segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 007:- ROMANOS 12:5 - SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS “EM CRISTO”.



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

7 – Romanos 12:5 - Assim também nós, conquanto muitos somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.

Assim também nós, conquanto muitos — O apóstolo Paulo tem razão ao dizer que somos muitos e hoje em dia. somos muitos mais do que nos dias dos apóstolos, o que torna a verdade deste versículo ainda mais aguda. Mas apesar de sermos muitos, nós temos que entender que...

Somos um só corpo — Isto quer dizer que estamos unidos — como que costurados — uns nos outros. Juntos perfazemos uma sociedade ou um povo que é completamente mútuo — dependente. Devemos ter os mesmos interesses em nossos corações, mas estes mesmos interesses devem ser promovidos ou alcançados de acordo com os variados talentos a nós distribuídos pelo Espírito Santo de Deus e de acordo com as oportunidades que Deus nos concede. Da mesma maneira que o bem estar do corpo humano é alcançado pela justa cooperação de cada membro, sejam os pés, os olhos ou os rins, assim também deve ser com o corpo espiritual do qual participamos. Cada um de nós precisa cumprir sua função conforme comissionado por Deus.

Em Cristo — Por estarmos em Cristo — completamente imersos — nós estamos profundamente relacionados com Ele — Jesus é a cabeça do Corpo — ver Efésios 1:22—23 — e completamente dependentes uns dos outros, porque somos membros uns dos outros.  Outra passagem que ilustra bem nossa dependência do Senhor é João 15:1—7:

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

A nossa união com Cristo e uns com os outros não é física nem implica na destruição de nossas identidades pessoais. Não se trata também de uma união misteriosa ou ininteligível. Quando falamos que Jesus é a cabeça do corpo estamos apenas usando outra expressão para dizer o que foi expresso, de maneira tão gloriosa pelo profeta Isaías, quando disse: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz - Isaías 9:6”. Sim, Jesus é nosso Legislador — como Moisés — nosso Guia e nosso Redentor. Estamos unidos ao Senhor por tenros laços de amor e afeição, gratidão e amizade[1].

Jeremias 31:3

De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

Oséias 11:4

Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.

Quando dizemos que estamos unidos ou imersos em Cristo estamos na realidade afirmando que reconhecemos a Jesus como nosso Salvador e Senhor comum — no sentido de “pertencente a todos ou a muitos”. Por causa desta nossa união com Jesus e uns com os outros toda e qualquer outra união torna-se impossível. Todavia este relacionamento com o Senhor não é nem mais distinto nem mais misterioso do que aquele que une um amigo a outro amigo, ou os filhos a seus pais ou esposos a suas esposas. De fato o amor que Jesus nutre pelo seu corpo é comparado ao amor que deve existir entre o marido e sua mulher:

Efésios 5:23—33.

22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;

23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.

24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.

25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,

27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.

29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;

30 porque somos membros do seu corpo.

31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.

32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.

33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

Desta forma o Senhor quer deixar bem claro para nós que nosso relacionamento com Ele é como outros relacionamentos que experimentamos.

E membros uns dos outros — Quando Paulo diz que somos membros uns dos outros ele está querendo demonstrar o quão unidos e mutuamente dependentes nós nos encontramos. Isso, por sua vez, indica que devemos realmente estar a serviço uns dos outros. Um dos motivos primordiais da nossa existência e propósito nesta vida são as necessidades que nossos irmãos têm e que podem ser satisfeitas somente por nós:

1 Coríntios 12:13 e 24—27

13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,

25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.

27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

Assim, cada um de nós tem uma função no corpo de Cristo e este mesmo corpo padece quando nós não executamos nossa função a contento. É a soma de cada um de nós que faz o todo do corpo de Cristo ser o que é. Em função disto nós podemos concluir:

  • Nenhum membro do corpo de Cristo deve pensar que não é importante. Ao executar a função atribuída por Deus dentro do Corpo de Cristo, cada um de nós é imprescindível. 

  • Por séculos temos sido massacrados com a idéia de que existem cidadãos de primeira, segunda e terceira classe rumando para o Reino dos Céus. Nada é mais falso. 

  • A única atitude que realmente importa no corpo de Cristo é a de SERVIÇO — ver Marcos 10:42—45. Títulos, graus e posições elevadas nessa vida destruíram a simplicidade da comunhão cristã onde somos todos irmãos. 
LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] O dicionário Aurélio — Século XXI define amizade como: Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual:

Nenhum comentário:

Postar um comentário