quinta-feira, 19 de julho de 2012

ENCONTROS DE PODER - 001


Resultado de imagem para anjos caídos
Atenção esse é o primeiro artigo em uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

Quando assistimos aos programas via televisão desses pregadores não temos como não nos perguntar se o que estamos assistindo é realidade ou encenação, especialmente nas questões atreladas aos encontros de poder com supostas entidades espirituais do mal e com mirabolantes maravilhas de curas espantosas. Esses três pregadores e suas respectivas igrejas, Mundial do poder de Deus, Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus, alé de seu clone menores, são adeptas da chamada “Teologia da Prosperidade” que ensina, entre outras coisas que todo o mal na vida das pessoas é fruto da ação de alguma potestade maligna.

Como a falta de estudo é a marca registrada desses senhores e a superstição daqueles que os seguem, é necessário nos ocuparmos por muitos períodos desse assunto nesse blog. Para aqueles que desejam ler excelentes materiais já produzidos recomendamos:

  • A tese de Doutorado “Sindicato dos Mágicos” de Wander de Lara Proença.

  • O livro “A História do Diabo no Brasil” de Alfredo dos Santos Oliva, publicado pela Fonte Editorial de São Paulo.
Para aqueles que desejam um tratamento em doses homeopáticas, então recomendamos acompanhar essa série que iremos publicar nesse Blog.
Quando usamos a expressão “poder”, a mesma está profundamente envolta na visão materialista que domina nosso mundo moderno. Mas nos dias do Novo Testamento essa expressão era entendida como a confluência de fatores atrelados tanto ao poder espiritual quanto ao poder material. Dessa maneira, nós podemos pensar, em pleno século XXI que a compreensão que os antigos tinham do “poder” pode ser definida como:

  • As leis atreladas ao poder físico.
  • As formas institucionalizadas do poder corporativo.
  • As formas psicológicas do poder.
  • Formas variadas de poder psíquico.
Com isso, qualquer “poder” residual que não possa ser encaixado a uma dessas formas citadas acima, passa a ser considerado como pura superstição. Mas o fato é que os antigos só podiam lidar com as forças invisíveis e desconhecidas concedendo às mesmas uma personalidade e tratando-as como se tivessem consciência ou fossem seres com vontade própria. Já no nosso caso, devido ao excessivo materialismo em que estamos metidos, só podemos categorizar esses “poderes” como verdadeiros mitos.

A maioria de nós têm sérios problemas em acreditar na existência de seres, sejam demoníacos ou angelicais, já que temos a tendência de colocar tais seres na mesma categoria em que colocamos dragões voadores, ogros, jumentos falantes etc. Existe um enorme abismo entre os escritores bíblicos, os pregadores de “encontros de poder” e nós. 

Nosso propósito nessas postagens será tentar entender o conceito de “poder” como ensinado no Novo Testamento. Para alcançarmos esse objetivo será necessário nos despirmos de todos os preconceitos que temos dentro de nós, tenham eles origem na psicologia, na sociologia ou na antropologia. Teremos que concentrar nossa atenção no vocabulário e na compreensão desse vocabulário durante o primeiro século da era cristã. É inegável que uma boa parte daquilo que encontramos no Novo Testamento pode ser relacionado a:

  • Instituições.
  • Sistemas sociais.
  • Estruturas políticas.

Por outro lado, temos que admitir que muito da linguagem de “poder” envolve seres espirituais que, apesar de se manifestarem prioritariamente, através dos meios que acabamos de alistar, ainda assim possuem a capacidade de se manifestarem de forma direta e independente de qualquer estrutura.

Queremos deixar claro que toda manifestação de “poder” possui tanto um aspecto externo quanto outro interno. O aspecto externo poder ser uma igreja, uma nação ou um sistema econômico. O aspecto interno ou invisível é caracterizado pelo “espírito” ou “força interna” que anima, legitima e regula a manifestação de poder como ela aparece no mundo. O que podemos dizer nesse contexto é o seguinte: todas as vezes que certo “poder”, independente do tipo, se transforma em um ídolo, e passa a ocupar o lugar de Deus para o bem ou para todas as coisas, então podemos afirmar que o mesmo tronou-se demoníaco. Aqui chamo a atenção dos leitores para que considerem o trabalho desses senhores e de suas igreja, dentro dessa última afirmação. Os elementos importantes são tão evidentes que torna-se desnecessário apontá-los.

A nossa missão como verdadeira igreja, como verdadeiros cristãos é desmascarar toda essa idolatria fazendo com que todos os “poderes”, independente do tipo, retornem ao propósito para o qual foram criados nesse universo. Esse propósito está claramente descrito pelo apóstolo Paulo em Efésios 3:10 que diz: 

Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais


LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário