quarta-feira, 12 de junho de 2013

SAPO RECÉM-DESCOBERTO EM ISRAEL É ‘FÓSSIL VIVO’


Foto: Sarig Gafny
Sapo de Hula

De acordo com os serviços noticiosos da BBC, uma maravilha da criação de Deus, que no passado recente foi considerada uma espécie extinta, tornou a aparecer em Israel. Leia a notícia original dessa fantástica descoberta logo abaixo:

Rebecca Morelle

Repórter de Ciência do Serviço Mundial da BBC

Uma rara espécie de sapo recentemente redescoberta após ser declarada extinta acaba de ser reclassificada como um "fóssil vivo".

O sapo pintado de Hula, encontrado em Israel, ficou desaparecido durante quase 60 anos, mas um exemplar da espécie foi encontrado em 2011 em uma região pantanosa.
Exames indicaram que o sapo pertence a um grupo de anfíbios que se extinguiu há 15 mil anos.
"Foi uma grande descoberta - (o sapo) é como um ídolo em Israel", diz à BBC o professor Sarig Gafny, do israelense Ruppin Academic Center. "Daí descobrimos que o animal era um fóssil vivo. Foi incrível."

Chama-se de "fóssil vivo" um exemplar vivo de uma espécie que se acreditava estar extinta, e que geralmente - mas não necessariamente - era conhecida apenas através de fósseis.

A pesquisa sobre o sapo foi publicada no periódico Nature Communications. O site original da Nature Communications pode ser visto aqui:


Mesmo antes de ter sido declarado extinto, em 1996, o sapo pintado de Hula era uma criatura esquiva. Apesar de suas características bem peculiares - uma barriga com pintas pretas e brancas - apenas três exemplares adultos da espécie haviam sido vistos.

Testes genéticos

Quando o vale Hula, em Israel, foi drenado, nos anos 1950, a casa pantanosa dos sapos foi destruída. Cientistas pensaram que a espécie estava acabada.

Mas, dois anos atrás, um sapo pintado foi encontrado por um guarda florestal. Desde então, outros 13 exemplares foram descobertos.

Com isso, os cientistas puderam estudar a espécie detalhadamente.

O sapo havia sido classificado como um membro do grupo anfíbio Discoglossus, mas testes genéticos e tomografias indicaram que, na verdade, ele pertence ao grupo Latonia - comuns na Europa durante milhões de anos, mas em geral morreram há 15 mil anos.

"Ninguém teve a chance de ver um (sapo) Latonia porque ele foi extinto na Europa. A única forma de vê-los era por meio de fósseis", explicou Gafny.

"Mas todas as características observadas no sapo pintado de Hula (combinam com) as do fóssil da Latonia, e não do Discoglossus. Portanto, trata-se de um fóssil vivo."

Os pesquisadores dizem que o sapo foi "surpreendentemente resiliente", mas acrescentam que é muito importante agora assegurar sua sobrevivência.

Eles afirmam que esforços para levar a água de volta ao vale Hula ajudariam a assegurar um habitat adequado para a espécie.

A reportagem original da BBC pode ser vista por meio desse link aqui:


Diante de mais essa descoberta das maravilhas criadas por Deus, nos sentimos pequenos e nos curvamos, humildemente, diante do Deus Todo poderoso e todo sábio como diz o salmista:

Salmos 104:24

Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.

OUTROS ARTIGOS QUE FALAM DA CRIAÇÃO DE DEUS





































Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário