quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 1 – ESTUDO 012



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 012 – A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — 9.

d. O Louvor de Zacarias – Lucas 1:67—79 - continuação.

ii.  E nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo — Verso 69.

Onde nossa versão de Almeida Revista e Atualizada – ARA – lê: “plena e poderosa”, o texto grego tem apenas uma palavra que é - κέρας kéras – chifre - que para os hebreus e, para outras nações, é um símbolo de força e coragem, e usado como tal numa variedade de frases, inclusive aqui. Em outras palavras, o que Zacarias quer dizer é que o salvador que traz a salvação é um ser realmente poderoso e glorioso. A linguagem aqui usada é reminiscente daquela que encontramos em Salmos 18:1—3:

Resultado de imagem para o senhor é a minha força

·       Eu te amo, ó SENHOR, — חִזְקִי chizekiy força minha — o SENHOR é a fonte das nossas forças ou a origem de onde derivamos nossas forças:


Ø O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? — Salmos 27:1.


Ø O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo — Salmos 29:11.


Ø Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações — Salmos 46:1.


Ø Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre — Salmos 73:26.


·      
     O SENHOR é a minha — סַלְעִי saleyiyrocha — isto quer dizer que o salmista reconhecia que devia sua segurança inteiramente a Deus: 


Ø Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha — Salmos 27:5.


Ø Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo — Salmos 61:2—3.


Ø Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado — Salmos 62:6.

 

·       O SENHOR é a minha — מְצוּדָתִי metsudatiy cidadela ou fortaleza — ou seja, o SENHOR é um lugar seguro para o Seu povo, como uma fortaleza construída em uma alta montanha inacessível: 


Ø Vem do SENHOR a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação — Salmos 37:39.


Ø Sê tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha; ordenaste que eu me salve, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza — Salmos 71:3.


Ø O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Salmos 91:1—2.


 Resultado de imagem para libertação
·       O SENHOR é o meu - פַלְטִיpaletiy - libertador – com isto o salmista afirma que Deus é aquele que faz com que escapemos dos perigos que nos espreitam. Deus é aquele que nos preserva no meio das tribulações e dificuldades. O uso da expressão “libertador: também está associado a um senso de urgência: 


Ø Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu! - Salmos 40:17.


Ø O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte - Salmos 68:20.


Ø Eu sou pobre e necessitado; ó Deus, apressa-te em valer-me, pois tu és o meu amparo e o meu libertador. SENHOR, não te detenhas! - Salmos 70:5.


 
·       O SENHOR é o meu — אֵלִי EliDeus, o meuצוּרִי tsuriy — rochedo em que me refugio – quando o salmista usa a expressão “Deus”, ele o faz de uma maneira ímpar, em termos de linguagem religiosa, pois o Deus a quem ele se refere é ao mesmo tempo: um protetor, um auxiliador, um amigo, um pai e um Salvador. Esses conceitos não existem fora da tradição do Antigo e do Novo Testamento. Como “rochedo”, o uso é similar ao da expressão — סַלְעִי saleyi — rocha, que vimos acima:


·       Deus como um protetor, um auxiliador, um amigo, um pai e um Salvador:


Ø Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia — Salmos 59:16.


Ø Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação — Salmos 27:9.


Ø Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio — Salmos 30:10.


Ø Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo — Salmos 33:20.


Ø Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem — Salmos 60:11.


Ø Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade — Salmos 146:5 - 6.


Ø Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo — Êxodo 33:11a.


Ø Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada — Salmos 68:5.


Ø Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem — Salmos 103:13.


Ø Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade — Isaías 63:16.


Ø Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera — Isaías 64:8.


Ø Mas eu a mim me perguntava: como te porei entre os filhos e te darei a terra desejável, a mais formosa herança das nações? E respondi: Pai me chamarás e de mim não te desviarás — Jeremias 3:19.


Ø Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome — Salmos 79:9.


Ø Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador - Isaías 43:11.


Ø Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim - Isaías 45:21.


·       Deus como rochedo:


Ø Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo — Salmos 94:22.


Ø Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação — Salmos 95:1.

 

·       O SENHOR é o meu - מָגִנִּי maginiyescudo — Literalmente um escudo protetor, assim é o SENHOR para com o seu povo:


Ø Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência — Salmos 5:12.

Ø O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam — Salmos 18:30.


Ø O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei — Salmos 28:7.


Ø Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente — Salmos 84:11.


Ø Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo — Salmos 115:11.


Ø Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero — Salmos 119:114.

 
 O chifre era o símbolo de força por excelência

·       O SENHOR é a — קֶרֶן queren — força da minha salvação — literalmente o “chifre da minha salvação”, que é exatamente a linguagem usada por Zacarias em Lucas 1:69. Ver ainda: 


Ø O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas - Salmos 18:32—33.


Ø Tu, porém, SENHOR, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me - Salmos 22:19.


Ø Em ti, força minha, esperarei; pois Deus é meu alto refúgio - Salmos 59:9.


Ø Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva - Salmos 84:5—6. 

 
·       O SENHOR é o meu — מִשְׂגַּבִּי misggabbiy — baluarte. Local alto, fora do alcance do inimigo. Literalmente um local bastante elevado e de difícil acesso na terra de Moabe: 

Ø Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo — Salmos 94:22. 


Ø Salmos 18:3 — Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.

Tanto para o salmista, quanto para o sacerdote Zacarias, Deus é um protetor completo, um libertador poderoso, um amigo confiável, um pai amoroso e, finalmente, um salvador perfeito. Isto é tudo o que precisamos! Conhecer a um Deus assim é o maior privilégio que um ser humano tem.




OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário