terça-feira, 27 de agosto de 2013

APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA— ESTUDO 009


Resultado de imagem para dragão persegue a mulher em apocalipse

ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias — Apocalipse 12:6.

A mulher foge para o deserto onde Deus supre seu sustento por 1260 dias. Muitos intérpretes entendem essa frase como representativa da fuga do cristão da Palestina para a cidade de Pela, na Jordânia, no início da guerra que culminou com a destruição de Jerusalém –

Marcos 13:14
Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

A antiga cidade de Pela na transjordânia. .

Os filhos de Deus estão sempre em fuga. A própria nação de Israel foi forjada por meio do Êxodo e Deus os sustentou por quarenta anos no deserto — ver Deuteronômio 8:1—18. Elias foi orientado por Deus para fugir para a região de Querite, onde Deus deu ordens aos corvos para que o sustentassem — ver 1 Reis 17:3—6. José e Maria fugiram para o Egito com o objetivo de preservar o menino Jesus com vida – ver Mateus 2:13—15. O ponto central desse verso não é tanto a fuga da mulher, como a provisão divina feita para o sustento dela. Para os judeus de modo geral, a ideia de deserto, transmitia o sentimento de provisão divina e de comunhão íntima com Deus. Afinal de contas, eles tinham passado quarenta longos anos peregrinando com Deus no deserto, conforme vimos acima.

Foi no deserto que Deus fez chover pão dos céus מָן maná — literalmente: “O que é isso?” —

Êxodo 16:4 —

Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.

com o qual sustentou — alimentou — o povo de Israel durante um período de 40 anos.
Deus também prometeu atrair Israel para o deserto e falar ternamente com o povo

Oséias 2:14

Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.

cf. 1 Reis 17:2—3; 19:3—4. Para os leitores de João, portanto, o deserto não representava um lugar perdido, habitado por espíritos maus e animais imundos, mas um local de refúgio espiritual.

Alguns autores, todavia, interpretam essas palavras de forma absolutamente simbólica, como se o deserto representasse uma “condição de desapego espiritual das coisas do mundo, de afastamento das coisas e fortunas do mundo civilizado”[1].

Versos como:

1. 2 Coríntios 6:17 — Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei.

2. João 17:15 — Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
são, geralmente, citados em apóio a essa última posição. Todavia, devemos nos lembrar que o propósito dessa visão não é descrever uma “qualidade de vida”, mas garantir para todos os que estavam encarando o martírio, que Deus já preparou um lugar de refúgio espiritual para eles, e o próprio Deus irá sustentá-los contra o ataque do Diabo —

1 Pedro 5:10

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

O período de sustento de Deus — 1260 dias ou conforme Apocalipse 12:14 “um tempo, dois tempos e metade de um tempo” — corresponde ao período da perseguição conforme mencionado em —

Apocalipse 11:2

Mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.

Apocalipse 13:5

Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses.

Esse também seria o tempo de domínio do Anti-Cristo. O local já está preparado para receber a mulher pelo próprio Deus. A narrativa descrita nesse versículo antecipa o que irá acontecer depois do conflito descrito no céu, conforme Apocalipse 12:7—13.

Esse versículo — Apocalipse 12:6 — nos assegura:

1. Que Deus é o soberano Senhor de toda a História humana e nenhum mal definitivo poderá acontecer àqueles que temem e amam o Senhor. O próprio Jesus nos advertiu dizendo para não temer aqueles que só podem ferir nossos corpos

Lucas 12:4—5

4 Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer.

5 Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.

e comparar com Hebreus 13:6

Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

2. Esse verso serve de introdução e também de antecipação para a narrativa que encontramos em Apocalipse 12:13—17.
3. Também nos ensina que é apenas em Deus que encontramos qualquer bem estar, seja físico, seja espiritual. Deus e o Senhor Jesus são nossa origem e nosso alvo final —

1 Coríntios 8:6

Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Deus cuida dos seus, o tempo todo, independente de como as circunstâncias se pareçam. Mesmo dos incrédulos, Deus não está muito longe. Ele está próximo, ao alcance da mão de todos

Atos 17:27

Para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Notas.


[1] Kiddle, M.,  Ross, M. K.  The Revelation of Saint John in the Moffat New Testament Comentary. Harper and Brothers, New York, 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário