terça-feira, 20 de novembro de 2012

Salmos 119:33—40 — TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS – Estudo 006


 Foto de John Stott, um homem que personificou a dependência total de Deus

Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


E. Exposição do Salmo 119:33—40 — O Salmista confessa sua total dependência de Deus com relação à leitura, meditação, compreensão e prática da Palavra de Deus no dia a dia.

I. Introdução

A quinta divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ה – Rê que significa “casa”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 5. Normalmente é transliterada como a letra “h” em português.

II. Na divisão anterior vimos como o Salmista sabia que precisava depender de Deus para cumprir as decisões que havia tomado – ver Salmos 119:27, 29.

III. Nesta nova divisão o Salmista vai demonstrar sua total dependência de Deus no que diz respeito à sua, do Salmista, relação com a palavra de Deus. A palavra de Deus, a Bíblia, não é como nenhum outro livro. Ela é uma palavra viva e eficaz — Hebreus 4:12. O Senhor Jesus disse: O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida — João 6:63. Por este motivo, precisamos e muito, depender da força de Deus se vamos interagir com a palavra de Deus de maneira proveitosa no dia a dia. Vejamos os pedidos que o Salmista faz a Deus

a. Verso 33 – O Salmista pede para ser ensinado. Este pedido se repete 15 vezes no livro dos Salmos. Dessas, oito vezes somente no Salmo 119. Cada um destes versos apresenta um aspecto da pessoa ou da obra de Deus neste mundo, que justificam o desejo do Salmista de ser ensinado. Eis algumas destas verdades:

  • Salmos 119:64 — A terra está cheia da bondade do Senhor! 

  • Salmos 119:68 — Deus é bom e faz o bem! 

  • Salmos 119:124 — O Salmista pede para ser tratado segundo a misericórdia do Senhor! 

  • Salmos 119:135 — Resplandeça o rosto do Senhor sobre o povo de Deus – ver Levítico 6:22—27. 

  • O mesmo desejo precisa estar presente em nossas vidas, pois Jesus disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus - Mateus 18:3. 

  • Quando Deus nos ensina Ele nos capacita a guardarmos seus mandamentos até o fim. 

b. Verso 34 – Neste verso o Salmista pede que Deus lhe dê pleno entendimento da Sua Palavra. Muitas vezes queremos entender os mandamentos do Senhor apenas para descobrir alguma forma de escaparmos da obrigação de obedecê-los. Nos dias do Senhor Jesus, os judeus haviam pervertido, em muitos casos, a obediência aos mandamentos de Deus, porque desejavam seguir seus próprios corações — ver Marcos 7:9—13 O desejo do Salmista ao contrário, era: Dá-me entendimento e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

c. Verso 35 – O salmista pede para Deus guiá-lo. A direção de Deus é garantia que não iremos desobedecer a Deus seja por ignorância, seja por negligência da nossa parte. O Salmo 1 descreve o homem bem-aventurado como aquele que:

1. Não anda no conselho dos ímpios.

2. Não se detém no caminho dos pecadores.

3. Nem se assenta na roda dos escarnecedores

4. Antes seu prazer está na Lei do Senhor.

5. E na sua lei medita de dia e de noite.

d. Verso 36 – O Salmista reconhece que a inclinação apropriada do coração só é possível com a ação de Deus. Muito mais que uma inclinação, hoje somos habitados pelo Espírito Santo de Deus que tem gravado os mandamentos de Deus sobre nossos corações – ver Jeremias 31:33 e Hebreus 8:10 e 10:16. O Salmista pede também que Deus não permita que seu coração se incline para a cobiça representada pelos bens materiais. Veja a declaração do Salmista no verso 72.

e. Verso 37 – Existe muita sedução neste mundo. Existe muito fascínio neste mundo. O Salmista sabe que estas coisas não passam de vaidade. É como correr atrás do vento. Vejamos o testemunho de alguém que conquistou tudo o que é possível conquistar nesta vida:

Eclesiastes 2:1—11

1 Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade.

2 Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve?

3 Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida.

4 Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.

5 Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie.

6 Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.

7 Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa; também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém.

8 Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres.

9 Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.

10 Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas.

11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.

Agora podemos entender porque o Salmista pede a Deus que o proteja de contemplar a vaidade! A posse de bens materiais não produz nem paz, nem alegria que sejam duradouras. Mas a presença de Deus e a palavra de Deus têm poder para nos vivificar. Abramos nossos corações para Deus. Deixemos Deus nos inundar com Sua palavra e com Sua presença.

f. Verso 38 – Neste verso o Salmista pede que Deus confirme uma promessa feita. Que promessa seria esta? A Bíblia está cheia de promessas. De fato o apóstolo Pedro fala o seguinte:

2 Pedro 1:3—4

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.


  • Mas acerca de qual das promessas exatamente o Salmista está se referindo? A linguagem do verso 38 não deixa dúvidas de que ele está se referindo a uma promessa específica. E esta promessa é uma promessa que está diretamente atrelada ao temor do Senhor. O verso 4 do Salmo 130 pode nos ajudar a entender melhor a que promessa o Salmista estava se referindo. Sim, a promessa a que o Salmista está se referido é relativa ao perdão de Deus! O perdão de Deus nos é concedido gratuitamente, com o uso de formas verbais superlativas, como pode ser facilmente demonstrado pelos versos a seguir: Salmos 25:7; 51:9; 79:9; 85:2; 103:10; Isaías 1:18; 38:17; 43:25; 44:22; Jeremias 31:34; Miquéias 7:19; Hebreus 8:12; 10:17; 1 João 2:12.

O PERDÃO DE DEUS

Os Pedidos do Povo de Deus

Salmos 25:7 - Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.

Salmos 51:9 - Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

Salmos 79:9 - Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome.

O Que Deus Faz

Salmos 85:2 - Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos.

Salmos 103:10 - Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades.

O Que Deus Tem Prometido – Note bem os superlativos utilizados!

Isaías 1:18 - Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

Isaías 38:17 - Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Isaías 43:25 - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

Isaías 44:22 - Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Jeremias 31:34 - Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Miquéias 7:19 - Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Hebreus 8:12 - Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Hebreus 10:17 - Acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

Uma Última Palavra

1 João 2:12 - Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.

g. Verso 39 – O Salmista pede que Deus o proteja da única coisa que ele realmente teme e que é ser desobediente aos mandamentos do Senhor. O Salmista via a desobediência aos mandamentos de Deus, aos quais ele se refere como “sendo bons”, como um verdadeiro opróbrio, ou seja, como algo do que se envergonhar. O Salmista repete a idéia apresentada no verso 31 deste mesmo salmo.

h. Verso 40 – O Salmista suspirava pelos mandamentos do Senhor. De vez em quando aparecem pessoas assim. Pessoas que se deixam consumir pelo desejo de ver a palavra de Deus sendo praticada. Jesus disse: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos - Mateus 5:6. Nada poderia descrever melhor nossos desejos por algo do que as expressões ter fome e ter sede!

Conclusão:

Todos nós concordamos que o ideal mesmo seria se todo mundo fosse obediente aos mandamentos do Senhor. Certo? Então que tal começarmos por mim e por cada um de vocês. Façamos nossas as petições do Salmista nesses 8 versos e vejamos a diferença que este tipo de oração pode fazer em todas nossas vidas.

OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: