terça-feira, 19 de junho de 2012

A Transição do Templo em Jerusalém para a Igreja Corpo de Cristo




Esse artigo é parte da série "Novidade no Novo Testamento" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos envolvidos nessa realidade bíblica. No final do artigo você encontrará um link para os estudos anterior e/ou posterior.

Introdução

  • Como vimos anteriormente, Jesus veio a este mundo para tornar novas todas as coisas. Ver Artigo anterior seguindo esse link:


  • A primeira e mais importante coisa que precisava ser mudada eram os conceitos religiosos que existiam em Israel.

Como era a religião em Israel nos dias de Jesus?

I. A Religião Judaica nos Dias de Jesus

A. A religião estava centrada no Templo em Jerusalém para onde todos os Judeus do sexo masculino deveriam concorrer, obrigatoriamente, três vezes por anos nas festas a seguir: ver Deuteronômio 16:1—17 -

פֶּסַח Pesach – Festa da Páscoa

שָׁבֻעֹת Shabu`ot – Festa das Semanas ou Pentecostes, no início da colheita dos primeiros frutos.

סֻּכּוֹת Sucot – Festa dos Tabernáculos no final da colheita.

B. Os maiores grupos religiosos em Israel eram:

1. Os EscribasOs γραμματέυς grammatéus – chamados comumente de escribas são normalmente mencionados em conjunto com os fariseus no Novo Testamento. Isto acontece porque a vasta maioria dos escribas era também do partido dos fariseus. Estes homens eram pessoas versadas na lei mosaica e nas Sagradas Escrituras. Por este motivo, os escribas, eram também chamados de “doutores da Lei”. Os escribas examinavam as questões mais difíceis e delicadas da lei e acrescentavam à lei mosaica decisões de vários tipos, com a intenção de elucidar seu significado e extensão, e faziam isto em detrimento da verdadeira religião. Eles eram os indivíduos que também divisavam implicações adicionais, derivadas a partir da Lei dada por Deus a Moisés. Consideravam que os 613 mandamentos da Lei de Deus, outorgados através do legislador Moisés, não eram suficientes e por este motivo haviam inventado centenas de outras regras ou tradições. Uma vez estabelecidas, estas regras ou tradições adicionais, esperava-se que todos os fariseus obedecessem às mesmas, da maneira mais estrita possível. Mas tudo não passava de uma verdadeira prática de hipocrisia explícita. Jesus os confronta diretamente com respeito a esta prática com as palavras que encontramos em Mateus 23:4.

A presença de escribas era também da maior importância no Sinédrio[1] judaico, pois como homens experimentados na Lei, eles podiam ajudar na solução de questões difíceis envolvendo a interpretação da Lei de Deus. Os escribas são também, muitas vezes, mencionados no Novo Testamento, em conexão com os sacerdotes e os anciãos do povo.

Alguns séculos depois dos dias em que Jesus viveu, todo o material produzido pelos escribas, foi compilado em uma massiva obra que ficou conhecida como o Talmud[2], também se escreve Talmude e, que consistia, em sua grande maioria, em comentários e opiniões acerca de doutrina e jurisprudência feitos à Lei Mosaica – ver Apêndice A. O Talmude foi antecedido por outra obra conhecida como Mishná[3], que também se escreve como Michná – ver descrição na nota de rodapé.

2. FariseusΦαρισαῖοι Farisaîoi Seita que parece ter iniciado depois do exílio babilônico, entre os chamados “Hassidim”, que foram os homens piedosos que se aliaram a Judas Macabeu, para combater os invasores helenistas representados pela dinastia Selêucida, da Síria. Além dos livros do Antigo Testamento, os Fariseus reconheciam na tradição oral, um padrão de fé e vida que deveria ser seguido por todos os judeus. Os Fariseus procuravam alcançar reconhecimento e mérito através da observância externa dos ritos e formas de piedade, tais como: lavagens cerimoniais, jejuns, orações, e esmolas. Comparativamente, os Fariseus eram negligentes da genuína piedade que consistia em: justiça, misericórdia, fé e amor de Deus – ver Mateus 6:1—7 e 16—18; ver também Mateus 23:23 e Lucas 11:42 e, orgulhavam-se em suas boas obras.  Eles mantinham, de forma persistente, a fé na existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; e tinham esperança de que os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou penalidade, no Hades, seriam novamente chamados à vida pelo Messias, e seriam recompensados, cada um de acordo com suas obras individuais. Em oposição à dominação da família de Herodes e do governo romano eles, de forma decisiva, sustentavam a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência sobre o povo comum. Eram inimigos amargos de Jesus e sua causa; e foram, por outro lado, duramente repreendidos pelo Senhor por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade. Seus herdeiros continuam entre nós através dos grupos dos chamados judeus ortodoxos. Em anos recentes, esses grupos acrescentaram a obrigatoriedade do Messias ser casado – de acordo com uma interpretação literal do Salmo 89:30 - impedindo com isso, qualquer possibilidade de aceitarem Jesus como o Messias de Israel, uma vez que Jesus não se casou nem teve filhos.

3. Os SaduceusPartido religioso judaico que existia nos dias de Cristo e que deriva seu nome da expressão hebraica צדוק zadok – justo. Este grupo era constituído pelos chefes dos sacerdotes, pelos homens importantes de negócios e pelos proprietários de terras. Eram aristocratas e entre eles estava o grosso dos chamados “anciãos do povo”. Os chefes dos sacerdotes representavam uma classe especial de sacerdotes. Eles eram os responsáveis pela organização e administração do Templo e estas funções eram, como não poderiam deixar de ser, hereditárias. Como tais, é a eles que Jesus se refere como tendo transformado a “Casa de Deus” em “covil de salteadores” – ver Marcos 11:15 – 18. Não é à toa que odiavam a Jesus e procuravam matá-lo.

Os saduceus não aceitavam, como os fariseus, que a lei ou a tradição oral fosse parte da revelação divina ao povo de Israel. Eles criam que somente a lei escrita, outorgada por Moisés, era obrigatória para a nação israelita. Os Saduceus tinham posições teológicas bem distintas e negavam, entre outras coisas, a crença na: 1) ressurreição do corpo; 2) imortalidade da alma; 3) existência de espíritos e anjos; e 4) predestinação divina, pois afirmavam o livre arbítrio.

Os saduceus eram, de todos os grupos religiosos em Israel nos dias de Cristo, o grupo mais conservador. Eles se aferravam às tradições hebraicas mais antigas e abominavam toda e qualquer novidade, fosse na crença fosse no ritual. Como a vida depois da morte e a ressurreição eram consideradas novidades, eram sumariamente descartadas. Para eles, tanto os castigos quanto as recompensas, eram recebidos ainda nesta vida. Esta sua crença respondia pelo senso prático com que tratavam a realidade. Se os romanos eram todo-poderosos e governavam o país, então era bobagem se opor aos mesmos. O certo era se unir aos romanos e desfrutar de alguns privilégios que eram concedidos aos que colaboravam com a dominação.

Entre os saduceus encontravam-se também alguns escribas e rabinos. Estes eram os que possuíam verdadeiro conhecimento. Eram os teólogos, advogados e professores simultaneamente. Mas não eram sacerdotes. Por todos os motivos apresentados os saduceus formavam a classe dominante ou superior naqueles dias. Este grupo não sobreviveu à destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.

4. Os ZelotesOs romanos reagiram com vigor e, em pouco tempo, liquidaram com a rebelião. Como advertência, contra eventuais futuras rebeliões, os romanos crucificaram dois mil insurretos. Mesmo abalado o movimento de resistência prosseguiu. Os judeus chamavam os rebeldes de “zelotes”. Já para os romanos eles eram “bandidos”.  Junto aos zelotes existia outro grupo chamado “sicários” – são mencionados somente uma vez no NT em Atos 21:38 - que eram especializados em assassinatos. Estes grupos fustigaram, durante quase 60 anos, os exércitos de ocupação romanos. Com o passar do tempo, o grupo de rebeldes acabou por se transformar em um verdadeiro exército revolucionário.

Este exército revolucionário conseguiu, no ano 66 d.C – trinta anos depois da morte de Jesus – com grande apoio popular, derrotar os romanos e assumir o governo do país. Roma não podia aceitar tamanha afronta e enviou uma enorme expedição militar para enfrentar os judeus. A campanha dos romanos foi iniciada sob a direção de Vespasiano que comandou o ataque até o ano 69 d.C. Com a morte do imperador Nero[4], em 68 d.C., Vespasiano retornou a Roma para ser empossado imperador. Tito, filho de Vespasiano, levou avante as forças romanas. O que segui foi um massacre sem piedade.

O último foco da resistência judaica se concentrou em uma fortaleza, praticamente inexpugnável, localizada no deserto, próximo ao mar Morto, chamada: Fortaleza de Massada. Ali, cerca de 1.000 judeus, entre homens, mulheres e crianças resistiram aos romanos durante 3 anos, até que, por fim, foram derrotados. Às vésperas da invasão da fortaleza pelos romanos, os homens judeus, mataram seus próprios familiares e em seguida cometeram suicídio. Quando os romanos, finalmente, arrebentaram com as portas da fortaleza, tudo o que encontraram foram os corpos ensangüentados e sem vida, dos resistentes. De qualquer maneira, Roma havia enviado um recado bem claro contra todos os que se atrevessem a se levantar novamente contra o império.

Uma última palavra acerca dos Zelotes, torna-se necessária, para enfatizar o fato de que o movimento daqueles homens era essencialmente religioso, tanto em sua inspiração quanto em seu objetivo. Nos dias que antecederam o advento dos romanos na Palestina, um sentimento de que Israel constituía-se em uma Teocracia[5] estava bastante em voga, especialmente porque membros de uma família sacerdotal se alternavam no poder. Ou seja, a tribo de Levi, naqueles dias, mandava tanto na religião quanto no poder político em Israel. Este sentimento, de que Israel era uma Teocracia, foi muito ampliado e levado a conclusões catastróficas, a partir da dominação romana sobre a Palestina. Para os judeus daqueles dias, e especialmente para os Zelotes, ser um estado Teocrático, significava acreditar que o povo de Israel era a nação escolhida por Deus, que Deus mesmo era o Rei sobre Israel, governando através dos sacerdotes, que Deus era o único amo e Senhor do povo de Israel e que a terra de Israel e todos os seus recursos pertenciam exclusivamente a Deus. Por todos estes motivos, aceitar e se submeter ao senhorio romano, era considerado um verdadeiro ato de infidelidade contra Deus. Para os judeus daqueles dias e que viviam imersos nesta imaginação teocrática, pagar tributo a César era dar a César o que pertencia exclusivamente a Deus – ver Marcos 12:14 – 17 e refletir sobre as implicações das palavras de Jesus. Os Zelotes eram, portanto, judeus fiéis, zelosos da lei, da soberania e realeza de Deus, porém, como diz o apóstolo Paulo, sem verdadeiro entendimento.

5. Os EssêniosEste grupo não é mencionado diretamente no Novo Testamento, mas através de outros registros históricos, sabemos que eles, estavam presentes nos dias em que nosso Senhor viveu sobre a terra de Israel.

Os essênios pegaram o conceito de separatismo dos fariseus e o levaram a maiores extremos. Sua busca por perfeição acabou por levá-los a um total isolamento no meio da sociedade judaica. Eles entendiam que o todo da saciedade judaica estava contaminado e para manter-se puro só havia uma forma aceitável: isolar-se por completo no deserto, vivendo uma vida ascética e celibatária, esperando a manifestação do Messias. Em outras palavras não era fácil pertencer a este grupo por causa dos sacrifícios elevados que eram necessários.

O motivo principal para o isolamento, mencionado acima, era garantir uma maior pureza ritual. Achavam que afastando-se do mundo impuro e perverso conseguiriam manter-se puros. Os Essênios adotaram os rituais de purificação que eram seguidos pelos sacerdotes judeus quando se preparavam para ministrar, oferecendo sacrifícios, no Templo em Jerusalém. Eram ritos complexos e seguidos de forma estrita.

Todos os que não pertenciam ao seu próprio grupo eram considerados impuros e eram rejeitados. Mesmo o regime sacerdotal que oficiava no Templo era considerado impuro e corrupto. Estranhos eram odiados e considerados como pertencendo ao reino das trevas. Amor, respeito e consideração eram atitudes dedicadas somente aos membros da própria comunidade. Eles eram os “filhos da Luz” e, somente eles, constituíam-se no verdadeiro Israel de Deus.

Os essênios acreditavam que o fim do mundo estava realmente muito próximo. Para eles o Messias devia surgir em breve. Na realidade eles esperavam por dois Messias: o primeiro viria para restaurar a verdadeira religião e o segundo para tornar-se governador político dos povos. Quando o Messias viesse aconteceria uma grande batalha entre os filhos das trevas e os filhos da luz. Os filhos das trevas constituíam os exércitos de Satanás e seriam totalmente destruídos pelos filhos da luz. Os primeiros filhos das trevas a serem completamente destruídos seriam os romanos.

Os essênios eram, na realidade, tão belicosos quanto os Zelotes, mas aguardavam a manifestação do Messias para agir. Eles estavam aguardando a manifestação daquilo que os profetas do Antigo Testamento chamaram de “o dia do Senhor”.

No ano 66 d.C., com as primeiras vitórias dos zelotes sobre os romanos, os essênios acabaram por se unir à revolução para a libertação do país acreditando que o Messias estava às portas. Por esta aliança, acabaram sendo também destruídos pelos romanos.

6. Os HerodianosOs Ἡρῳδιανοι - herodianoi - herodianos eram, como o nome já diz, partidários de Herodes, o grande ou da dinastia herodiana.  Eles representavam um pequeno grupo de pessoas, que acreditavam que o futuro de Israel estava irremediavelmente atado, à sorte da própria família de Herodes. Isto era devido ao fato de que eles acreditavam que o messias de Israel surgiria dentre os descendentes de Herodes, o grande. Eles teriam muitas afinidades com todos os grupos mencionados anteriormente, mas especialmente no que diz respeito a desejar um governador local em comparação com o governador romano imposto desde o ano 16 d.C. e, que era desprezado universalmente pelos judeus. De todos os grupos que já discutimos neste trabalho, talvez este seja o menos religioso e o mais político de todos.

Os herodianos aparecem pela primeira vez no Evangelho de Marcos, na região da Galiléia, ao norte de Israel, onde, juntamente com os fariseus conspiram para destruir a Jesus – ver Marcos 3:6. A aliança entre os herodianos e os fariseus visava a manutenção do status quo i.e. conservar o controle da política judaica nas mãos dos próprios judeus. Durante a última semana da vida do Senhor, os herodianos conspiraram novamente com os fariseus na tentativa de pegarem Jesus em algum pronunciamento impróprio com uma pergunta referente à obrigatoriedade do judeus pagarem tributos a César – ver Marcos 12:13 e Mateus 22:17.

Os herodianos queriam ver Jesus fora do caminho porque desejavam ver um descendente de Herodes, o grande, governando a Judéia. Isto lhes seria extremamente benéfico, ao passo que se Jesus assumisse o governo, talvez não sobrasse nada para eles.

Herodes Antipas certamente não ignorava o mestre itinerante, Jesus, e talvez desejasse avaliar seu poder “revolucionário”. Sua ida a Jerusalém, para a celebração da Páscoa Judaica, explica sua presença e de seus partidários em Jerusalém naqueles dias – ver Lucas 23:7 - 11. Não tendo se convencido de que Jesus representava algum tipo de ameaça, Herodes acabou por fazer as pazes com o governador romano, Pilatos, no mesmo dia em que o Senhor Jesus era crucificado – ver Lucas 23:12.

C. A prática religiosa em Israel nos dias de Cristo consistia, basicamente, na observação de mandamentos e ordenanças que eram repetidos mecanicamente - Isaías 29:13—14:

13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,

14 continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá.

D. Não havia consistência entre a prática religiosa e a vida do dia a dia – Isaías 29:15—16:

15 Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?

16 Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.

Comparar ainda com as duras palavras do profeta em Isaías 1:1—17.

 II. Jesus entra em cena para confrontar todo este estado de coisas.

A. Por duas vezes Jesus expulsa os vendilhões do Templo.

  • João 2:13—16 - Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
  • Marcos 11:15—18 - E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo; também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores. E os principais sacerdotes e escribas ouviam estas coisas e procuravam um modo de lhe tirar a vida; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava de sua doutrina.

B. Jesus também se apresentou como alguém que era maior ou mais importante que o Templo – Mateus 12:6 – “Aqui está quem é maior que o templo”.

C. Jesus criticou duramente a hipocrisia e a ignorância dos líderes religiosos de Israel.

1. Os saduceus – Marcos 12:18—17.

2. Os escribas e os fariseus – Mateus 23:1—36.

D. As conseqüências da confrontação entre Jesus e os líderes religiosos dos seus dias nós conhecemos muito bem.

1. Jesus foi preso e julgado nas altas horas da madrugada, em um julgamento anormal e imoral – ver Mateus 26:1—5; 47—68.

2. Jesus foi entregue às autoridades romanas para ser crucificado – ver Mateus 27:1—2; 11—31.

3. Jesus foi crucificado e morto – ver Mateus 27:45—56.

4. Jesus foi sepultado com todas as garantias e segurança – ver Mateus 27:57—66.

E. Após sua ressurreição Jesus revela aos discípulos a dimensão do Seu plano e é elevado de volta para o Pai – Atos 1:8—9.

III – A transição entre a religião centrada no Templo em Jerusalém a nova comunidade dos seguidores de Jesus.

A – Jesus foi o primeiro a chamar sua nova comunidade de Igreja – Mateus 16:18.

B – A palavra grega usada para designar a comunidade de Jesus que é traduzida por igreja é ἐκκλησία ekklesía – cujo significado, entre outros é: 1) grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem; 2) a totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo; 3) assembléia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu.

  • Esta é uma palavra composta resultante da preposição ἐκ ek - para fora de, e do verbo καλέω - kaléo – chamar.
  • Neste sentido a comunidade de Jesus é composta por pessoas que são chamados para fora do mundo. Unidas por esse chamado umas às outras, elas compõe, aquilo que o apóstolo Paulo chama de corpo de Cristo.
  • A palavra ἐκκλησία ekklesía aparece 118 vezes no Novo Testamento inteiro. Nenhuma destas 118 vezes a palavra é usada para e referir a uma construção ou a um prédio. Este conceito não existia nos dias da igreja primitiva, que vai dos dias de Cristo até o ano 100 desta nossa era cristã. Nem nos dias dos “pais de Igreja” que vai do ano 101 até o ano 200 d.C.

C. O ensino do Novo Testamento é claro acerca do fato que a igreja são pessoas e nunca edifícios e muito menos instituições humanas.

  • 1 Coríntios 3:16.

  • 1 Coríntios 6:19.

  • 1 Coríntios 12:27.

  • 2 Coríntios 6:16.

  • Efésios 2:19 – 22.

  • Hebreus 3:5 – 6.

  • 1 Pedro 2:4 – 5

IV. Porque não praticamos a transição entre o Templo de Jerusalém e a Igreja de Deus?

  • Porque se exige pouco de nós cuidarmos da igreja como prédio ou como instituição.
  • Ao enfatizarmos o prédio descuidamos do corpo, tanto do nosso próprio quanto do corpo de Cristo que é a união de todos nós uns aos outros e com o Senhor.
  • Afrontamos a Deus todas as vezes que chamamos um edifício ou uma instituição de “igreja”.
  • Precisamos nos arrepender da desvirtuação em que nos encontramos e ajustarmos nossas vidas à novidade que Jesus veio trazer no lugar de desenvolvermos uma espécie de judaísmo cristianizado com templo, sacerdotes e toda a legislação que acompanham estas coisas.
O primeiro estudo dessa série pode ser encontrado através desse link:


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

[1] Sinédrio – Palavra derivada do grego συνέδριον sinédrio – que é a composição de συν sun = com +  έδρα édra = assento. Daí procede a idéia de “sentar junto” para entrar em conselho. Como usada nos Evangelhos e em Atos a palavra significa “conselho” e representava o “Conselho dos Anciãos”, que se reunia em Jerusalém. O Sinédrio era um corpo aristocrático, muito provavelmente controlado pelos Saduceus, mas que incluía outros anciãos e homens experientes e no qual, o sumo sacerdote, atuava como espécie de moderador ou presidente. Era a mais alta corte entre os Judeus e tinha autonomia para julgar todas as questões pertinentes à Lei de Deus. Jesus e seus seguidores sofreram ferrenha oposição deste corpo administrativo.

[2] Talmud - consiste de vastas anotações e comentários feitos ao Mishná – ver definição logo abaixo. Os estudiosos que produziram estes materiais são chamados de “amoraim”.  Existem duas tradições: 1) A primeira produziu o que ficou conhecido como o Talmud Palestino – Talmud Yerushalami – por volta do ano 400 d.C.; 2) A segunda tradição produziu o massivo Talmud Babilônico – Talmud Bavli – por volta do ano 500 d.C. As tradições são completamente independentes e por ter demorado mais para ser escrito e por ser bem mais extenso, o Talmud Babilônico é mais estimado, que o Talmud Palestino.

[3] Mishná que também pode ser escrito como Michná, significa em hebraico “estudo repetido” e cujo plural é Mishnayot. O Mishná é a mais antiga e autoritativa coleção e codificação da legislação judaica, pós Antigo Testamento. Esta coleção foi sistematizada por inúmeros estudiosos, chamados de “tannanim”, durante um período superior a duzentos anos. Esta codificação assumiu sua forma definitiva no início do século III d.C., pelas mãos do estudioso conhecido como Judah ha-Nasi. O objetivo da coleção encontrada no Mishná era suplementar as leis escritas que estão registradas no Pentateuco. Ou seja, não satisfeitos com os 613 mandamentos encontrados na lei de Moisés, estes homens inventavam inúmeros outros para, literalmente, infernizar a vida das pessoas. No Mishná podemos encontrar, na forma escrita, a interpretação seletiva de inúmeras tradições que haviam sido preservadas na forma oral, com algumas destas tradições sendo bastante antigas e datando dos dias de Esdras c. 450 a.C.

[4] O imperador Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus era também conhecido como Nero Claudius Drusus Germanicus, nasceu em 15 de Dezembro do ano 37 d.C. em Antium na região de Latium – centro-oeste da Itália moderna – e veio a falecer aos 9 de Junho de 68 a.D., aos trinta anos de idade, na cidade de Roma. Seu nome era, originalmente, Lucius Domitius Ahenobarbus, e ele foi o quinto imperador romano de 54 a 68 d.C. Nero era filho adotivo e tornou-se herdeiro do imperador Cláudio – Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus. Nero tornou-se notório por sua vida devassa e extravagante. Estudos recentes laçam profundas dúvidas sobre sua fama, tanto como incendiário como quanto perseguidor dos cristãos.

[5] Forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário