quarta-feira, 25 de julho de 2012

A CIRCUNCISÃO




CIRCUNCISÃO

A. A circuncisão: o que é? – fisicamente falando.

1. Os termos usados nas línguas originais são:

·       No hebraico = מּוּלֹת mulot – circuncisão.


·       No grego = περιτομή peritomí – circuncisão.


·       No português – circuncisão – do latim circumcisione, quer dizer: rito de iniciação, que consiste em cortar o prepúcio. Prepúcio é a pele que cobre a glande ou “cabeça” do órgão sexual masculino. O procedimento cirúrgico que remove esta pele é chamado de postectomia. O nome comum deste procedimento é “operação de fimose”.


A circuncisão, portanto, consiste na remoção, através de um corte, da pele que reveste a glande do pênis masculino e é um costume que existe desde a Antiguidade entre povos de todas as raças espalhadas pelas Américas, África e Austrália.

B. A Circuncisão na Antigüidade do Crescente Fértil.

1. A circuncisão foi adotada pelos povos semitas que habitavam a Palestina e o Egito – hebreus, árabes, moabitas, amonitas, edomitas e egípcios, mas era desconhecida dos semitas que habitavam na região do rio Eufrates na Mesopotâmia.

2. Na terra de Canaã, os filisteus não usavam praticar a circuncisão, daí receberem o epíteto de “incircuncisos”.

3. A prática da circuncisão antecedia a obtenção de certos privilégios políticos e religiosos – ver Êxodo 12:48 e Ezequiel 44:9. Apesar de não sabermos exatamente como esta prática da circuncisão começou acreditamos que a mesma tenha íntima relação com as práticas religiosas da Antiguidade.

C. A circuncisão no Antigo Testamento.

No Antigo Testamento, quando lemos o livro de Gênesis capítulo 17 que narra o estabelecimento da aliança – ver Gênesis 17:2 - feita entre Deus e Abraão, podemos notar que a circuncisão foi vista como sendo o “meio” pelo qual o pacto foi ratificado ou confirmado – ver Gênesis 17:10—11.

Através daquele acordo ou aliança, o Deus Eterno assumia a responsabilidade de ser o Deus de Abraão e seus descendentes – ver Gênesis 17:8. Abraão viria tornar-se pai de numerosas multidões e o fundador de uma linhagem real – ver Gênesis 17:4—6.

Para se manter a aliança com o Deus Eterno era necessário que, daquele momento em diante, todo macho, nascido no meio dos descendentes de Abraão e, todos os outros que desejassem participar da aliança, fossem circuncidado ao oitavo dia – ver Gênesis 17:12—13. Os dois elementos mais importantes relacionados com a coagulação do sangue humano são: a vitamina K e a proteína chamada de protrombina — proteína do plasma relacionada com o processo de coagulação do sangue. Esses elementos atingem níveis ideais exatamente no oitavo dia de vida. Com isto, praticamente não existe perda de sangue durante o processo de circuncisão efetuado ao oitavo dia, pois o organismo está mais do que preparado para estancar o sangue. De fato os níveis são superiores a 100%, no oitavo dias apenas. Como Abraão poderia saber isso se não lhe tivesse sido revelado?

No meio de outros povos e outras culturas, a circuncisão não é praticada na infância e sim, durante a puberdade, quando os meninos iniciam o processo de passagem entre a vida infantil e a vida juvenil e adulta. Para os hebreus, todavia, a circuncisão significava a ratificação do pacto ou aliança feita entre Deus e Abraão e seus descendentes. Por este motivo, quanto antes fosse praticada, melhor. Esta foi a mesma lógica utilizada pelos pais da igreja — aqueles que lideraram a igreja do Senhor durante o segundo século a.D. — do ano 100 até o ano 200 — para introduzir o batismo infantil. Se estamos em uma aliança com Deus, e, de fato, estamos em uma Nova Aliança com Deus, porque demorarmos em estender aos nossos filhos e filhas o privilégio de serem alistados como membros desta aliança. Aqueles que se preocupam com a idade dos batizandos — infantes ou pessoas maiores — ou que dão suprema importância ao modo — imersão total, imersão parcial, aspersão ou efusão — bem como à quantidade de água envolvida — muita água ou pouca água — no processo de batismo, valorizam mais o ato em si, dando ao mesmo uma importância imprópria e acabam por não enxergar o verdadeiro propósito do batismo como símbolo da aliança que temos com Deus, aliança esta que está plenamente estendida aos nossos filhos e filhas.

Os judeus que saíram do Egito estavam circuncidados, mas toda aquela geração pereceu no deserto devido à incredulidade de seus corações. A geração nascida no deserto não foi circuncidada até que eles entraram na terra prometida — ver Josué 5:1—9. O dia em que Josué circuncidou os filhos de Israel foi marcado como o dia efetivo, em que Deus removeu – literalmente גִּלְגָּל – gilgal – uma roda, um rolo – ou rolou, de sobre o povo de Israel tudo o que a vida de escravidão no Egito havia significado para eles.

D. O significado espiritual da circuncisão.

O significado espiritual da circuncisão pode ser encontrado em versículos como:

·     Deuteronômio 10:15—16 — Tão somente o SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê. Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.

·       Deuteronômio 30:6 — O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.


·       Jeremias 9:25—26 —  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos: ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.

Note que para o profeta Jeremias, o povo de Israel não era melhor do que aqueles povos que não eram circuncidados, porque a verdadeira circuncisão, a que realmente conta, é efetuada por Deus e acontece no coração! O profeta Jeremias não dava a mínima importância ao ato externo em si mesmo. Seu interesse estava onde realmente precisava estar: é o coração que importa e não a pele do prepúcio! De fato Paulo usa a expressão grega κατατομή katatomí – cortar ou mutilar – para se referir a esta circuncisão da carne que vem desacompanhada de qualquer transformação genuinamente espiritual – ver Filipenses 3:2—3.

Esta questão, que envolvia o aspecto se os cristão entre os gentios deveriam ou não ser circuncidados, fisicamente falando, causou enorme pressão entre os primeiros discípulos ou seguidores de Jesus, que haviam se convertido entre aqueles que não eram judeus. Pessoas que eram judias e que haviam se convertido à fé em Jesus, argumentavam que era necessário circuncidar os convertidos vindos do mundo gentílico. Para estes judeus, a circuncisão obrigatória dos gentios convertidos funcionava como uma espécie de “vingança” pelo que os judeus haviam sofrido nas mãos dos gregos e dos romanos, particularmente no que diz respeito à própria circuncisão, já que em determinadas épocas, os dominadores estrangeiros, proibiram tal prática. Para os judeus, a salvação vinha dos judeus e era para os judeus somente — isto se chama exclusivismo e é puro racismo. Por este motivo, para os judeus, era necessário tornar-se judeu primeiro — via circuncisão — para então, tornar-se cristão — via batismo. Paulo permitiu que Timóteo fosse circuncidado “por causa dos judeus” – ver Atos 16:3. Esta foi uma única exceção registrada em todo Novo Testamento!

O motivo porque Paulo afirma que nós, os cristãos, somos a circuncisão — ver Filipenses 3:3 — é porque: enquanto os judeus são fisicamente circuncidados a nós, cristãos, nos foi concedido o privilégio de experimentar a verdadeira circuncisão, a que conta para valer, aquela que é do coração. A verdadeira circuncisão é aquela que acontece com todos os que experimentam uma real convicção relacionada à pecaminosidade humana. Ela acontece somente com aqueles que possuem uma verdadeira compreensão acerca da realidade daquilo que somos, como pecadores, diante de Deus. Estes são aqueles cuja dureza de coração foi removida e que se aperceberam de sua própria iniquidade, quando foram completamente expostos à mesma. São os que experimentam a dor e tristeza acompanhadas da contrição e do arrependimento, diante não apenas daquilo que fazem, mas diante daquilo que são como pessoas. Somente quando renunciamos, de maneira completa e absoluta, a qualquer prerrogativa representada por nossa própria justiça e, nos reconhecemos por aquilo que realmente somos diante de Deus, pecadores inveterados, é que a circuncisão do coração acontece. Temos que experimentar o que o profeta Isaías experimentou quando disse:

Isaías 64:6

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam. –– ver também Isaías 6:1—5.

Quando chegamos a nos reconhecer desta maneira, então Deus opera a circuncisão NÃO feita por mãos humanas, a circuncisão do coração, a verdadeira circuncisão. Deus é o autor de tal circuncisão. O louvor devido por esta circuncisão pertence exclusivamente a Deus! E esta circuncisão acontece no coração e não tem nada a ver com a remoção física do prepúcio. Todo aquele que experimenta a verdadeira circuncisão ama o Senhor e o teme. E este amor e temor é manifestado, de forma prática, em um viver que é coerente com a vontade revelada de Deus.


Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

3 comentários:

  1. A Paz do ETERNO!
    Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido.
    Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor.Lucas 2,21;23

    Jesus se circuncidou por causa que seus pais eram judeus praticantes? e Jesus está dando o exemplo para nós cristão seguirmos ou não necessariamente? fica confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não é necessário ficar confuso. A circuncisão estava atrelada à Antiga Aliança e à Lei que governava a mesma.

      Do seu nascimento até a sua morte, Jesus viveu debaixo da Antiga Aliança e da sua Lei. Antes de morrer ele indicou o estabelecimento da Nova Aliança que rege a vida dos cristãos. Na Nova Aliança, como diz o apóstolo Paulo:

      Gálatas 5:6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

      Gálatas 6:15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.

      Não, Cristo não nos deixou nenhum exemplo para sermos circuncidados. Ele estava apenas cumprindo a Lei que valia naqueles dias, mas hoje não vale mais, conforme

      Romanos 10:4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

      Abraço,

      irmão Alex

      Excluir
    2. Glórias a DEUS pela sua vida...muito obrigado....explicação mui abençaoda....valeu....que noso PAPAI continue te abençaondo com sabedoria sem fim....um grande abração...Irmão Cláudio

      Excluir