quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FESTAS DE FIM DE ANO: SEM FUNDAMENTO E VAZIAS



No último dia do ano de 2012 um número incontável de festas aconteceu ao redor do nosso pequeno planeta azul. De modo cego proposital ao fato que a raça humana encontra-se à beira do precipício que irá conduzi-la ao Juízo Final diante do Deus Todo Poderoso e Soberano sobre todo o universo, o mundo deu às boas vindas ao ano novo de 2013 com a sensualidade habitual. Na manhã seguinte, muitos jornais estampavam a mesma mensagem: “Foliões Dão As Boas Vindas a 2013”. Nas grandes capitais ao redor do planeta gigantescas festas aconteceram regadas com muito álcool e com grande consumo de outras drogas.

Muito chamados cristãos também fizeram suas festas de despedida do ano velho, saudando o ano novo com uma bebedeira idêntica àquela dos incrédulos. Como disse Carl F. Henry: “Os incrédulos não são filhos de Deus, não porque não possuem conhecimento dele, mas porque lhes falta compromisso espiritual e obediência vocacional. O fato dos judeus não “conhecerem a Deus” não significa que eles não tenham toda a informação cognitiva a respeito dele, mas que eles desobedeceram e rejeitaram as exigências éticas de Deus. Os profetas do Antigo Testamento, na mesma direção, atribuem a ignorância do homem à respeito de Deus (Is 1.3) e o fracasso em adorá-lo (Jr 10.25), à própria estupidez humana e à má conduta ética (Is 5.12)”[1]. Assim aconteceu com a maioria das festa de fim de ano.

Como muitos brasileiros são americanófilos não faltou a apresentação da passagem de ano no Times Square em Nova York, com a presença do prefeito da cidade e muita mulher com pouca roupa. O clímax foi quando a tradicional bola percorreu seu caminho atingindo seu alvo, exatamente, à meia noite. A multidão estava eletrizada e uns desejavam aos outros “um feliz e próspero ano novo”. Mas, como sabemos tais votos são vazios, não têm nenhum significado verdadeiro e estão carregados apenas de misticismo emocional.

É importante frisarmos que todas as festas de ano novo que aconteceram ao redor do mundo são incapazes de remover a condenação e ira de Deus que permanece sobre pendente sobre a cabeça de todos os incrédulos, conforme podemos ler em:

João 3:19

O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

João 3:36

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Nem causa qualquer alteração na exclusividade da salvação através de Jesus — ver nosso artigo sobre exclusivismo cristão através desse link aqui:


Além disso, também não causa nenhuma mudança na realidade que aguarda essa pessoas amanhã.

Para nos ajudar a manter a sobriedade necessária nesses dias de tanta inconsequência, lembremo-nos das seguintes palavras:

Eclesiastes 7:2—6 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje

2 É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.

3 A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo.

4 Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte.

5 É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo.

6   risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo—não quer dizer nada.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.




[1] Henry, Carl. F. H. God, Revelation and Auhority, Volume Two: God Eho Speaks and Shows — Fifteen Thesis, Part One. Crossway Books, Wheaton, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário