quinta-feira, 2 de maio de 2013

ENCONTROS DE PODER - 008 — NOME - ὀνόματι — onómati


Resultado de imagem para nome

Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

II. OS PODERES — PARTE 7

ὀνόματιonómati — nome.

O “nome” — ónoma — é outro caso de metonímia onde a parte representa o todo. Em algumas seções de maior Antiguidade do Antigo Testamento o “nome do ETERNO” — shem YHWH — é usado para representar o próprio ETERNO. Isso permitiu que mais tarde esse nome fosse recebesse uma existência material como um pensamento distinto e não como um agente separado da vontade e da obra de Deus. É por esse motivo que o salmista diz:

Salmos 54:1

Ó Deus, salva-me, pelo teu ὀνόματι — onómati —  nome, e faze-me justiça, pelo teu δυνάμει — dunámei — poder —na LXX Salmos 53:3.

Nesse versículo as expressões onómati e dunámei funcionam, virtualmente como forças hipostáticas agindo a favor de Deus. O “nome” é, portanto, uma entidade transcendente a serviço da obra do ETERNO no mundo. Essa é uma das características do desenvolvimento da fé judaica à medida que entendiam melhor a pessoa de Deus. Quanto melhor eles entendiam a transcendência de Deus, tornava-se, cada vez mais necessário, transferir a obra de Deus para outros seres intermediários. O livro dos Jubileus bem como o Livro de Enoque — ambos parte do corpo da literatura apocalíptica judaica — afirmam que a Terra e até o próprio Universo foram criados pelo “nome” do ETERNO. Isso explica porque Simão, o mago pensava que o Espírito Santo fosse apenas um nome mágico de poder ἐξουσίαexousía — que podia ser transferido para ele em troca dum pagamento de uma taxa.  Isso costuma acontecer muitos nos nossos próprios dias, onde pelo pagamento de uma taxa, você pode comprar desde uma Bíblia ungida — passando por uma infinidade de objetos ungidos — até uma unção específica, de acordo com a oferta e o plano de pagamentos para a obtenção da mesma.

De acordo com os rabinos judaicos, os anjos possuem poder porque Deus compartilhou seu nome com eles: Miguel, Ganriel, Uriel. O “nome” — shem — de Deus está escrito sobre seus corações. Por esse motivo os anjos são apenas “poderes” ou “nomes” num sentido derivado. Não pode existir nenhum tipo de pensamento de ação independente acerca dos mesmos.

Como um termo de poder, ónoma, no Novo Testamento é usado, com maior frequência para designar Jesus como Senhor ou Cristo (97 das 225 ocorrências). A expressão também está relacionada com o nome de Deus outras 44 vezes, sempre no sentido do poder e do ser total — completo — de Deus. Em uma ocasião a expressão ónoma designa o ofício, a dignidade e a posição de Cristo como oposta — realmente superior — àquela dos anjos:

Hebreus 1:4

Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Sete vezes, a expressão “nome” representa a essência da maldade satânica. Todas essas referências se encontram no livro do Apocalipse. Quando usada para se referir à besta ou à grande meretriz, o mesmo cristaliza a realidade interna, a degeneração moral e a brutalidade do império romano; quando usada para se referir ao rei dos gafanhotos, ela abarca, do ponto de vista etimológico, as funções do mesmo; ele é o anjo do abismo sem fim cujo nome hebraico é Abadon e o nome grego é Apoliom: os dois nomes significam = DESTRUIDOR — ver

Apocalipse 9:11

E tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom.

Apocalipse 13:1

Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia.

Apocalipse 13:17

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Apocalipse 14:11

A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.

Apocalipse 15:2

Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus.

Apocalipse 17:3, 5

3 Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.

5 Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.

Os nomes dos poderes do mal são do interesse de Jesus como podemos ver em:

Marcos 5:9

E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

Também é do interesse das autoridades, os anciãos e os escribas e do sumo sacerdote descobrir de Pedro e João o seguinte:

Atos 4:7

Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?

A resposta de Pedro é categórica e não deixa nenhuma dúvida:

Atos 4:8—12

8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos,

9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado,

10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.

11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.

12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Diante desse nome — Jesus — os demônios recuam como os próprios discípulos e até mesmo pessoas de fora do círculo cristão logo vieram a descobrir:

Lucas 10:17

Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!

Atos 19:13—16

13 E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.

14 Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote.

15 Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?

16 E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.

Em poucas palavras, o nome de Jesus tornou-se o nome sobre todos os outros nomes, como está escrito:

Apocalipse 19:16

Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.


Filipenses 2:9—11

9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Efésios 1:21

Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.

Note as expressões: “em nenhum outro”, “acima de todo”, “toda língua confesse que Jesus”. Todas elas servem para indicar que não podemos limitar a expressão “nome” a poderes angélicos do mal como querem muitos neo pentecostais promotores da famigerada “Batalha Espiritual”. A expressão grega ónoma — nome — precisa incluir todo poder que tenha um título, toda autoridade investida de algum ofício, todo representante que ocupe algum cargo, seja divino, diabólico ou humano. Como lemos em

Colossenses 1:16

Pois, nele — em Cristo — foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

o termo ónoma aponta para o alto para a maior dimensão possível que pode ser representada por essa palavra.

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridfis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário