quarta-feira, 8 de maio de 2013

SERMÃO PARA O DIA DAS MÃES 2013 - MULHERES QUE AMAM DE VERDADE



TEXTO BASE: 2 Timóteo 1:4-5
Introdução

  • Nesse dia em que honramos as mães, queremos começar nossa mensagem pensando um pouco naquilo tudo que vocês fazem: Ser mãe não é algo parecido com um passeio no parque. Nem de longe. 
  • Quando um filho atinge a idade de 18 anos uma mãe investiu pelos menos 18.000 horas da sua vida nos processos educativos de seu filho/a. Isso que dizer que as mulheres que nunca tiveram filhos tiveram, em média, 3 meses por ano de tempo livre a mais do que aquelas que tiveram filhos. 
  • Conta-se que uma professora deu uma aula sobre magnetismo para alunos da 2ª Série. No dia seguinte ela deu um teste sobre a sala inteira. A primeira pergunta foi: Meu nome tem três letras e eu ando pela casa “apanhando as coisas”. Quem sou eu? A metade da classe respondeu: mãe em vez de ímã. 
  • Um amigo meu resolveu explicar o casamento para sua filha de 4 anos, mostrando-lhe o álbum do casamento dele com a mãe da criança. Depois de terminar a explicação ele perguntou se ela tinha alguma pergunta. A filha apontou para uma foto da festa e perguntou: Papai foi nesse dia que a mamãe veio trabalhar para nós? 
  • Nem todos sabem, mas existem alguns belos modelos de mães na Escrituras Sagradas.

Ø  Nós temos a mãe de Moisés, Joquebede, que arriscou a própria vida e desobedeceu ao mandamento do Faraó para lhe ensinar acerca da fé dos seus antepassados. 
Ø  Nós lemos acerca daquela mulher que compareceu diante do Rei Salomão e concordou em deixar que outra mulher levasse seu filho em vez de vê-lo partido ao meio como queria a outra mulher.
Ø  Ou a mãe de Tiago e de João, que sem saber o que estava pedindo, solicitou que Jesus mandasse seus filhos sentarem-se um à sua direita e outro à sua esquerda no Seu reino.
Ø  Ou a mãe do Rei Lemuel que lhe deu instruções acerca de como escolher uma boa esposa, o que o levou a escrever o louvor da “Mulher Virtuosa” que lemos em Provérbios 31.

  • Por outro lado eu entendo que o “Dia das Mães” é um dia difícil para algumas de vocês. 
Ø  Talvez você deseja ser mãe, mas não pode por um ou outro motivo. 

Ø  Talvez algumas de vocês não tiveram a melhor mãe do mundo. 

Ø  Outras talvez perderam suas mães. Quando crianças, há alguns anos ou recentemente. 

Ø  Algumas de vocês mães passaram pela dor de perder um filho ou uma filha. 

Ø  Talvez algumas de vocês estão passando pela dor de ter um filho ou filha desviado, no 
mundo, nas drogas, etc. 

Ø  Outras de vocês talvez estejam lutando sozinhas, sem companheiro, para criar um filho ou filhos. 

  • Mas nessa noite especial eu quero dizer para todas as mães do impacto que vocês podem ter na vida de seus filhos com ou sem a ajuda de um pai.

  • Meu tema hoje é:
UMA MÃE, UMA AVÓ E UM GAROTO

I. A História de Eunice

  • Eu quero apresentar a vocês uma mulher chamada Eunice. Ela cresceu em um lar judeu onde aprendeu a fé através de sua mãe Lóide. 
  • Quando adolescente, e apesar de toda instrução que havia recebido, Eunice se apaixonou por um homem grego que não dava muita importância para essas questões ligadas à fé. Ele devia ser um bom homem, mas devia pensar que esse negócio de Deus era algo sem importância. Nós lemos acerca disso em Atos 16:1 — Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego. 
  • Eunice e seu marido tiveram um filho a quem chamaram de Τιμόθεος Timótheos — Timóteo que significa: aquele que honra a Deus. 
  • É muito possível que o pai de Eunice veio a falecer e sua mãe Lóide foi morar com ela. As duas se empenharam em educar Timóteo nos caminhos de Deus. Também não ouvimos mais falar do pai de Timóteo. Foram Eunice e Lóide que transmitiram a fé a Timóteo. 
  • Mais tarde, quando Timóteo já era adolescente, ele se converteu à fé cristã e tornou-se companheiro de viagem de Silas e do Apóstolo Paulo conforme lemos em Atos 16:3 — Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego. 
  • Já perto do fim de sua vida, Paulo estava na prisão e de lá ele escreveu duas cartas endereçadas a Timóteo — 1 e 2 Timóteo — que agora já era homem adulto e pastor na igreja localizada na cidade de Éfeso. 
  • Em 2 Timóteo Paulo faz questão de abrir seu coração e falar de seu amor por Timóteo e da admiração que tinha por sua mãe e sua avó – ver 2 Timóteo 1:4—5 — Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 
II. Como Eunice e Lóide Influenciaram Timóteo

Resultado de imagem para eunice e timóteo

A. Em primeiro Lugar elas ensinaram Timóteo a Respeitar as Escrituras Sagradas

  • Paulo lembra a Timóteo que todos os que querem viver verdadeiramente para Deus serão perseguidos. Ele diz em 2 Timóteo 3:12 — Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 
  • Mas Paulo lembra Timóteo a permanecer firme nas coisas que havia aprendido em 2 Timóteo 3:14 — Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. 
  • No verso seguinte Paulo diz que Timóteo sabe essas coisas desde criança: 2 Timóteo 3:15 — E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 
  • É óbvio que Paulo está se referindo ao tempo da criação de Timóteo sob os cuidados de sua mãe Eunice e sua avó Lóide. Elas se empenharam de todas as formas para ajudar Timóteo a conhecer as Sagradas Escrituras. 
  • Essas duas mulheres conheciam a palavra de Deus e, por isso, podiam ensiná-la ao jovem Timóteo.
B. Em Segundo Lugar elas ensinaram Timóteo Acerca da Fé em Jesus


  • Paulo reconhecia que Eunice e Lóide tinham uma fé sincera. Sem falsidade, sem pretensão, sem fingimento. 
  • Mas a fé de outros não vale para nós. Timóteo precisava exercitar fé pessoal nas verdades bíblicas. E ter um bom modelo na própria mãe é algo realmente maravilhoso para poder se espelhar. 
  • Vamos apenas recordar a cadeia de pessoas aqui: Lóide, Eunice, Timóteo. Isso serve para mostrar a importância de vocês mulheres em ensinar seus filhos com ou sem a ajuda dos maridos. 
  • Mães que amam seus filhos de verdade: 
Ø  Estão mais preocupadas com a alma de seus filhos do que com o físico e as roupas que eles usam. 
Ø  Estão mais preocupadas com a vida eterna de seus filhos do que com o sucesso deles nessa vida. 
Ø  Estão mais interessadas no relacionamento de seus filhos com Jesus do que com eles serem populares nesse mundo. 
Ø  Estão mais interessadas em como seus filhos estão diante de Deus do que com o status social dos mesmos. 
Ø  Estão mais preocupados com o estado espiritual de seus filhos do que com suas habilidades esportivas, musicais ou intelectuais.

C. Em Terceiro Lugar elas ensinaram Timóteo A Servir o Próximo


  • Certamente foi essa qualidade que mais chamou a atenção de Paulo quando ele conheceu Timóteo. Ele era um adolescente que queria servir a Deus. 
  • Certamente as três maiores qualidades que Eunice e Lóide transmitiram a Timóteo foram: 
1.    Primeiro ele foi ensinado a ser um crente forte. Ele era, nas palavras de Lucas, um verdadeiro discípulo. Discípulo é aquele que dia a dia nega-se a si mesmo, toma a sua cruz e segue a Jesus. 
2.    Em segundo lugar ele tinha boa reputação das pessoas que o conheciam. Ele era um homem de palavra. Um homem firme. E isso ele tinha aprendido de sua mãe e sua avó. 
3.    Ele estava disponível para ajudar. Quando Paulo quis levá-lo, mesmo sendo apenas um adolescente, Timóteo estava pronto. Somente alguém que sabe que é amado em casa, se dispõe a correr riscos lá fora. 
  • Suzannah Wesley deu á luz a 17 filhos, inclusive João e Carlos Wesley. Todos os dias ela tirava uma hora para orar pelos seus filhos. Toda semana ela tirava uma hora para estar com um de seus filhos para conversarem sobre Deus e coisas espirituais. Que belo exemplo de mãe ela é.

III. Alguns princípios Fáceis de Seguir

  • Nunca se deixe manipular pelo choro. Só atenda pedidos feitos com educação. 
  • Para impedir mentiras, evite castigar quando a criança vier e fizer uma confissão voluntária de algo errado. Mas não tolere nenhuma atitude de rebeldia ou pecaminosa. Converse e depois discipline. 
  • Elogie e apoie o bom comportamento. 
  • Cumpra todas suas promessas feitas a seus filhos. 

Conclusão.

1. Mães nunca é cedo demais para começar a ensinar as verdades bíblicas a seus filhos e filhas. A demonstrar na prática como devem fazer para viver os mandamentos da palavra de Deus. A instilar amor e temor pela palavra de Deus. Quando seus filhos olham pra você que imagem eles fazem de Deus e da Bíblia? 
2. Mas vocês não estão sozinhas nessa missão. A Igreja está aqui para ajudar. Temos Escola Dominical, cultos infantis á noite, estamos começando um coral com as crianças e com a graça de Deus iremos, aos poucos acrescentando outros programas para ajudar. 
3. Mãe, se você quer instilar a fé em seus filhos cuide da sua própria fé em primeiro lugar. Leia a Bíblia, e ore. Frequente os encontros de comunhão da Igreja — Estudos, Cultos e etc. Dê um bom exemplo e ele, certamente será seguido. 
4. Mãe, seus filhos estão sendo treinados para serem: 
·       Discípulos verdadeiros de Jesus = negar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir a Jesus. 

·       Terem boa reputação. Eles são íntegros, honestos e confiáveis? 

·       Estarem disponíveis para servir outros em suas necessidades?


5. Mães ensinem seus filhos a orar, assim que aprenderem a falar. Ensinem seus filhos a lerem a Bíblia assim que aprenderem a ler.
 6. Nessa noite eu quero aplaudir em pé todas as mães. Que vossos filhos possam chamá-las de Bem-Aventuradas todos os dias. Nessa noite nós as chamamos de “Benditas do Senhor”. 
7. Quero agradecer a todas as mães pela dedicação que têm demonstrado pelos seus filhos. 
8. Louvamos a Deus, de todo coração por cada uma de vocês. 
9. Que Deus abençoe cada uma de vocês. OBRIGADO e FELIZ DIA DAS MÃES. 
Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

6 comentários:

  1. Tudo que aprendemos da palavra de Deus, nos edifica, pois só os ensinamentos do Pai, é verdadeiro e eficaz, parabens pelo estudo muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José,

      Obrigado por tomar do teu tempo para ler algo que escrevemos.

      Obrigado também por tuas generosas palavras.

      Deus abençoe você e os teus.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir
  2. muito bom seu blog ensina muito

    http://www.palavradodia.org/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por escrever e pelas suas generosas palavras.

      Deus te abençoe.

      irmão Alex

      Excluir
  3. munto bom que o SENHOR continui usando

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela explanação, Deus foi louvado neste artigo!!!

    ResponderExcluir