domingo, 20 de outubro de 2013

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 001 - UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS — PARTE 1



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

A VIDA DE DAVI — UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS — PARTE 1
Texto: 1 Samuel 16 — 17
Introdução.

1. Todos nós gostamos de ser elogiados.
 2. O autor estadunidense Mark Twain disse, uma vez, o seguinte: eu posso viver bem, um mês inteiro, depois de receber um belo elogio.
 3. É minha convicção que não existe elogio maior para uma pessoa crente em Jesus — seja homem seja mulher — do que ser descrito como uma pessoa “segundo o coração de Deus”
 4. Quando Deus fez esse tipo de afirmação acerca de Davi, Ele queria que prestássemos atenção nessa vida, porque temos muito que aprender com ela.
 5. Deus disse a Samuel o seguinte acerca de Davi:

1 Samuel 13:14
 Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

6. Essa passagem foi citada Paulo, no livro de Atos, da seguinte maneira:

Atos 13:22
E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.

7. É minha esperança que essa mensagem seja bem aproveitada por todos, mas especialmente pelos adolescentes e jovens adultos, pois quando Deus disse essas palavras acerca de Davi ele era apenas um adolescente.

8. Foi por esses dias, da sua adolescência, que Davi:

a. Foi ungido rei sobre Israel, apesar de não ter assumido o trono até ter 30 anos de idade, conforme

1 Samuel 17:13
Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.

b. Que ele se levantou e, corajosamente, matou o gigante Golias dos filisteus.

c. Que ele escreveu o Salmo 23.

9. Já durante os seus anos como um jovem adulto, Davi teve que enfrentar duras perseguições e passou a maior parte desses anos fugindo de Saul, que era o rei de Israel.

10. Desse modo, a vida de Davi nos apresenta muitos ensinamentos tanto para nossa adolescência quanto para os nossos primeiros anos da vida adulta.

11. A maior lição que Davi pode nos ensinar hoje é que é possível ser adolescente e, ainda assim ter um coração segundo Deus.

12. É óbvio que lhe faltava experiência, como acontece com todos os adolescentes, mas Deus iria prepará-lo por meio das perseguições que viriam por meio do ciumento Saul.

13. Também havia pecados os quais Davi se lamenta e pede que Deus o perdoe em

Salmos 25:7
Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR.

14. O que eu quero que todos entendam é que Deus começou a usar Davi enquanto ele ainda era um adolescente e mostrar como todos nós precisamos desenvolver um coração segundo o próprio coração de Deus.

DESENVOLVENDO UM CORAÇÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS — PARTE 1

I. Para ter um Coração Segundo o Coração de Deus é Necessário SER Uma Pessoa Convertida

Resultado de imagem para conversão
 A. Essa é uma verdade, claramente ensinada nas Escrituras: NINGUÉM possui um coração segundo o coração de Deus de forma natural. Não existe nenhuma bondade em nós. Somos seres humanos caídos e a Bíblia nos descreve assim:

Romanos 3:10—18
Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.

B. Como Davi, todos precisamos reconhecer que somos pecadores desde o momento da nossa concepção —
Salmos 51:5
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

C. Nenhum de nós merece nada, senão a justa condenação que nossos pecados merecem.

II. Como Davi Resolveu o Problema Causado Pelo Pecado

A. Davi sabia que o Deus da Bíblia é um Deus perdoador. É um Deus movido a compaixão. Davi sabia que tudo o que ele precisava fazer para mudar sua condição era CONFESSAR SEUS PECADOS —
Salmos 32:5
Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.

B. Mas também temos que entender, que nossa volta para Deus é algo que o próprio Deus produz em nós. O próprio Salmista reconhece isso em
Salmos 78:70—71
Também escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas; tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança.

C. Mas a história de Davi, como encontrada em 1 Samuel 16, também nos ensina mais uma importante e poderosa verdade: não importa que você seja pequeno, jovem e insignificante. São essas as pessoas que Deus procura, aquelas que são desprezadas pelo mundo e seus caminhos.

D. Não podemos nos enganar nessa questão. Paulo foi bem claro ao reafirmar essa verdade em:
1 Coríntios 1:26—31
Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

E. Deus seja louvado e Jesus seja engrandecido por executar sua sábia vontade em nossas vidas!!

III. Davi e Saul
A. Existe muita discussão se Saul era salvo mesmo ou não. Como a Bíblia não fala nada acerca disso, creio que teremos que esperar chegarmos à eternidade para descobrir a sobre a verdadeira condição de Saul
B. Mas o que a Bíblia deixa claro é que os dois homens seguiram caminhos diferentes quando a questão era confessar os próprios pecados:
1. Saul procurava se justificar e, muitas vezes agia em flagrante desobediência à Palavra de Deus.  
2. Davi sempre confessava seus pecados e os deixava para trás. Salomão disse o seguinte em:
Provérbios 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
IV. A Verdadeira Conversão Seja Dramática ou Tranquila é Sempre uma Obra de Deus.

A. A Bíblia registra algumas conversões dramáticas como a de Saulo no caminho para Damasco. Mas nem sempre as coisas acontecem desse modo. A maioria de nós vai experimentar uma consciência crescente da presença de Deus em suas vidas e está em nós, seguirmos a direção que Deus está nos mostrando. De todas as maneiras a Salvação sempre se origina em Deus e é descrita na Bíblia de várias maneiras:

1. João 1:13

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

2. Romanos 9:15—16

Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.

3. Efésios 1:4—5

Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

4. Efésios 2:8—9

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

5. Tiago 1:18

Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

Conclusão:

1. Eu quero pedir a cada um presente aqui hoje: por favor, examine tua própria vida e veja se você é mesmo uma pessoa nascida de novo. Crescer num lar cristão ou frequentar a igreja não têm nada a ver, diretamente, com ser salvo de verdade.

2. Paulo nos recomenda fazer o seguinte:

2 Coríntios 13:5

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

E Pedro na mesma linha nos diz:

2 Pedro 1:10

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.

3. As Escrituras — especialmente a Primeira Epístola de João — nos fornecem diversos testes simples que podemos fazer para determinar se nossa fé é genuína ou falsa. Entre esses nós podemos citar os seguintes:

a. Uma pessoa verdadeiramente convertida terá uma sensibilidade aos pecados cometidos e irá desejar sempre confessar os mesmos e se voltar cada vez mais para Deus — ver 1 João 1:5—10.

b. Ela é uma pessoa que cresce tanto na obediência aos mandamentos de Cristo, quanto no amor pelo povo do Senhor — ver 1 João 2:1—11.

c. Ela será uma pessoa com um entendimento e amor crescente pela Palavra de Deus como a verdadeira revelação — 1 João 1:21—27.

d. Em resumo: o verdadeiro crente é aquele que abandona sua própria vontade para fazer a vontade de Deus:

Lucas 9:23—24

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.

4. O verdadeiro convertido nunca terá uma atitude de apatia para com as coisas de Deus:

a. Leitura diária da Bíblia e oração a sós com o Senhor.

b. Participação nos vários estudos bíblicos oferecidos pela comunidade.

c. Envolvimento com outros crentes.

d. Interesse em espalhar as boas novas pessoalmente e através de missões.

5. Todavia, muitos de nós somos completamente complacentes e não percebemos nossa necessidade de Deus, a não ser quando as coisas apertam. Mas isso não é ser crente de verdade. Trata-se de uma tentativa de manipular Deus, como se isso fosse possível. Quando agimos assim nós pensamos que podemos viver independente de Deus. Mas Jesus tem essas palavras para nós:

Apocalipse 3:15—19

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

6. Eu desafio você agora mesmo a curvar sua cabeça e examinar sua vida. Onde Jesus está? Se você reconhece que ele está do lado de fora, porque você não o convida, agora mesmo, para entrar em tua vida e te transformar por completo? E se você já é crente, aproveite essa oportunidade para pedir ao Senhor para te ajudar a demonstrar evidências mais claras daquilo que você realmente é.


OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário