sexta-feira, 26 de julho de 2013

APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU Á LUZ — ESTUDO 008



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono — Apocalipse 12:5.

A linguagem desse versículo é reminiscente daquela que encontramos em Isaías 7:14 onde nos é dito que a virgem conceberá um menino cujo nome será עִמָּנוּ אֵל `Immanu El — Deus conosco. Em Salmos 2:7—9 nós lemos acerca do Ungido, o Filho de Deus, o qual um dia governará as nações com um cetro de ferro. Esse filho é, certamente, Jesus, o Messias. A vida de Cristo sobre a terra, talvez por estar bem fundamentada nos evangelhos, é ignorada por João aqui nessa passagem do Apocalipse. Somente sua ascensão é descrita conforme Atos 1:9.

A luta da mulher com o dragão apesar de ser anunciada em Apocalipse 12:4—5, não será, de fato, descrita até chegarmos ao versículo 14.

Concepção Artística da Cidade de Pérgamo

O dragão, mas especialmente as cobras eram adoradas em toda a Antiguidade e inúmeros filmes modernos ainda procuram manter vivo o poder sedutor desses seres — isso pode ser visto no filme “Conan, o Bárbaro” original, e na trilogia da série Anaconda. Mas na Antiguidade, a cidade de Pérgamo era o lar do renomado santuário dedicado ao deus  Ἀσκληπιός Asklepiós Esculápio em português, patrono divino da medicina, cuja imagem mostra um homem apoiado em uma vara onde uma cobra está enrolada. A cobra também aparece no símbolo moderno da Organização Mundial da Saúde pertencente à ONU. Apesar de Esculápio não pertencer as divindade “Olímpicas”, além de ser considerado deus era também reconhecido como “Salvador”. Nisso podemos ver como o dragão é sutil em suas invencionices e perversões.
 
Esculápio

Logo da OMS - Organização Mundial da Saúde da ONU

O maior centro de adoração de Esculápio ficava da cidade grega de Epidavros, onde existia uma enorme estrutura construída e a cura era buscada através de práticas médicas da época associadas a uma dieta saudável, exercícios e encenações de peças teatrais. O teatro de Epidavros sobreviveu, praticamente, incólume, e tem a capacidade de sentar 10.000 pessoas, e é utilizados todos os anos nos festivais de verão que acontecem por toda a Grécia. Depois de Epidavros a cidade de Pérgamo era o principal centro de adoração dessa divindade. Pessoas doentes e enfermas, de todas as classes sociais, faziam longas filas para acessar a cidade e poderem entrar no tempo para buscar a cura, mais ou menos como acontece com os curandeiros modernos, sejam espíritas, católicos ou evangélicos. Nada mudou, realmente com o passar dos séculos.

Epidavros - Teatro

A imagem de cobras era muito comum na produção de moedas não apenas em Pérgamo, mas também em outras cidades da Ásia Menor, tais como Tiatira, Laodicéia e Filadélfia. Em Pérgamo uma gigantesca coluna envolvida por várias serpentes estava localizada bem na entrada do templo como uma espécie de sinal de boas vindas para aquele local medonho. O uso de cobras de verdade era parte do processo medicinal de cura em todos os templos de Esculápio.

Resultado de imagem para templo de deus no museu de berlim
Templo de Zeus Reconstruído de Pérgamo no Museu de Berlim

Outras divindades tais como Dionísio, Cibele, Zeus e Sabázios usavam cobras e serpentes como parte dos rituais praticados em seus templos. Dessa maneira, as cobras eram uma figura bem estabelecida entre os cultos pagãos da Grécia e da Ásia menor na Antiguidade. Todavia, a posição bíblica é bem clara: cobras e serpentes são símbolos do inimigo do Senhor Jesus e de todos os crentes e, por isso, João associa a serpente do Éden com o próprio Diabo – ver Apocalipse 12:9. Esse foi um fator também, porque a Igreja verdadeira nunca procurou se associar com os cultos pagãos, pelo contrário, a postura da igreja era de plena e aberta condenação desses cultos. Hoje vivemos dias em que nem opinião podemos emitir acerca dessas coisas — não existe crime de opinião no Brasil — por causa do policiamento ideológico e religioso a que estamos submetidos. Mas as opiniões podem ser interpretadas como tentativas de denegrir, difamar etc., e aí estamos falando de crimes. Uma Vergonha.
      
A mulher radiante dá a luz um filho varão — tal linguagem é, provavelmente um hebraísmo emprestado de Jeremias 20:15 onde o Texto Massorético lê: בֵּן זָכָרbēn zākār, comparar com Isaías 66:7. Se entendermos que a mulher mencionada aqui é o povo de Israel, então temos um sério problema, porque não existe nenhuma passagem em todo Antigo Testamento que personifique o povo ou a nação de Israel como “mãe” e que também nos fale do povo ou da nação de Israel dando a luz ao Messias. Ou seja, não existe nenhum precedente que justifique o apóstolo João usar um Israel personificado dando a luz ao Messias.

Esse varão está destinado a reger as nações com um cetro de ferro. A ênfase se encontra na autoridade judicial do Messias Em Salmos 2 o filho messiânico recebe as nações por herança — ver Salmos 2:8—9. Apesar da linguagem do Salmo 2 ser bastante forte mediante o uso de termos tais como:

·                 רֹעֵם ro`em — literalmente ser mau, ruim, traduzido aqui por “regerás”.

·                 נַפְּצֵם  — nappetsem — despedaçar, quebrar, esmagar, quebrar em pedaços, traduzido por despedaçarás.

e da mesma ser repetida por João, tudo isso precisa ser visto e entendido à luz da revelação integral onde o Messias é apresentado como alguém que vem a esse mundo como um pastor para Seu povo — ver

Miquéias 5:2

E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

e comparar com

Mateus 2:5—6
5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:

6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.

e, especialmente, com

Apocalipse 7:17

Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Da mesma maneira como um pastor defende seu rebanho dos animais selvagens, assim também Cristo irá, em seu retorno, ferir as nações que oprimem e perseguem Sua Igreja, ver

Apocalipse 19:15

Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

e note como o os vencedores da igreja em Tiatira, mencionados em Apocalipse 2:26—27, recebem a promessa de participar no reino glorioso do Senhor.

A expressão “todas as nações” é uma frase fixa que ocorre cinco vezes no Apocalipse — 12:5; 14:8; 15:4; 18:3, 23 — bem como em todo o Novo Testamento — ver Mateus 24:9, 14 e comparar com Marcos 13:10; Mateus 25:32; 28:19; Mark 11:17 e comparar com Isaías 56:7; Lucas 21:24; 24:47; Atos 14:16; 15:17; Romanos 1:5; 15:11 e comparar com Salmos 117:1; Gálatas 3:8 e 2 Timóteo 4:17.

Sem mencionar nenhum acontecimento intermediário, João salta do nascimento do Cristo para Sua ascensão. É possível que essa atitude de João seja justificada porque, na realidade, não havia mais nenhum material pertencente à vida de Jesus que, se fosse mencionado, faria qualquer diferença. As palavras do final do Evangelho de João parecem explicar essa sua decisão posterior:

João 20:30—31

30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.

31  Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Além do mais, também podemos aceitar que uma visão mais curta serve melhor o propósito de João, do que uma versão mais longa, que acabaria nos distanciando do seu interesse imediato, que é explicar a enorme perseguição que virá sobre o povo de Deus. O ponto mais importante aqui é que os planos de satanás foram frustrados pela manifestação bem-sucedida do filho de Deus, que completou, com perfeição, a missão que Seu Pai lhe havia confiado:

Hebreus 2:14—15

14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,

15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

O ministério do Senhor Jesus, apesar de todo o sofrimento pelo qual teve que passar, culminou com sua ascensão ao céu, exatamente a ênfase que João dá nesse verso — ver Filipenses 2:5—11.

Que a ascensão de Jesus é o tema de João aqui não temos a menor dúvida. Durante a história da igreja, os comentaristas são praticamente unânimes em afirmar que essa passagem trata da subida de Senhor de volta para o Pai como Ele havia predito

João 16:7, 28

7  Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

28  Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.

Mas existe algo maior, mais intenso e mais profundo nisso tudo. Trata-se da conexão desse verso com a afirmação que encontramos no Salmo 110:1, que diz: Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. Esse verso afirma que Jesus está, agora mesmo, assentado à direita do trono de Deus — comparar com Romanos 8:34; 1 Coríntios 15:25; Efésios 1:20; 2:6; Colossenses 3:1—3; Hebreus 1:3, 13; 8:1, 10:12; 12:2; 1 Pedro 3:22.

Certamente a afirmação “foi arrebatado para Deus e para o seu trono” é uma alusão a ascensão de Jesus, porque essa é a maneira perfeita de afirmar a condição messiânica de Jesus, mesmo que nada seja afirmado no apocalipse acerca da entronização da criança. De fato não temos nenhuma alusão direta ao Salmo 110:1 no livro do Apocalipse, com a possível exceção que encontramos em Apocalipse 3:21 onde lemos: como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário