶς ἀπαρασκευάστους καταισχυνθῶμεν ἡμεῖς, ἵνα μὴ λέγω ὑμεῖς, ἐν τῇ ὑποστάσει ταύτῃ.

Caso o leitor saiba grego, poderá constatar que a expressão grega καυχησις – kauchesis – ato de gloriar-se, não aparece no texto grego. Todavia, a mesma aparece na Almeida Revista e Corrigida porque essa tradução é muito antiga e ainda não reflete todas as descobertas dos últimos cem anos na área da ciência que chamamos de “Crítica Textual”. 

2. A versão usada pelo Mala, Almeida, Revista e Corrigida diz: “a fim de, se acaso os macedônios vierem comigo e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos, vós) deste firme fundamento de glória.

3. A versão de Almeida Revista e Atualizada, que está baseada em manuscritos descobertos depois do material usado originalmente por João Ferreira de Almeida, já reflete a ausência da expressão “glória”, pois diz: “para que, caso alguns macedônios forem comigo e vos encontrem desapercebidos, não fiquemos nós envergonhados (para não dizer, vós) quanto a esta confiança.”

4. A versão NTLH, que se aproveita de descobertas ainda mais recentes diz: “Porém, se alguns irmãos da Macedônia forem comigo e não os encontrarem preparados, isso vai ser uma vergonha para nós, que tivemos tanta confiança em vocês. E sem falar na vergonha que vocês mesmos vão sentir.”

5. Em defesa da versão de Almeida Revista e Corrigida é importante dizermos o seguinte: existem uns poucos manuscritos antigos onde a expressão grega καυχησις – kauchesis – ato de gloriar-se – aparece. Não temos dúvidas que a inclusão dessa palavra nesse contexto, trata-se apenas de uma assimilação daquilo que está afirmado em 2 Coríntios 11:17. A existência desses manuscritos faz com que uma leitura alternativa seja oferecida os leitores do Novo Testamento Grego no aparato crítico do mesmo. Mas, como o texto só pode ter uma leitura e não duas, os editores entenderam que os manuscritos a favor  ὑποστάσει - upostásei - confidência, forte confiança, segurança tinha mais peso do que καυχησις – kauchesis – ato de gloriar-se. Daí a primeira expressão constar no texto oficial do Novo Testamento Grego Publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas e a segunda ser apenas citada no aparato crítico, como uma leitura alternativa.

6. Independente da questão crítico-textual, a afirmação do Silas continua mentirosa, porque nós não podemos fazer nada aqui, que cause qualquer resposta no além, senão unicamente orar. Ofertar não causa absolutamente nada a nosso favor no além, que não irá nos devolver a oferta que fizemos multiplicada, como pretende o Silas e seus amiguinhos neo gnósticos, por mais que insistam nessa mentirosa tolice
.
7. O texto Bíblico de 2 Coríntios 9:4, é óbvio, não tem como seu centro a “oferta”, como o Silas falsamente ensina, e sim, os próprios coríntios que deveriam fazer a oferta. A confiança (ARA e NTLH) ou fundamento (ARC) tem a ver com o projeto de fazer uma coleta entre os coríntios e são esses mesmo indivíduos que são o centro do que o verso afirma. 
 
8. Concordamos com o Silas de que o assunto “oferta” é um assunto espiritual, de Deus e que está na Bíblia, mas não é o caso central desse versículo. É o Silas, com sua ignorância e invencionices que consegue fazer a “oferta” tronar-se o centro desse verso e assumir uma importância que tem poder para afetar até mesmo o mundo do além. Só mesmo na cabeça de alguém muito ignorante e muito arrogante quanto à sua própria compreensão da Bíblia.

B. Silas prossegue: O Que è Oferta? Veja 2 Coríntios 9:5 onde diz: “a vossa bênção”. A partir desse pedaço de versículo o Silas conclui que a Oferta é bênção. E o que benção, ele pergunta? E responde dizendo: Benção é favor divino e meio de felicidade para você RECEBER. Mas quanta tolice num espaço tão curto de tempo. Aqui, novamente o Silas é vítima da tradução desatualizada que usa e paga um alto preço por desconhecer o que o texto realmente diz.

1. A versão do Silas lê em 2 Coríntios 9:5 o seguinte: “Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que, primeiro, fossem ter convosco e preparassem de antemão a vossa bênção já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção e não como avareza.

2. A ARA por sua vez diz: “Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza”.

3. E a NTLH diz: “Por isso achei que era preciso pedir aos irmãos que fossem antes de mim para preparar a oferta que vocês prometeram. E assim, quando eu chegar aí, ela já estará pronta, e todos ficarão sabendo que vocês deram ofertas porque quiseram e não porque foram obrigados”
.
4. A palavra grega traduzida por “bênção” na Bíblia usada pelo Mala, no original é εὐλογίανeulogían – cujo amplo significado representa:louvor, enaltecimento, gratidão: de Cristo ou Deus.
5. Assim temos que, de acordo com o Silas: a oferta é benção para o ofertante. Mas para a Bíblia a oferta é bênção para quem recebe e reage louvando, enaltecendo, e agradecendo Deus e Cristo. O verso não tem nada a ver comigo como indivíduo e sim com aqueles que recebem minha oferta e se voltam com gratidão para Deus. Aqui não há nada para eu RECEBER e sim para eu CONTRIBUIR. Muito diferente do falso ensinamento do sr. Silas.

6. Silas diz: “Eu não estou conjecturando, eu estou falando na Bíblia”. Falando mentira é claro, como pode ser facilmente percebido pelos argumentos apresentados acima.

7. Ai, para parecer que é alguma coisa, não passando de um absoluto manezão, o Silas ataca seus críticos dizendo: “Meus críticos são gente que não sabe nada”. Mas eu, particularmente, acho que está ficando muito claro quem realmente sabe e quem não, e quem ensina mentiras usando a Bíblia como desculpa.

C. Silas prossegue citando 2 Coríntios 9:10: O Que É Oferta? E responde: oferta é semente que Deus dá. Silas cita a parte do verso 10 que diz: “aquele que dá a semente ao que semeia” Ora, o próprio Silas admite que Deus além de nos dar sementes, nos dá juntamente com as sementes, todas as outras coisas citando 1 Crônicas 29:14 e Salmos 104:27.  Isso está de pleno acordo com a idéia de Paulo, emprestada de Isaías 55:10, que diz: “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come”.

1. Mas para torcer a palavra que acabou de proferir e tentar enfiar garganta abaixo de todo mundo que o ser humano tem alguma participação nisso tudo, o Mala cita 2 Coríntios 8:12. Desse verso ele retira a expressão: “se há prontidão de vontade”. Num passe de mágica a oferta, que é uma dádiva que Deus nos concede, se torna em objeto da nossa vontade. Com isso, sem perceber a inconsistência, o Silas anula o que disse antes que: “você só pode dar o que Deus te dá”. Ora meu caro leitor, se eu só posso ofertar o que Deus me dá, de que cartola esse senhor neo gnóstico tira a idéia de que a oferta que o próprio Deus me deu para ofertar, obriga Deus a me abençoar por causa da mesma. Quanta besteira. Não faz nem sentido. O cara de pau devia ter pelo menos um pouco de pudor e evitar tais contradições tão evidentes. Mas falaremos mais acerca disso mais adiante. Só para o leitor não esquecer: Deus nos dá o que ofertar juntamente com todas as outras coisas. Isso é o que a Bíblia ensina e o que está afirmado em 2 Coríntios 9:10.

D. Mas o Silas continua: O que é Oferta? Agora ele dirige nossa atenção para 2 Coríntios 9:12 na ARC que diz: “Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus”. Desse verso ele pinça a expressão “administração desse serviço” e conclui o seguinte: a oferta é um serviço para Deus. Leia o texto acima e veja se de alguma forma Paulo está dizendo o que o Silas afirma que o apóstolo Paulo está dizendo. Tire suas próprias conclusões. Mas ainda tem mais. Para confirmar que nossa oferta é um serviço que prestamos o Senhor ele emenda, sem nenhuma lógica 1 Coríntios 15:58 que diz: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” Pronto a maracutaia está feita. De acordo com o Silas: “nossa oferta é um serviço que prestamos ao Senhor e no Senhor nosso serviço nunca é em vão, ou seja, ele sempre traz uma recompensa”. Desse jeito haja prosperidade. Nuca há de faltar.

1. Mas o que o verso diz realmente? Veja a leitura da ARA: “Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus”.

2. A NTLH diz: “Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus”.

3. Então o que a Bíblia realmente ensina nesse verso? Nossa oferta ou assistência é um serviço que prestamos aos santos em necessidade. E com isso as três versões – ARC, ARA e NTLH - concordam completamente. Apenas o sr. Silas, que tem uma agenda mentirosa afirma, da forma mais descarada possível, que: “oferta é um serviço que prestamos a Deus”. Pergunto: quem é o mentiroso aqui? E quem é o pai da mentira? Tire o leitor suas próprias implicações do que acabamos de falar.

4. Ora meus irmãos se a oferta for, de alguma maneira, um serviço que prestamos a Deus, então Deus se torna nosso devedor. Mas já vimos que isso não é possível no item anterior, uma vez que tudo o que temos, recebemos das mãos do Senhor. Veja o que Paulo diz em Romanos 4:4, mesmo na antiquada ARC: “Romanos 4:4 - Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida”. Ou seja, se nossa oferta é um serviços para Deus, Deus precisa nos pagar pelo serviço executado, de fato, ele está obrigado a fazer isso de acordo com o Silas, pois, logo em seguida ele cita Jeremias 21:14 falando que o verso diz: “O SENHOR recompensará a cada um segundo o fruto das suas obras”. Primeiro devemos dizer que o texto de Jeremias 21:14 mesmo na antiquada ARC não concorda com a firmação do Silas, pois diz: “Castigar-vos-ei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR; acenderei fogo na cidade, qual bosque, o qual devorará todos os seus arredores.” Mas digamos que, apenas porque queremos disputar suas idéias o verso dissesse o que o Silas afirma, o que isso prova com relação a ofertar e ser recompensado por Deus? Nada. Absolutamente nada. O sr. Silas está redondamente enganado quando acha que podemos negociar bênçãos com Deus, como ele irá declarar mais adiante com todas as letras. O que o Mala faz aqui é traçar um paralelo forçado entre “oferta” e “serviço” para justificar nossas doações como um modo de manipularmos Deus – neo gnosticismo – de tal modo que o Senhor nos coroe de bênçãos. Se tivermos que comprar as bênçãos de Deus, nem todo o dinheiro do mundo bastaria para pagar o ar que respiramos em 5 segundo. Quanta bobagem, quanta falta de bom senso! 

5. Mas de acordo com o Mala: o trabalho que você faz para Deus obriga Deus a te recompensar. Se Deus, em qualquer momento, estiver obrigado a alguma coisa ele já deixou de ser Deus faz tempo.
XIV. Características do Verdadeiro Ofertante.

Silas insiste: Eu estou te ensinando e te mostrando pela Bíblia. É evidente que se trata de uma frase de efeito. E mentirosa, como sempre. Até aí nenhuma novidade.

Silas também insiste em dizer que suas afirmações são equiparáveis ao ensino da própria Palavra de Deus. Ele ameaça: se você se recusar a receber essa palavra você não está crendo na Bíblia. Mas e o jargão? Duvidar, criticar e determinar? Não posso aplicá-lo sobre o próprio inventor? Quanta arrogância.

A questão agora muda um pouco de foco, pois o instável Silas nos diz que: “a questão aqui não é dar oferta e sim como você dá a oferta”. Ainda nenhuma palavra acerca do verdadeiro tema de 2 Coríntios 8-9. Continuamos navegando ao sabor das idiotices desse senhor.

A. Silas inicia citando 2 Coríntios 9:2 que diz na ARC: “Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós, para com os macedônios, que a Acaia está pronta desde o ano passado, e o vosso zelo tem estimulado muitos”. Desse verso Silas cita uma pequena porção que é: “a prontidão do vosso ânimo”. Em cima disso Silas diz que a oferta tem que vir da alma, de dentro da pessoa, por causa da palavra “ânimo” que ele encontra no texto. Silas, Silas, como você é burro. Vai estudar um pouco mais o Novo Testamento e depois venha a público pregar algo que seja verdadeiro.

1. Em primeiro lugar devemos dizer que expressão “ânimo” não está no original grego. Por esse motivo é uma verdadeira temeridade fazer afirmações em cima de palavras que foram “supridas” pelos tradutores para o benefício da compreensão dos leitores apenas, e não para se desenvolver nenhuma doutrina em cima delas. Silas, Silas, tome cuidado, pois o idioma grego poderá te devorar. O texto grego para os que entendem diz:

οἶδα γὰρ τὴν προθυμίαν ὑμῶν ἣν ὑπὲρ ὑμῶν καυχῶμαι Μακεδόσιν, ὅτι Ἀχαΐα παρεσκεύασται ἀπὸ πέρυσι, καὶ τὸ ὑμῶν ζῆλος ἠρέθισεν τοὺς πλείονας

Então de onde os tradutores tiraram a palavra “ânimo” se ela não existe no original, nem mesmo em leitura alternativas? Fácil, eles pegaram a palavra grega προθυμίανprothumían – cujo significado é zelo, vida ou entusiasmo e colocaram os dois sentidos dessa única palavra – prontidão e ânimo – para ajudar o leitor entender. Mas a palavra ânimo mesmo, não está no texto.

2. A ARA traduz esse verso da seguinte maneira: “Porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos”. Viu? Sem acrescentar nada.

3. Já a NTLH diz: “Sei que estão querendo ajudar, e por isso eu os tenho elogiado para os irmãos da província da Macedônia. Eu disse que vocês, os irmãos que moram na província da Acaia, já estavam dispostos a ajudar desde o ano passado. A maioria deles ficou muito animada com a boa vontade de vocês.” Viu? Apenas “dispostos”, sem mais nada. Como o leitor atento deve já ter observado os erros teológicos do Silas, pela própria Bíblia não param de se acumular. Já está difícil de enxergá-lo debaixo de tanto entulho que ele já proferiu até aqui.

B. A segunda característica do verdadeiro ofertante nos diz o Silas é: zêlo. Essa expressão também é retirada “cirurgicamente” pelo nosso falastrão de 2 Coríntios 2:9. Silas afirma que a palavra zelo significa: cuidado ou dedicação. Mas esse é o significado em português e não tem muito a ver com o verdadeiro significado da palavra ζῆλος zêlos – em grego cujo significado é muito extenso. Em grego essa pequena palavra significa:

1) excitação de mente, ardor, fervor de espírito

1a) zelo, ardor em abraçar, perseguir, defender algo

1a1) zelo no interesse de, por uma pessoa ou coisa
1a2) fúria de indignação, zelo punitivo

1b) rivalidade invejosa e contensiosa, ciúme

Essa definição é fornecida pelo dicionário de Strong, J., & Sociedade Bíblica do Brasil. 2002; 2005. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.

1. Como podemos ver o desconhecimento do significado no idioma original, além de empobrecer a mensagem, ainda faz o cara dizer coisas que o texto não diz.

2. Vejam que a NTLH nem usa a expressão zelo em português para evitar esses entendimentos equivocados. O texto da NTLH diz: “Sei que estão querendo ajudar, e por isso eu os tenho elogiado para os irmãos da província da Macedônia. Eu disse que vocês, os irmãos que moram na província da Acaia, já estavam dispostos a ajudar desde o ano passado. A maioria deles ficou muito animada com a boa vontade de vocês.”

C. A terceira característica é pinçada do verso 5 de 2 Coríntios 9 e diz: “e preparassem de antemão a vossa bênção”. Ai o Silas lasca: a oferta é um ato de inteligência. De onde você tirou essa idéia Silas? Ela é sua mesmo ou... A expressão grega é προκαταρτίσωσιν – prokatartísosin – e quer apenas dizer isso mesmo: preparar de antemão. Em nenhum lugar existe qualquer relação dessa expressão com a inteligência humana. Aliás, todos os atos praticados por seres humanos, salvo honrosas exceções como essa que acabou de ser proferida pelo Silas, são fruto da nossa inteligência.

D. A quarta característica vem, do verso 7 onde lemos: “propôs no seu coração”. Daí o psicólogo Silas nos diz que a oferta nasce no coração e passa através dos nossos sentimentos, emoções e vontade. Então está bom.

E. A quinta característica também vem do verso 7 onde lemos: “não com tristeza ou por necessidade”. Silas insiste que ninguém pode ser “obrigado” a contribuir ou dar oferta. Mas é aí que está o verdadeiro “pulo do gato”, não é mesmo meu caro Silas? Ninguém está obrigado nem é forçado a contribuir, mas as pessoas podem ser muito bem manipuladas a ponto de darem até mesmo suas roupas íntimas, se assim o manipulador quiser. Veja, no próprio programa do Silas, bem no finalzinho tem um apelo choroso dizendo: ESTE PROGRAMA NÃO PODE PARAR. Se isso não é uma forma descarada de manipular as pessoas então eu realmente não sei do que se trata.

Vamos deixar a hipocrisia de lado, porque todos nós sabemos que ao dizer essas coisas sua única intenção é afastar as pessoas para bem longe de perceberem como elas são VIOLENTAMENTE manipuladas para contribuir para que você possa levar a vida de nababo que leva.

F. A sexta característica também vem do verso 7 onde lemos: “porque Deus ama ao que dá com alegria”. Para o Silas “alegria” significa prazer ou satisfação. Sério mesmo? Não é isso que o Novo Testamento diz ao usar o termo ἱλαρὸν – ilaròn cujo significado é: alegre, no sentido de estar pronto a fazer qualquer coisa de forma jovial. Quão errado teologicamente nosso pregador pode estar é realmente difícil de aferir diante de tantos disparates.

Mas é aqui, na sétima característica que o Silas revela, além de toda sua ignorância, sua maldade e atitude anti bíblica. Antes de pinçar a sétima característica de 2 Coríntios 9:13, o Mala afirma o seguinte: “A oferta é um ato espiritual que terá uma recompensa de Deus”. Já falamos sobre isso antes. Se nossa oferta obriga Deus a nos recompensar então temos mérito diante de Deus e se temos qualquer mérito diante de Deus, salvo os méritos de Cristo, nosso amado salvador então, estamos realmente perdidos. Não existe nenhuma esperança de salvação para nós, a menos que a mesma não envolva nenhum tipo de troca ou de obrigação por parte de Deus.

O Silas retira de 2 Coríntios 9:13 a seguinte frase, para justificar sua cegueira e ganância: “pela submissão que confessais”. Disso o Silas conclui que nossa oferta deve ser fruto da nossa obediência a Deus e Sua Palavra. Mas é isso que o verso diz? O verso diz que devemos nos submeter voluntariamente não a ofertar e sim à uma profissão de fé no evangelho de Cristo. Veja o verso inteiro nas três versões.

1. Na ARC: “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos”. Note: submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo e não ao ato de ofertar.

2. Na ARA: “Visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos”. Note novamente: obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e não ao ato de ofertar.

3. A NTLH diz: “Eles darão glória a Deus, pois esse serviço que vocês estão prestando mostra a eles como vocês são dedicados ao evangelho de Cristo, que vocês aceitam e seguem. E eles também darão glória a Deus pela oferta generosa que vocês estão dando a eles e a todos os outros.” Novamente a mesma idéia: como vocês são dedicados ao evangelho de Cristo, que vocês aceitam e seguem e não ao ato de ofertar.

Ah! sim, a continuidade do verso fala acerca da “liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos”. Mas as duas são coisas distintas. Uma coisa é: “pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo” (na ARC). E a outra é: “pela liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos” (na ARC). Mas para o Silas a obediência está diretamente relacionada com o ato de ofertar. Mais uma vez errado. Completamente errado.

A oitava e última característica pinçada pelo Silas é, exatamente, a última parte do verso 13 que diz: “pela liberalidade”. Mas Silas, o texto diz mais do que só “pela liberalidade”. O próprio texto da ARC diz: “pela liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos”. Ou seja, devemos ser bastante liberais quando nos comprometemos a ajudar nossos irmãos que estão passando por dificuldades. Agora, quanto a ajudar pregadores irresponsáveis a manter seus projetos megalomaníacos, o texto não diz absolutamente nada.

Assim podemos notar com o Mala manipula a Bíblia, cortando frase do texto a seu bel prazer, ao mesmo tempo em que alardeia que está ensinando pela Bíblia. Mas que grande mentiroso. Só mais uma coisa linda e maravilhosa que a expressão liberalidade em grego que é ἁπλότητι - aplóti - nos ensina. Seu significado é: singeleza, simplicidade, sinceridade, honestidade de mente. Essas são todas características completamente ausentes nesse sr. chamado Silas Malafaia.


Para não perder nem o costume nem a oportunidade, de supetão o Silas se vira diretamente para a câmera e faz, durante o sermão, uma propaganda ao VIVO sugerindo os telespectadores a comprarem sua mensagem. Fico me perguntando que motivo teriam os mesmos para gastar o dinheiro numa porcaria como essa. Melhor usar o dinheiro e comprar um bom comentário de 2 Coríntios. Aí sim poderão ter acesso a algumas informações de valor, completamente isentas do lixo neo gnóstico da Teologia da Prosperidade.

Bem meus irmão, hoje vamos ficar por aqui, porque já passou da zero hora do domingo, 3 de Junho de 2012, e daqui a pouco tenho que estar cedo na igreja para cumprir minhas responsabilidades com meus irmãos e irmãs. Mas prometo que logo, logo, oferecerei a análise do restante dessa mentirosa e prejudicial mensagem do falso pastor, falso mestre e falso profeta Sila Malafaia.

Que Deus abençoe a todo.

Irmão Alex.



Nenhum comentário:

Postar um comentário