quinta-feira, 2 de agosto de 2012

1 Coríntios 15:12—20 - SEIS GRANDES VERDADES NUM ÚNICO FATO


Resultado de imagem para cristo ressuscitou

Introdução:

  • Os gregos costumam se cumprimentar no domingo da Ressurreição com as seguintes palavras:
Ø  Grego # 1 diz: Cristo Ressuscitou!
Ø  Grego # 2 responde: Verdadeiramente Ressuscitou!
·       Hoje vivemos dias de completo relativismo. Não existem mais verdades absolutas. O relativismo é tão grande que é possível praticar uma religião sem realmente acreditar nela. Dois exemplos desta afirmativa:

1.    Quando morávamos em Rye no estado de New York, uma senhora da Igreja Presbiteriana em Rye, e o pastor desta mesma igreja assumiram, publicamente, que não acreditam na ressurreição dos mortos! Porque, então,  continuavam em uma igreja chamada cristã? Apenas por tradição!

2.    O rabino Henry Sobel, notório ladrão de gravatas de grife, que apesar de não acreditar em Deus e nem no Livro de Deus, ainda assim, foi durante muitos anos o presidente do rabinato da Associação Israelita Brasileira em São Paulo, apenas por tradição.

·       Por que estamos hoje aqui? É apenas por tradição? Não! Existe realmente um motivo porque estamos aqui reunidos e porque fazemos as coisas que fazemos para Deus. E este motivo é por causa das coisas que Deus fez a nosso favor, especialmente no que diz respeito à ressurreição dentre os mortos do Senhor Jesus. Todas as vezes que nos reunimos em um domingo como esse, estamos realmente proclamando de modo silencioso, porém sistemático, que nosso Senhor Jesus Cristo está vivo.

·       Mas vejamos como este único fato, que Jesus ressuscitou dentre os mortos, aniquila por completo todas as ilusões e desilusões que pessoas como o pastor e a irmã presbiteriana mencionados acima e o rabino Sobel e, por extensão, a vasta maioria das pessoas experimentam.

·       Hoje entendo, perfeitamente, a expressão de alegria e confiança manifestada pelos cristãos gregos ao dizerem: Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ressuscitou! Os motivos podem ser alistados como no item I abaixo.

I. Seis Grandes Verdades que Satisfazem Seis Grandes Necessidades dos Seres Humanos – 1 Coríntios 15:12—20.

A. Verso 14 — E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação – Mas porque Cristo ressuscitou de fato a nossa pregação não é vã.

B. Verso 14 — E, se Cristo não ressuscitou,... é vã, a vossa fé - Mas porque Cristo ressuscitou de fato a nossa não é vã.

C. Verso 15 — E, se Cristo não ressuscitou... Somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo. Mas porque Cristo ressuscitou de fato somos testemunhas verdadeiras de Deus.

D. Verso 17 — E, se Cristo não ressuscitou... ainda permaneceis nos vossos pecados. Mas porque Cristo ressuscitou de fato não permanecemos nos nossos pecados.

E. Verso 18 — E, se Cristo não ressuscitou... os que dormiram em Cristo pereceram. Mas porque Cristo ressuscitou de fato os que dormiram em Cristo não pereceram, mas estão vivos.

F. Verso 19 — E, se Cristo não ressuscitou... e a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas porque Cristo ressuscitou de fato não somos pessoas infelizes.

II. Seis Grandes Verdades em Forma Afirmativa Acerca do Que Deus Fez a Nosso Favor ao Ressuscitar Jesus Cristo Dentre os Mortos.

A. Verso 14O que significa que nossa pregação não é vã e que nossa fé não é vã? Significa que ela está bem fundada. Que é firme. Que é segura. Em todo coração humano existe um desejo por algo que possa realmente sustentá-los através das vicissitudes desta vida. Algo que seja confiável de forma absoluta. Alguém em que possam confiar. E a satisfação de todas estas necessidades só pode ser encontrada em Jesus. Este é o motivo porque o profeta Jeremias nos diz: Bendito — ou feliz — o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR - Jeremias17:7.

B. Verso 15O que significa dizer que não somos falsas testemunhas de Deus. Significa que o testemunho dos apóstolos é verdadeiro e o nosso, por estar amparado pelo deles, é também verdadeiro. E como precisamos da verdade nos dias de hoje! Em dias de absoluto relativismo precisamos cada vez mais da verdade absoluta. E Jesus mesmo disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim — João 14:6. E o próprio Deus vindicou estas palavras de Jesus ressuscitando-o dentre os mortos e estabelecendo “um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos ressuscitando-o dentre os mortos — Atos 17:31.

C. Verso 17O que significa dizer que não estamos mais em nossos pecados. Significa que fomos perdoados dos nossos pecados! Todos nós precisamos de perdão, pois somos todos pecadores — ver Romanos 3:23. E Deus mantém o resultado dos nossos pecados sobre nós até ao fim. Resultado esse que é a morte ou separação eterna de Deus — ver Romanos 6:23. Este é o motivo porque Cristo precisava morrer, em nosso lugar, por causa dos nossos pecados. Mas o perdão dos nossos pecados está também intimamente relacionado com a ressurreição de Jesus, pois em Romanos 4:25, o apóstolo Paulo diz: o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

D. Verso 19 — O que significa dizer que não somos os mais infelizes dos homens? Quer dizer que somos os mais invejados. O Senhor ressuscitado é o Senhor a quem servimos. E o mesmo Senhor disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” — Mateus 28:18. É esse Senhor ressuscitado dentre os mortos e pleno de autoridade, que merece toda a nossa obediência, todo nosso amor e toda a nossa dedicação. Quando decidimos seguir a Jesus negando a nós mesmos e tomando dia a dia a nossa própria cruz devemos sempre nos lembrar que não somos infelizes, e sim muito felizes, pois como diz o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 4:17 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”.

E. Verso 18O que significa dizer que aqueles que dormiram em Cristo não pereceram? Quer dizer que eles estão vivos! Que eles juntamente conosco estão destinados a viver eternamente na presença de Deus e do Seu Cristo.

III. Conclusão.

Deus ressuscitou a Jesus dentre os Mortos e deste fato nos podemos entender que:

Nossa fé possui um firme fundamento: O Senhor Jesus.
Temos um Senhor em quem podemos confiar absolutamente.
Nossa fé está amparada na própria verdade que o Senhor Jesus.
Em Jesus somos perdoados de todos os nossos pecados.
Temos uma vida que realmente não é infeliz e sim invejável.
Em Jesus temos a promessa de que viveremos eternamente com Ele.

É por estes motivos que o apóstolo Paulo termina o capítulo 15 de 1Coríntios com essas palavras:

1 Coríntios 15:53—58

53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.

54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário