sábado, 21 de julho de 2012

ἰχθύς — ichthús – Símbolo adotado pelos cristãos primitivos.

Resultado de imagem para ancient christian symbol

NOTA: No símbolo acima são usados caracteres maiúsculos. Abaixo estou usando caracteres minúsculos.

I. O Novo Testamento tem duas expressões usadas para se referir a peixes:

A. Em Lucas 24:42 nós encontramos ἰχθύοςichthúos — peixe.

B. Em João 21:13 nós encontramos ὀψάριονopsárion — peixe. Essa é a expressão usada no grego moderno.

II. A última vez em que a palavra “peixe” aparece, em qualquer uma das duas formas, no Novo Testamento é em João 21:13. É interessante que a mesma não tenha sido usada nenhuma vez fora dos evangelhos. Isso indica que o surgimento do símbolo, provavelmente, não estava ligado a nenhum círculo apostólico, mas que foi criado por cristãos a partir do século II d.C. como um meio de se protegerem contra as perseguições promovidas pelo império romano. Especulações apontam para o porto de Alexandria no Egito, como o local em que esse símbolo teria sido adotado primeiro.

III. A expressão ἰχθύοςichthúos — peixe, em algum momento da história, provavelmente depois que o Novo Testamento já estava finalizado sofreu uma contração — perdendo a letra ο e ficou, na realidade, como o acrônimo ἰχθύςichthús. Essas letras, por sua vez passaram a representar o seguinte: 

·       (Ἰ)ησος (Χ)ριστός, (Θ)εοῦ ( ͑Υιός), (Σ)ωτήρ

·       Cuja tradução é: Jesus, Cristo, de Deus, Filho, Salvador.

IV. Para se reconhecerem sem usarem nenhuma palavra, era comum os cristãos desenharem a metade da forma de um peixe, deixando que o outro completasse o desenho. Esse desenho era feito no chão, em poças de lama ou no interior das cavernas onde era comum os cristãos procurarem abrigo da soldadesca romana sempre de olho para denunciá-los como criminosos. Por esse motivo, todo cuidado era pouco. 

Por causa de suas práticas os cristãos eram acusados dos seguintes crimes:

·       De ateísmo porque não adotavam nenhum tipo de imagens. Na superstição corrente daqueles dias as pessoas entendiam que a ausência de imagens e ídolos era compatível com falta de fé. 

·       De canibalismo, porque os de fora não entendiam o verdadeiro significado da celebração da Ceia do Senhor e achavam que os cristãos comiam, literalmente, a carne e bebiam o sangue de Cristo. 

·       Como os cristãos se reuniam secretamente — nas florestas, à beira de rios e, especialmente em cavernas — eram também acusados de práticas imorais, já que era exatamente isso mesmo — verdadeiras orgias —que os romanos costumavam fazer em seus próprios templos.

V. Muitas igreja ao redor do mundo têm adotado o símbolo do peixe e até mesmo existem muitas delas que usam a palavra o acrônimo ἰχθύςichthús, literalmente, em seus nomes.

Se você tiver interesse em ver imagens do peixe poderá visitar a página do google indicada abaixo:

https://www.google.com.br/search?q=ichthus&hl=pt-BR&sa=X&biw=1920&bih=961&prmd=imvnsa&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=wpwKUMT3DIOe8gTcocDxCg&ved=0CGIQsAQ

Que Deus abençoa a todos.


Alexandros Meimaridis


PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link
:
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Grande Professor e pastor Alex,você como sempre demostrando um verdadeiro conhecedor no assunto Abraços Lauretti.

    ResponderExcluir