segunda-feira, 22 de julho de 2013

Salmos 119:97—104 — OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DERIVADOS DA LEITURA E DO ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS — Estudo 014



Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

M. Exposição do Salmo 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

I. Introdução
A décima terceira divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra מ — mem que significa: “água fluindo”. Esta letra era usada para indicar o numeral 40. Normalmente é transliterada como a letra “m” em português.

II. A partir dessa porção o Salmista não irá mais dar ênfase nas suas dificuldades. Ele irá se concentrar, exclusivamente, na pessoa de Deus e Sua Santa Palavra. Nesses versículos de 97 a 104, o Salmista irá discorrer acerca dos privilégios e benefícios de ser ensinado por Deus e por Sua Santa Palavra.

A. O Salmista e sua atitude para com a Palavra de Deus — versos 97 e 103.

Verso 97 — Não tendo nenhuma outra maneira de expressar sua atitude para com a Palavra de Deus, o Salmista se expressa mediante o uso de uma exclamação: Quanto amo a tua lei!

1. Esta forma de se expressar do Salmista indica claramente as seguintes verdades:

a. Quanto mais o Salmista lê, mais ele ama a Palavra de Deus.

b. Quanto mais ele ama a Palavra de Deus, mais ele deseja ler a mesma. De fato ele diz que a Palavra de Deus é sua meditação durante todo o dia!

c. Em nenhum momento o Salmista manifesta a idéia de que a Palavra de Deus lhe era pesada ou restritiva. Pelo contrário, ele encontrava prazer e alegria em comunhão com a Palavra de Deus — ver Salmos 119:14, 16, 24, 47, 72 e etc.

Verso 103 — Outra forma que o Salmista encontra de expressar como ele percebe a Palavra de Deus é compará-la ao mel. De fato, ele diz que a Palavra de Deus lhe era mais doce que o mel. Essa metáfora, apesar de ser nova no Salmo 119, reflete o que encontramos no Salmos 19:10, onde o Salmista nos diz que os mandamentos do SENHOR: “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos”.

1. Note que para o Salmista não havia distinção entre promessas, preceitos, doutrinas ou ameaças. Todo o conteúdo da Palavra de Deus lhe era igualmente precioso.

B. O Salmista e os benefícios derivados da Palavra de Deus – versos 98—102.

Nesses versículos, O Salmista vai nos dizer as consequências diretas de ser ensinado por Deus e por Sua Santa Palavra.

Verso 98 — O primeiro privilégio derivado de ser ensinado por Deus e por Sua Santa Palavra é tornar-se sábio. Essa foi uma promessa feita por Deus ao povo de Israel por meio de Moisés em Deuteronômio 4:5—6 onde se lê:

“Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente”.

As implicações destas palavras são as seguintes:

1. O conhecimento da Palavra de Deus oferece uma sabedoria que vai muito além da esperteza humana. Sabedoria é conhecimento colocado em prática.

2. Esse conhecimento da palavra de Deus, associado a uma vida de obediência fiel e habitual produzem um tipo de sabedoria que não pode ser alcançada de nenhuma outra forma! Sabedoria verdadeira é fruto da obediência a Deus e Seus mandamentos.

3. Uma vida de verdadeira santidade é a maior prova de sabedoria e a melhor defesa que podemos ter contra os inimigos.

Verso 99 — Neste verso o Salmista reconhece várias verdades básicas:

1. Mestres humanos não são confiáveis. Eles possuem uma agenda e querem vê-la cumprida. Temos que ter muito cuidado com eles.

2. Mestres humanos não possuem o genuíno conhecimento da salvação, com exceção daqueles que são crentes. De fato a maioria dos mestres neste mundo não possui nenhum tipo de discernimento espiritual.

3. Existe mais sabedoria nos mandamentos do Senhor do que em todo o conhecimento humano.

Verso 100 — O salmista reconhece que o estudo da Palavra de Deus o faz mais prudentes do que as pessoas mais velhas ou mais experimentadas. Meu pai costumava dizer que: “não existe nada como um tolo, mas não existe nada mesmo, como um velho tolo”. Idade não é sinal automático de sabedoria. Lutero, o reformador, dizia: “Antiguidade não serve como antídoto contra a estupidez”.

Versos 101—102 — Nesses dois versos o Salmista faz um contraste entre:

1. Desviar os pés de todo mau caminho — verso 101. A Bíblia diz que o mundo inteiro jaz no maligno — ver 1 João 5:19. Temos, portanto, que tratar o mundo de acordo com a revelação de Deus. Temos que nos manter alertas contra sua aparência, seu brilho, suas mentiras e trapaças. Todos os caminhos e ofertas do mundo precisam ser rigorosamente desprezados.

2. Não se apartar dos juízos de Deus — verso 102. Ao optarmos por Deus e Seus caminhos estamos declarando guerra ao mundo e àquele que controla o curso deste mundo que é o maligno, mencionado no verso de 1 João acima. Mesmo com tamanha oposição, o Salmista sustenta sua decisão, porque é Deus mesmo quem o ensina!

C. O Salmista e a única conclusão possível diante do que foi exposto anteriormente — verso 104.

Note que o Salmista inicia esta porção dizendo: “amo a tua lei”. Por semelhante modo, ele termina dizendo: “detesto todo caminho de falsidade”. É impossível andar com Deus, ler e estudar a Palavra de Deus, ser ensinado por Deus e ser, ao mesmo tempo, tolerante com o erro e a falsidade. A expressão “caminho de falsidade” nesse verso diz respeito a todos os caminhos que conduzem ao erro e ao pecado. O Salmista se recusa a compactuar com o erro tenha ele a forma que tiver.

Conclusão:

1. Como o Salmista, nós devemos entrar no abençoado ciclo de ler a Palavra de Deus cada vez mais, porque a amamos e amá-la cada vez mais porque lemos a mesma, cada vez mais! Como diz o apóstolo João: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” — 1 João 5:3.

2. Temos que aprender, na prática, o significado das palavras de Jesus quando disse: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” — Mateus 10:16. Como podemos agir assim? Somente obtendo a sabedoria divina advinda da leitura e do estudo constante da Palavra de Deus.

3. Temos que aprender a detestar todo caminho de falsidade. Quando acreditamos em algo falso ou mentiroso cometemos pecado contra o SENHOR. Por este motivo devemos estar prontos para reconhecer o caminho da falsidade. Como? Conhecendo o caminho da verdade por meio de estudo da palavra de Deus e deixando-nos ensinar por Deus mesmo.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário