domingo, 14 de abril de 2013

PARÁBOLAS DE JESUS - MATEUS 21:33—46 — A PARÁBOLA LAVRADORES MAUS — SERMÃO 014 – PARTE 1



Esse artigo é parte da série "Parábolas de Jesus" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará links para os outros artigos dessa série.

A PARÁBOLA LAVRADORES MAUS — MATEUS 21:33—46

33 Atentai noutra parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do país.

34 Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam.

35 E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram.

36 Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte.

37 E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão.

38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança.

39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.

40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?

41 Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.

42 Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?

43 Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.

44 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

45 Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, entenderam que era a respeito deles que Jesus falava;

46 e, conquanto buscassem prendê-lo, temeram as multidões, porque estas o consideravam como profeta.


Resultado de imagem para parábola dos lavradores

Introdução

·       Existem 39 parábolas contadas por Jesus registradas nos Evangelhos. 

·       As parábolas dos Dois Filhos, dos Lavradores Maus e das Bodas fazem parte da grande confrontação que existiu entre o Senhor Jesus e as lideranças religiosas dos seus dias. 

·       A parábola dos Lavradores Maus é a única registrada pelos 3 evangelhos sinóticos. As outras duas são registradas somente por Mateus. 

·       Um dos enfoques destas parábolas tem a ver com pretensão e a falsidade da liderança religiosa denunciada de forma veemente pelo Senhor em Mateus 23:5—7, onde lemos:

5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.

6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,

7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.

Nos dias de hoje não é muito diferente com os pastores exigindo que suas funções sejam transformados em títulos para sua própria honra e glória.

I. A Parábola.

A. A Imagem da Vinha

·       A vinha sempre foi uma imagem do povo de Deus. 

1.    No Antigo Testamento encontramos referências a esta verdade tanto nos Salmos quanto nos profetas Isaías, Jeremias e Zacarias.

2.    Foi o Senhor quem estabeleceu o povo de Israel como uma vinha quando o tirou do Egito com poderosa mão.

3.    Ao contrário do faraó que fez a vida dos judeus insuportável, a ponto deles considerarem o Egito uma fornalha ardente, o Deus verdadeiro os estabeleceu em uma terra que “manava leite e mel” onde os mesmos puderam florescer:

Salmos 80:8—11

8 Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste.

9 Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra.

10 Com a sombra dela os montes se cobriram, e, com os seus sarmentos, os cedros de Deus.

4.    De acordo com o profeta Isaías, Deus plantou Sua vinha em um “outeiro fertilíssimo, cercou-a com uma sebe — cerca viva — e com um muro de pedra, sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar.”

5.    O cuidado de Deus foi tão grande que o profeta não podia deixar de perguntar: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?

6.    Mas apesar de todo este cuidado a resposta do povo de Israel deixou a desejar. Ainda usando a ilustração da vinha o profeta Isaías segue perguntando: “E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?” Em Jeremias 2:21 Deus faz a mesma pergunta pela boca do profeta Jeremias: “Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava?

7.    E para que não houvesse nenhuma dúvida acerca do que o profeta estava falando ele arremata: Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.

8.    Nos dias de Jesus, havia no templo um mural enorme, banhado de ouro (alguns dizem que era de ouro maciço) com uma videira em alto relevo representando a nação de Israel. Este mural havia sido um presente do rei Herodes para enfeitar o Templo. Este seria um local bastante apropriado para esta confrontação entre Jesus e as lideranças religiosas do Seu tempo.

B. Os Lavradores da Vinha do Senhor – Aquilo que está dito. 

  • O Senhor Jesus retoma o tema da vinha como uma continuidade das implicações da liderança religiosa dos seus dias querer exigir dele, uma satisfação acerca de onde provinha Sua autoridade e do fato dEle os haver condenado por haverem recusado receber o batismo de João. A parábola nada mais é do que uma reprodução da história eclesiástica do povo de Israel. 
  • V. 33. Jesus ordena: “atentai”. Eles tinham que ouvir o ensino e não ensinar, tinham que responder e não fazer as perguntas. Como Deus no Antigo Testamento, um dono de casa “plantou uma vinha, Cercou-a com uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois ausentou-se do país”. 
  • Naqueles dias uma vinha começava a produzir uvas de qualidade a partir do 5º ano. 
  • V. 34. No tempo apropriado o dono da vinha enviou seus servos para recolher sua parte. 
  • V. 35. Mas o lavradores em vez de cumprirem o acordo, espancaram a um, mataram a outro e apedrejaram um terceiro — Jesus está provavelmente fazendo uma referência ao profeta Jeremias que foi espancado e amarrado a um tronco por ordens de Pasur, filho do sacerdote Imer, que era o presidente do templo em Jerusalém, ao profeta Isaías que, segundo a tradição foi serrado ao meio e a um sacerdote chamado Zacarias que foi apedrejado na própria área do templo! 
  • V. 36. O dono da casa enviou outros servos, mas estes não tiveram melhor sorte. 
  • V. 37. Por fim o dono da casa decide enviar seu filho — Marcos e Lucas usam a expressão “filho amado” — na esperança de que ele seria respeitado. 
  • V. 38. A ganância daqueles homens não conhecia limites. Primeiro eles se recusaram de forma sistemática a repartir os frutos. Agora percebem, de forma equivocada, que matando o herdeiro poderiam tomar posse completa da vinha da qual eram meros servos arrendadores. 
  • V. 39. Lançam mão do herdeiro e lançando-o para fora da vinha o assassinaram. 
  • V. 40. Repetindo o profeta Isaías que havia pedido que o povo julgasse entre a vinha e o SENHOR, Jesus pergunta o que os líderes acham que o senhor da vinha fará àqueles malfeitores? 
  • V. 41. A resposta foi que faria perecer de forma horrível os malfeitores e arrendaria a vinha a outros que cumprissem o que fora acordado. 
  • V. 42. Antes de concluir, Jesus faz uma transição da imagem da vinha para outra imagem muito conhecida em Israel que é a imagem da pedra que os construtores rejeitaram e veio a ser a pedra principal e isto por obra do SENHOR! 
Salmos 118:22

A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.

  • V. 43. Somente agora Jesus faz a aplicação da parábola indicando que a rejeição da pessoa dEle teria implicações muito mais profundas do que a rejeição de João Batista e dos outros profetas anteriores. A consequência de recusar ouvir a Jesus seria que o reino de Deus lhes seria tirado e dado a outro povo. 
  • V.44. Jesus então diz que “todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó”. 
  • V.45—46. Uma vez expressada a conclusão de Jesus a liderança religiosa em vez de se arrepender procurava com mais empenho por em prática seus planos assassinos, mas se sentiam tolhidos pela multidão que considerava Jesus um verdadeiro profeta.

Continua....

OUTRAS PARÁBOLAS DE JESUS PODEM SER ENCONTRADAS NOS LINKS ABAIXO:

001 – O Sal

002 – Os Dois Fundamentos

003 – O Semeador

004 – O Joio e o Trigo =

005 – O Credor Incompassivo

006 — O Grão de Mostarda e o Fermento

007 — Os Meninos Brincando na Praça

008 — A Semente Germinando Secretamente

009 e 010 — O Tesouro Escondido e a Pérola de Grande Valor

011 — A Eterna Fornalha de Fogo

012 — A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

013 — A Parábola dos Dois Irmãos

014 — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 1

014A — A Parábola dos Lavradores Maus — Parte 2

015 — A Parábola das Bodas —

016 — A Parábola da Figueira

017 — A Parábola do Servo Vigilante

018 — A Parábola do Ladrão

019 — A Parábola do Servo Fiel e Prudente

020 — A Parábola das Dez Virgens

021 — A Parábola dos Talentos

022 — A Parábola das Ovelhas e dos Cabritos

023 — A Parábola dos Dois Devedores

024 — A Parábola dos Pássaros e da Raposa

025 — A Parábola do Discípulo que Desejava Sepultar Seu Pai

026 — A Parábola da Mão no Arado

027 — A Parábola do Bom Samaritano — Completo

027A — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 1

027B — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 2 — Os Ladrões e o Sacerdote

027C — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 3 — O Levita

027D — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 4 — O Samaritano

027E — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 5 — O Socorro

027F — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 6 — O transporte até a hospedaria

027G — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 7 — O pagamento final

027H — A Parábola do Bom Samaritano — Parte 8 — O diálogo final entre Jesus e o doutor da Lei

028 — A Parábola do Rico Tolo —

029 — A Parábola do Amigo Importuno —

030 — A Parábola Acerca de Pilatos e da Torre de Siloé

031 — A Parábola da Figueira Estéril

032 — A Parábola Acerca dos Primeiros Lugares

033 — A Parábola do Grande Banquete

034 — A Parábola do Construtor da Torre e do Grande Guerreiro

035 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 001

036 — Introdução a Lucas 15 — Parábolas Acerca da Condição Perdida da Raça Humana — Parte 002

037A — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 001

037B — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 002

037C — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 003

037D — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 004 — A Influência do Antigo Testamento

037E — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 005 — Características Cristológicas da Parábola da Ovelha Perdida

037F — Parábolas de Jesus — Mateus 18:12—14 e Lucas 15:4—7 — A Parábola da Ovelha Perdida — Parte 006 — A importância das pessoas perdidas.


Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário