sábado, 18 de agosto de 2012

O QUE É SER BEM AVENTURADO?


Resultado de imagem para bem-aventurado

Introdução

I. O que significa ser “Bem Aventurado”?

Vivemos dias repletos de falsos mestres que ensinam que a verdadeira felicidade do cristão está atrelada à:

·       Prosperidade Material

·       Saúde Inabalável

·       Casamento Bem Sucedido

·       Filhos Brilhantes

·       Etc.

Mas o que a Bíblia diz de verdade? A Bíblia chama as pessoas verdadeiramente felizes de BEM AVENTURADAS. A expressão grega é  μακάριος makários – e essa expressão define o Bem Aventurado, como alguém:

  • Feliz
  • Abençoado
  • Grandemente abençoado
  • Afortunado

Em contrapartida não ser Bem Aventurado significa dizer que alguém é:

  • Infeliz
  • Desafortunado
  • Desgraçado

II. Em que não consiste ser Bem Aventurado.

Nos dias de hoje como nos dias de Jesus existe uma grande divisão entre servir a Deus e servir as riquezas. Jesus disse que não podeis servir a dois senhores. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Todavia são os chamados evangélicos que estão ensinando, nos dias de hoje, que Deus quer que você tenha riqueza e prosperidade.

A. Ser Bem Aventurado não é o mesmo que adquirir e possuir bens materiais.

Veja com atenção as passagens bíblicas a seguir e não se deixe enganar pelas falácias dos falsos mestres:

  • O rico tolo descrito por Jesus em Lucas 12:15— 20.

  • O Exemplo de Salomão – riquezas, poder, sabedoria tudo em excesso. Mas veja a conclusão que o próprio Salomão tirou de tudo isso em Eclesiastes 2:2—11.

II. Por que bens materiais não podem satisfazer nem tornar alguém feliz?

A. Porque eles são apenas “aparência” e não verdadeira substância.

  • 1 Coríntios 7:31. Bens materiais são apenas aparências e “a aparência deste mundo passa”.

  • 1 João 2:17 – Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

B. Tudo aquilo que não consegue acalmar o coração no meio da tormenta não pode abençoar o homem nem fazê-lo feliz.

Note com atenção os seguintes textos e histórias da Bíblia:

  • Os Egípcios – Êxodo 12:35—36.
  • O povo de Israel – Ezequiel 7:19.
  • O rei da Babilônia – Daniel 5:1—6.

C. Os que se preocupam com bens materiais sufocam a palavra de Deus

  • Mateus 13:22 — O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
D. Riquezas materiais trazem dano e não bênção e nem felicidade.

  • Dano de acordo com Eclesiastes 5:13 — Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano.

  • Orgulho de acordo com Ezequiel 28:2— 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus 3 sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti; 4 pela tua sabedoria e pelo teu entendimento, alcançaste o teu poder e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros;5 pela extensão da tua sabedoria no teu comércio, aumentaste as tuas riquezas; e, por causa delas, se eleva o teu coração, 6 assim diz o SENHOR Deus: Visto que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus, 7 eis que eu trarei sobre ti os mais terríveis estrangeiros dentre as nações, os quais desembainharão a espada contra a formosura da tua sabedoria e mancharão o teu resplendor.

  • Arrogância e Imoralidade de acordo com Jeremias 5:7—9 — 7 Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; depois de eu os ter fartado, adulteraram e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos; 8  como garanhões bem fartos, correm de um lado para outro, cada um rinchando à mulher do seu companheiro. 9  Deixaria eu de castigar estas coisas, diz o SENHOR, ou não me vingaria de nação como esta?

  • Ruína e Perdição de acordo com 1 Timóteo 6:9 — Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

III. O que é ser Bem Aventurado?

A. É aceitar o convite de Deus.

  • Isaías 55:1 — Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
  • Mateus 11:28—30 — 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
  • João 7:38 - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
  • Apocalipse 22:17 — O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
B. Quando nos aproximamos de Deus e nos unimos a Ele acontece conosco o que está escrito em

Hebreus 12:18—24

18 Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,

19 e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,

20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.

21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!

22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia

23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

C. A promessa feita a nós é a da vida eterna – João 10:27—29 esta é a verdadeira e maior Bem Aventurança.

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.


D. Existe maior incentivo que possa ser dado do que este para que fujamos do pecado? Do pecado de possuir bens materiais que é o mesmo que apascentar o vento!

Conclusão

A. Que nunca digamos o que está contido em

Deuteronômio 29:19

Ninguém que, ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu íntimo, dizendo: Terei paz, ainda que ande na perversidade do meu coração, para acrescentar à sede a bebedice.

B. Que sempre digamos que somos peregrinos como aqueles que nos precederam na fé –

Hebreus 11:14—16

14  Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.

15  E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.

16  Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário