quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 002 - UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS — PARTE 2



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 16 — 17

Introdução.
1. A primeira característica dum homem segundo o coração de Deus tem tudo a ver com SER e nada a ver com fazer, qualquer coisa que seja.

2. Paulo capturou bem essa idéia quando escrevendo aos Gálatas, onde uma grande controvérsia acerca da circuncisão estava acontecendo, ele disse: Gálatas 6:15 — Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.

3. E essa é uma verdade bíblica que não poder ser alterada, pois como Paulo disse: 2 Coríntios 5:17 — E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Resultado de imagem para se alguém está em cristo é nova criatura

4. Por isso, o ato de tornar-se uma nova criatura é chamado na Bíblia de nascer de novo.

5. Então para ser uma pessoa segundo o coração do próprio Deus é necessário, em primeiro lugar, nascer de novo. SER uma nova criatura ou nova criação.

6. Em segundo lugar, para ser uma pessoa segundo o coração de Deus é necessário:


SER CHEIO COM O ESPÍRITO SANTO

Para ajudar todos a entenderem o que significa ser cheio com o Espírito Santo é necessário saber o seguinte:

I. O Deus Verdadeiro é um Deus Trino 


A. Com essa expressão “Deus Trino” nós não estamos falando que existem três Deuses e sim que: existe apenas um Deus que se manifesta em três pessoas distintas.

B. Já no primeiro capítulo da Bíblia temos menção a essa bendita trindade em versos, tais como:

·    Gênesis 1:1 — No princípio, criou Deus os céus e a terra. A expressão אֱלֹהִים Elohiym — DEUS se refere a Deus o Pai.

·       Gênesis 1:2 — A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. A expressão רוּחַ אֱלֹהִים ruwach Elohiym — Espírito de Deus se refere ao Espírito Santo.

·    Gênesis 1:3 — Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Esse ato de Deus verbalizar algo representa a pessoa do VERBO de Deus, acerca do qual somos informados, de modo mais preciso, em João 1:1 — No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

·    Nós ainda lemos o seguinte em Gênesis 1:26 — Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

C. Outras referências ao Espírito Santo estão presentes no Antigo Testamento, como essa que temos diante de nós em 1 Samuel 16:13 — Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. Aqui o Espírito Santo é chamado de o Espírito do ETERNO — esse é o nome inefável de Deus. Maior identificação da unidade do Espírito Santo com Deus não poderia existir.

D. Por outro lado existe um versículo que pouca gente conhece e que os judeus fingem que não está na Bíblia, mas que prova, de modo, indiscutível que já nos dias do Antigo Testamento existia um testemunho cristalino da existência dum Filho de Deus, que é totalmente distinto de outros seres celestiais — i.e., anjos — e também de todos os seres humanos. O versículo em questão é Provérbios 30:4 — Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?

E. Mas temos que entender que todas essas verdades se tornaram transparentes apenas nos dias do Novo Testamento, quando o Verbo se fez carne e depois, quando ele prometeu enviar alguém, exatamente como ele, para estar para sempre conosco:

·    João 1:14 — E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

·       João 14:16—17 — E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Mas note o seguinte.

II. Nos Dias do Antigo Testamento o Espírito Santo Não Habitava de Modo Permanente em Todos os Crentes

A. Durante os dias da Antiga Aliança o Espírito Santo vinha sobre certas pessoas para capacitá-las a executar certas tarefas e cumprir certos papéis. Esse foi o caso com Davi, apesar de sua pouca idade, mas como já vimos isso não era empecilho para Deus, nem pode ser usado como desculpa por adolescentes e jovens para não viverem vidas consagradas completamente a Deus.

B. Nos dias da Antiga Aliança o Espírito podia se afastar daqueles que não andavam de modo reto. Quando Davi adulterou com Bate-Seba e mandou matar o marido dela, Urias, ele temeu pelo pior: que Deus tirasse dele o Espírito Santo. Davi pede que Deus o restaure à condição anterior, após confessar ser pecado em Salmos 51:11 — Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.

C. Mas nos dias do Novo Testamento, Jesus enviou o Espírito Santo como seu substituto, para habitar, em todos os crentes verdadeiros. De fato, essa realidade é o motivo porque os templos — especialmente o Templo em Jerusalém — foram completamente abolidos. O Espírito Santo tem seu santuário em nossos corpos conforme Paulo afirma em 1 Coríntios 6:19 — Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

D. Se você é mesmo uma nova criatura, você tem que saber que o Espírito Santo está, agora mesmo, habitando em você, conforme Paulo afirma em Romanos 8:11 — Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

E. Isso tudo significa que: para sermos pessoas segundo o coração de Deus, além de sermos novas criaturas é necessário vivermos, em toda consciência, a realidade que o Espírito Santo habita em nós. A Bíblia chama isso de ser cheio do Espírito Santo.


III. Como Ser Cheio com o Espírito Santo?

A. Muitos crentes fazem disso uma verdadeira batalha, chegando ao ponto de tornar a prática de ser cheio do Espírito Santo em algo impossível. Mas não é isso que a Bíblia ensina.

B. O ensino bíblico a esse respeito é bastante claro e simples. Paulo diz em Efésios 5:18 — E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

C. Como é que uma pessoa fica bêbada? Bebendo.

D. Como alguém fica cheio do Espírito Santo? Veja o que Paulo diz em Efésios 5:19—21 — 19  Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

IV. Os Cuidados que Devemos Ter com a Presença do Espírito Santo em Nossas Vidas.

A. Existem duas situações no Novo Testamento que envolvem, diretamente, nosso relacionamento com o Espírito Santo.

B. Em primeiro lugar Paulo nos a exorta com as seguintes palavras: Efésios 4:30 — E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. O contexto desse verso nos dá uma indicação clara acerca das coisas a que Paulo pode estar se referindo e que podem entristecer o espírito: Efésios 4:24—32 na NTLH.

24 Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.

25 Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!

26 Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva.

27 Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.

28 Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres.

29 Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.

30 E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.

31 Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!

32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.

B. Em segundo lugar Paulo menciona uma situação muito mais grave em 1 Tessalonicenses 5:19 — Não apagueis o Espírito. Esse ato de apagar o espírito tem a ver com impedirmos a manifestação dos dons com que Deus tem dotado a cada um de nós. Todo crente tem pelo menos um dom conforme 1 Pedro 4:10 — Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. O que você está fazendo com o dom que Deus te deu? Cuidado!

Conclusão:

1. Temos que entender que a revelação de Deus é uma revelação progressiva. Deus vai se revelando aos poucos, mas de forma a não deixar nenhuma dúvida. Desse modo, o Deus da Bíblia se revela como um Deus Trino. Não como três Deuses, mas como um ÚNICO Deus manifestado em três pessoas diferentes.

2. Quando Jesus veio a esse mundo ele disse: João 10:30 — Eu e o Pai somos um.

3. Quando estava pronto para deixar esse mundo Jesus disse o seguinte: João 14:18 — Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

4. E Jesus cumpriu sua promessa quando derramou o Espírito Santo sobre toda sua igreja, sem distinção, no Dia do Pentecostes conforme lemos em Atos 2!

5. Note que só existe uma pessoa capaz de substituir a presença do verdadeiro Deus em nossas vidas: O PRÓPRIO DEUS! Jesus partiu, mas enviou o Espírito Santo para habitar em nós e estar para sempre conosco. Esse é o maior dom que Deus pode conceder a sua amada igreja: João 14:17 — O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

6. Como crentes temos uma dupla responsabilidade para com o Espírito Santo que habita em nós:

  • A primeira é que não devemos entristecer o Espírito Santo por meio de: andar como os incrédulos andam, andar com vaidade, sem entendimento de Deus, com nossos corações duros, insensíveis, entregando-nos à dissolução, cometendo impurezas, falando mentiras, cheios de ira, dando lugar ao diabo em nossas vidas, furtando, falando palavras que não edificam, agindo com amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia e malícia.

  • A segunda é que não devemos apagar o Espírito Santo impedindo-o de manifestar seus dons por meio de nós para a edificação de todo o corpo.

  • Nós precisamos orar muito por aqueles que, estando em nosso meio, se afastaram da comunhão ou não frequentam nossos encontros e com isso impedem que o Espírito Santo os use para manifestar seus dons gloriosos na edificação mútua. Duro juízo terão que enfrentar todos os que entristecem ou apagam o Espírito Santo. Pense bem nisso.

7. Temos que pedir que Deus nos ajude a buscar os elementos que nos fazem ficar cheios do Espírito Santo: leitura da bíblia, conversas com outros crentes, cânticos de louvor, ações de graça e serviços prestados ao nosso próximo. Quando agimos assim, nós refletimos a imagem de Jesus e manifestamos o fruto do Espírito Santo em nossas vidas que é, segundo Gálatas 5:22—23 — 22  Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23  mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

6. Que Deus abençoe a todos e que Deus possa a cada dia nos encher com seu Espírito Santo.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário