sábado, 3 de novembro de 2012

SALMOS 23:3b - GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA - 006

Resultado de imagem para guia-me pelas veredas da justiça

Esse artigo é parte da série "O Senhor é Meu Pastor do Salmo 23" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior



SALMOS 23:3b - GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA, POR AMOR DO SEU NOME

Introdução.

• Ovelhas, como os seres humanos, são animais de hábitos. Desse modo, se forem deixadas por sua própria conta:

 Elas seguirão sempre os mesmos caminhos até que esses se tronem gastos.

 Elas comerão o capim até arrancá-lo pelas raízes, destruindo, com isso, tanto a planta quanto a terra.

• Os resultados diretos dessas práticas destrutivas, mas agradáveis às ovelhas, é o seguinte:

 O solo sofre erosão por causa dos trilhos e da falta dos pés de capim que foram arrancados. Sofrendo erosão, perde também sua fertilidade.

 Se não forem conduzidas a pastos diversos, em pouco tempo as ovelhas começarão a caminhar sobre um terreno infestado de nematódeos e sarna.

• O pastor deve estar sempre atento a essas situações e, seu melhor recurso é sempre mudar as ovelhas de pasto.

• Davi tinha tudo isso em mente, quando atribui ao Senhor, enquanto pastor, como parte do “nada me faltará”, a seguinte afirmação:

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA, POR AMOR DO SEU NOME

I. Ovelhas Precisam de Direção

• Extensas áreas de terra na Espanha, na Grécia, na Mesopotâmia, no Norte da África, na parte ocidental dos Estados Unidos, na Nova Zelândia e na Austrália estão marcadas pela destruição permanente causada por ovelhas.

• É interessante notarmos que, mesmo desejando o velho e conhecido pasto, as ovelhas, todavia, sentem grande alegria, todas as vezes quando são conduzidas a um novo pasto

• Nas fazendas modernas, os pastos são cercados e as ovelhas são movidas, de forma periódica, por cada um deles. Todas as vezes que a porteira se abre para dar passagem de um pasto para os outro a ovelhas reagem pulando e dando coices no ar, para expressar a alegria que estão experimentado quando cruzam do velho para o novo.

II. Seres Humanos Precisam de Direção

• Como a ovelhas, nós também somos animais de hábitos adquiridos e muitos deles são bastante destrutivos.

• Nosso orgulho e auto-determinação acabam por nos conduzir à destruição. É incrível, mas nos agarramos até mesmo a hábitos que vimos destruir a vida de outras pessoas. O profeta Isaías disse acerca de nós o seguinte:

 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos – Isaías 53:6

• “Desviar pelo caminho” significa que eu faço o que eu quero. Sou livre para realizar o que desejo e seguir minhas próprias idéias. Mas o livro de Provérbios diz:

 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte – Provérbios 14:12.

• Em contraste a tudo isso, Jesus, nosso Bom Pastor, disse o seguinte: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim – João 14:6. E ainda mais: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância – João 10:10.

• Mas, como ovelhas teimosas, não queremos nos achegar a ele. Não temos interesse em segui-lo. De fato, não queremos ser conduzidos para veredas de justiça.

• O mundo em que vivemos está cheio de pessoas assim: Lares desfeitos, corações em sofrimento, vidas destruídas, personalidades pervertidas que se encontram por todos os lados, provam, acima de qualquer dúvida, que estamos diante de pessoas que seguiram seus próprios caminhos. Nossa ambição e egoísmo deixam para trás um mundo arruinado e repleto de remorso.

• Mas alguém poderia me dizer: Pregador, fale apenas por você mesmo. Eu sei que quero seguir a Jesus e andar pelas veredas da justiça. Sério mesmo? Vamos ver então algumas das implicações para andar nessas veredas.

III. Implicações de Andar nas Veredas da Justiça

• Em meio ao caos e confusão em que vivemos, Jesus, o Bom Pastor, aparece e nos diz: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? – Marcos 8:34—37

• A maioria dos cristãos não quer isso. Não queremos negar a nós mesmos. Não queremos ceder nosso direito de tomar nossas próprias decisões. Não queremos seguir e, definitivamente, não queremos ser conduzidos.

• Mas esse, meus irmãos e irmãs, é exatamente o “X” da questão. É aqui que a “porca torce o rabo”. É aqui que decidimos se vamos seguir a Jesus ou se vamos deixar de segui-lo.

• Existem muitos freqüentadores de igrejas, de todas as denominações, dessa mesmo aqui, que são pessoas voluntariosas, teimosas, indiferentes e egoístas que, na realidade não podem ser consideradas seguidores de Jesus.

• O que está implícito nas palavras de Jesus? O que está implícito em “andar pelas veredas da justiça”?

 Implica que em vez de amar a mim mesmo, estou mais disposto a amar a Jesus e aos outros. O amor é um ato deliberado da nossa vontade. Foi assim que Jesus nos amou: de maneira deliberada – ver 1 João 3:16.

 Implica que, ao invés de tentar me identificar com a multidão, eu me disponho a caminhar e me identificar com o povo de Deus. Como as ovelhas, somos gregários e desejamos integrar-nos na sociedade. Mas mesmo integrados, queremos nos destacar nos detalhes que agradam nossas personalidades egoístas. Quando nos identificamos, prá valer, com o Senhor, estamos sujeitos a chuvas e trovoadas, pois “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” - 2 Timóteo 3:12.

 Implica que invés de lutar pelos meus direitos eu estou disposto a sacrificá-los em benefício dos outros. Isso, realmente, não é fácil. O exercício de nossos direitos é algo que está sempre muito presente e muito vivo, em todas as nossas vidas. Estamos sempre muito conscientes da nossa própria importância e, por esse motivo, sempre nos ofendemos por qualquer coisa.

 Implica que me disponho a aceitar as circunstâncias, boas ou más, da perspectiva humana, com uma atitude de gratidão. Digo da perspectiva humana, porque a Bíblia é bem clara: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito - Romanos 8:28.

 Implica em exercitar minha vontade a favor da vontade de Deus. Tomar a cruz, dia após dia, é um ato deliberado da nossa vontade.

 Implica que em vez de seguir meu próprio caminho eu estou disposto a seguir o caminho de Cristo. Vou onde ele quer que eu vá, falo o que ele quer que eu diga e reajo da maneira como ele mesmo deseja que eu reaja.

Conclusão

1. A maioria de nós, e até mesmo dos cristãos em geral, possuímos muita informação acerca do que o Mestre deseja de nós. Mas são poucos os que realmente querem colocar em prática o que sabem.

2. Aqueles, porém, que seguem de perto as instruções do Senhor, são de fato guiados por Ele, e são conduzidos sempre a pastos novos.

3. É a vontade de Deus que sigamos com Ele, que caminhemos dia a dia com Ele.

4. Quando seguimos com Deus, nós fazemos bem a nós mesmos, fazemos bem aos irmão e fazemos bem à reputação do nome de Deus.

5. Quando falamos de caminhar com o Senhor, é o mesmo que dizer, que assim fazemos amparados pela Sua presença. Sim, porque andamos com Deus na força que Ele mesmo, através do seu Espírito Santo, supre – ver Atos 5:32 e 1 Pedro 4:11
Que Deus nos conceda a graça de nos deixar conduzir sempre mais e mais pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome. Amém.

OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 – O SENHOR É O MEU PASTOR =

002 – NADA ME FALTARÁ =

003 – ELE ME FAZ REPOUSAR =

004 — AGUAS DE DESCANSO =

005 – REFRIGERA-ME A ALMA

006 – GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA

007 – AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE

008 — O TEU BORDÃO E O TEU CAJADO ME CONSOLAM

009 — PREPARAS-ME UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS ADVERSÁRIOS

010 — UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO

011 — O MEU CÁLICE TRANSBORDA

012 — BONDADE E MISERICÓRDIA CERTAMENTE ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MIMHA VIDA

013 — E HBITAREI NA CASA DO SENHOR PARA TODO O SEMPRE
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/06/salmos-236b-e-habitarei-na-casa-do.html

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. deus sabe de todos os nosos caminhos , mesmo quando nao conhecemos a lei deus nos mostra o verdadeiro significado da verdade , perante os homes exist lei q nao convem a a deus mais aos homem entao deus nos guia no caminho serto da vida que e o caminho da justica em cristo

    ResponderExcluir