quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MARAVILHAS DA CRIAÇÃO DE DEUS: AS PENAS DE VOAR DOS PÁSSAROS


Resultado de imagem para PENA DE AVES

Apocalipse 4:11  Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

Recentemente li no livro Hallmarks of Design — Marcas do Desenho — escrito pelo engenheiro Stuart Burgess o seguinte: “As penas de voar dos pássaros são obras-primas de desenho e uma das estruturas mais eficientes conhecidas pelos seres humanos”. Por outro lado, Jack Cohen, apesar de ser evolucionista, afirma o seguinte acerca das penas de voar dos pássaros: “as penas de voar dos pássaros são desenvolvidas para funcionar com a maior precisão que podemos imaginar” e que o ato de examinar “as mesmas é um processo que, rapidamente, se transforma em uma verdadeira lição de humildade para nós, os seres humanos”.

Uma única pena de voar de um pombo é composta de mais de um milhão de partes constituídas de bilhões de células, que estão perfeitamente organizadas, em um maravilhoso desenho estrutural. As penas de voar possuem três grandes características:

 
 Partes da Pena

1. Uma espécie de caule oco — chamado de cálamo próximo da raiz e de raque à medida que se distancia da mesma — preenchido com ar ou com um tecido esponjoso, que tem início em forma de círculo, próximo da raiz da pena, e que vai se modificando, e assumindo, uma forma retangular que é estruturalmente mais forte.

2. Pequenas farpas se projetam em ângulo do caule e criam a forma básica da pena.

3. Dois conjuntos de bárbulas se projetam em ângulos das farpas, com um conjunto tendo ganchos que se prendem o outro conjunto de bárbulas que não possuem ganchos. É possível contar varia centenas de milhares de bárbulas em uma única pena de voar. Com as bárbulas travadas, a asa tem um superfície achatada e super-leve que o pássaro usa para forçar a mesma contra o ar. As bárbulas impedem o ar de passar através da pena quando a mesma se move para baixo, enquanto permitem que o ar passe pela pena quando o movimento é para cima.


                   Foto ampliada duma asa de voar

A descrição do maravilhoso desenho das penas de voar a seguir é do Professor Michael Pitman, que ensinou Biologia na Universidade de Cambridge por muitas décadas. Ele diz:

Professor Michael Pitman

Algumas penas maiores contêm mais de um milhão de bárbulas com ganchos e argolas que se complementam numa perfeita ordem. A pena de voar seria algo inútil sem esse mecanismo de travamento, que funciona como um zíper automático, onde qualquer perturbação é prontamente reorganizada. Quando estão estendidas na hora do vôo, os ganchos fazem com que a estrutura da asa se transforme em uma superfície contínua para capturar o ar”.    

A pena como um todo é uma estrutura coesa, elástica e leve, bem desenhada para funcionar como uma superfície resistente ao ar. Sensores de recepção registram sua exata posição. Sobre cada uma das asas do pássaro elas efetuam um conjunto de variações contínuas e ajustes de precisão por meio de mais de dez mil músculos presos ao redor da raiz da pena.

Admirem as partes desse precioso instrumento de engenharia aeroespacial, com um desenho sem paralelo e uma qualidade de produção que não pode ser reproduzida pela engenhosidade humana.

A grande verdade é uma só: NÃO EXISTE ALGO COMO UMA SIMPLES CRIATURA OU UM ÓRGÃO QUE POSSA SER DEFINIDO COMO SIMPLES. Todo o Universo é testemunha silenciosa da onipotência de Deus para todos aqueles que têm olhos para enxergar.

OUTROS ARTIGOS QUE FALAM DA CRIAÇÃO DE DEUS







































Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário