terça-feira, 10 de setembro de 2013

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — 015 — 1 CORÍNTIOS 15:22 — TODOS SERÃO VIVIFICADOS EM CRISTO.



Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

15 – 1 Coríntios 15:22 - Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Porque, assim como, em Adão, todos morrem – Por meio de Adão, pelo seu ato de desobediência no jardim do Éden ou como consequência do seu ato é que todos nós estamos condenados a experimentar a morte física —


 
Homem criado do pó da terra.

Gênesis 3:19

No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

A única exceção feita à esta condenação divina envolve aqueles crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar. Estes não experimentarão a morte, mas serão transformados e revestidos de imortalidade ainda vivos. Como descendentes dum homem mortal todos nós estamos condenados a provar a morte. A sentença proferida contra Adão, que acabamos de mencionar, foi estendida e aplicada a todos os seres humanos; afetou a cada um de nós; envolveu-nos na certeza absoluta de que, se existe algo rigorosamente certo nesta vida, é que todos vamos morrer, algum dia. Da mesma maneira que a maldição proferida sobre a serpente — ver Gênesis 3:14 — se estendeu a todo gênero  de ofídios.  que têm que, obrigatoriamente, se arrastar, e a maldição proferida contra Eva — ver Gênesis 3:16 — se estendeu a todas as mulheres, no que diz respeito à gravidez e às dores do parto, assim a totalidade da maldição proferida contra Adão, e que inclui a morte temporal ou física, foi estendida a todos nós —

Gênesis 3:17—18

17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.

18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.

A maldição proferida contra Adão foi como um tiro certeiro no meio da testa da raça humana e garante que todos seus descendentes estão sujeitos a todos os tipos de dificuldades a que Adão estava sujeito, incluindo-se aí, a própria morte física —

1 Coríntios 15:47—48

47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.

48 Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.

Todos morrem — Toda a humanidade está sujeita à morte ou é constituída de pessoas mortais. Muitos têm tentado usar este versículo para provar que toda a raça humana tornou-se pecadora em Adão, como uma consequência dele ser nosso representante federal. E que, por esta causa estamos, todos, sujeitos à morte espiritual como consequência dos pecados cometidos por ele. Mas a grande verdade é que este versículo não pode ser usado dessa maneira pelos motivos a seguir:

A. A palavra “morrem” se aplica em sentido mais básico ao conceito de morte temporal. É assim que essa palavra precisa ser entendida neste contexto, a menos que exista algum tipo de conexão que nos force a entendê-la de forma figurativa ou metafórica. Olhando-se o contexto não notamos tal tipo de conexão.

B. De fato, o contexto exige que entendamos esta palavra como se referindo à morte temporal ou física. Aqui em 1 Coríntios 15 não existe nenhuma conexão, como aparece em Romanos 5, de que os homens se tornaram pecadores em consequência da transgressão de Adão. O argumento de Paulo aqui diz respeito à morte temporal ou física bem como à ressurreição dos mortos e não trata da questão de “como” as pessoas tornaram-se pecadoras.

C. Todo o argumento de Paulo no Capítulo 15 de 1 Coríntios trata da “ressurreição dos mortos”. Paulo está procurando demonstrar que os mortos — todos sem exceção — irão ressuscitar. Ele está explicando como isto vai acontecer. Para reforçar seu ponto, de que todos os mortos serão ressuscitados, Paulo procura mostrar como todos ficaram sujeitos à morte temporal. O que Paulo deseja ensinar aqui é que a ressurreição de Cristo estava perfeitamente capacitada para enfrentar e sobrepujar, especificamente, o mal da morte física à qual todos os seres humanos estavam sujeitos pelo pecado do primeiro homem. Em Romanos 5, a intenção de Paulo era a de ensinar e provar que os efeitos da obra redentora de Cristo eram mais que suficientes para enfrentar e sobrepujar os males introduzidos na raça humana pelo pecado de Adão. Naquela ocasião — Romanos 5 — Paulo examinou a questão de “como” os seres humanos tornaram-se pecadores. Neste contexto, Paulo quer demonstrar que a obra de Cristo tem poder suficiente para desfazer o mal — morte física — introduzido por Adão.

D. Se a expressão “porque, assim como, em Adão, todos morrem” tiver qualquer implicação que vá além da morte física, isto é, tiver qualquer implicação com a idéia de que nos tornamos pecadores por causa do pecado de Adão, então a próxima expressão “assim também todos serão vivificados em Cristo” estaria ensinando que todos os seres humanos, sem exceção, serão justificados e declarados santos. Esta doutrina chama-se “universalismo” e prega que, no final, todo mundo será salvo ou que pelos menos os ímpios serão aniquilados e ninguém sofrerá nenhum castigo eterno[1]. Se a expressão “todos morrem” quer dizer todos nos tornamos pecadores, então a expressão “todos serão vivificados em Cristo” quer dizer que todos serão feitos santos e serão resgatados da morte espiritual. Mas não é isto que este versículo ensina. A grande implicação que temos ensinada nesse versículo é que: na obra consumada de Cristo existe poder suficiente para trazer de volta à vida todos os seres humanos que já existiram, existem ou existirão, independente de serem seres justos ou ímpios! Em nenhum momento existe qualquer implicação, neste versículo, de que todas as pessoas serão salvas no final, como ensinado por universalistas. Todos os condenados à morte temporal e física por causa da desobediência de Adão serão ressuscitados pelo poder da obra consumada de Jesus, mas não serão todos salvos, como bem ensinam as Escrituras —

 
Separação dos bodes da ovelhas

Mateus 25:31—46

31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;

34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;

36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?

38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?

39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?

40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.

44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?

45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.

46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

Assim também — Esta duas palavras expressam não somente a certeza do que vai acontecer — a ressurreição de todas as pessoas, sejam elas ímpias ou santas — como também o modo — pelo poder da ressurreição de Jesus Cristo. Da mesma maneira que a morte física foi introduzida e contaminou a todas as pessoas, através da desobediência de uma só pessoa — Adão — assim também a ressurreição de todas as pessoas — ímpias ou santas — se dará pela obediência e poder de somente um homem — Jesus. A ressurreição de Jesus possui poder suficiente para enfrentar e vencer todos os males introduzidos pela desobediência de Adão no que diz respeito à nossa decadência e mortes físicas.

Todos serão vivificados – Isto é, serão ressuscitados dentre os mortos como algo contraditório ao que lhes aconteceu por serem descendentes de Adão. Esta verdade é ensinada, de forma impossível de ser abolida, pelo próprio Senhor —

João 5:28—29

 28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

Em Cristo - Isto é pelas virtudes de Cristo, como resultado direto da Sua morte e ressurreição.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

[1] Falsas religiões como os Adventistas do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová defendem essa mentira tão convenientel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário