sábado, 30 de novembro de 2013

Gênesis Estudo 013A - A Criação – A CRIAÇÃO DE DEUS DIA A DIA — O SEXTO DIA — PARTE 2


 
Concepção artística

Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo 

O Livro do Gênesis
O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ 
            Eretz   ha  ve-et  Hashamaim  et      Elohim        Bará     Bereshit
            Terra   a      e        céus       os        Deus         criou   princípio No
Gênesis 1:1
Continuação...

G. O Sexto Dia — A Criação dos Seres Viventes

AS IMPLICAÇÕES DO HOMEM SER CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Concepção artística

e. O homem foi criado “macho e fêmea” e abençoado com a bênção de crescer e multiplicar-se. Deus o criou “macho e fêmea” - Adão e Eva.  Adão em primeiro lugar foi formado do pó da terra e Eva foi como que “esculpida” de uma das costelas de Adão — ver Gênesis 2. Pelo que lemos no livro do Gênesis, Deus criou as plantas e todos os animais em múltiplos e em muitos pares, mas quando fala do homem, fez apenas um! — macho e fêmea. É neste conceito que Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento se baseia para falar poderosas palavras contra o divórcio:

Não é verdade que Deus criou um único ser, feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele? Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel à sua mulher. Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: — Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher — Malaquias 2:15—16 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

É também neste mesmo conceito, de que Deus fez apenas um homem – macho e fêmea – que Jesus baseou seu argumento contra o divórcio:


Jesus respondeu: — Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu – Mateus 19:4—6 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

f. Nosso primeiro pai estava, por assim dizer, confinado a uma só mulher. Se ele a desprezasse não teria outra com quem se unir. Isto é um claro indicativo que a união entre um homem e uma mulher não pode ser algo que se desfaça baseado exclusivamente na vontade consensual do casal ou mesmo de uma das partes somente. Veja os anjos, por exemplo, não foram criados como “machos e fêmeas”, pois não receberam a bênção de procriar e se reproduzir — ver Lucas 20:34—36. O homem — macho e fêmea — recebeu a missão de propagar sua espécie e fazê-la continuar sobre a face da terra. Deus fez somente um macho e uma fêmea para que possamos todos saber que temos uma origem comum, somos todos descendentes dos mesmos pais e temos todos um mesmo tipo de sangue — humano.

g. Uma vez que Deus fez o homem — macho e fêmea — com a capacidade de transmitir sua natureza aos seus descendentes, lhe foi ordenado: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a — Gênesis 1:28. Desta maneira Deus concedeu ao homem:

i. Uma herança bastante extensa. Os filhos do homem são feitos para viver suas vidas sobre a face da terra e estão perfeitamente habilitados para este tipo de vida — ver Atos 17:26. O planeta Terra é o local que Deus mesmo determinou onde o ser humano pode se colocar a serviço da providência divina no governo das criaturas inferiores. É também o local onde existe vida inteligente nesta esfera da criação — o autor não aceita a existência de vida em outros planetas, mas não está disposto a morrer por causa desta convicção específica. O planeta Terra também é o local onde o homem pode receber os benefícios da bondade de Deus, onde também outras criaturas são beneficiadas, mas, diferentemente do homem, não possuem o conhecimento para reconhecer este fato. A verdade é que toda a criação renderá graças a Deus, de alguma maneira, mas somente o homem é capaz de bendizer ao Senhor:

Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência. O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras. Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão. – Salmos 145:8—12.

ii. Uma família numerosa e duradoura, que deveria crescer a apreciar a herança dada pelo Senhor. Nossa capacidade de multiplicar é fruto direto da bênção de Deus sobre o primeiro homem — macho e fêmea — ver 1 Crônicas 26:4—5 também. É graças a esta bênção de Deus que uma geração vai e é substituída pela seguinte.

iii. Foi também no momento da criação do homem — macho e fêmea — que Deus concedeu a este mesmo homem o domínio sobre todos os seres considerados inferiores — ver Gênesis 1:28. Esta é uma situação muito interessante. O homem não provê alimento para os animais inferiores — especialmente para os peixes e para os pássaros — mas mesmo assim recebe autoridade sobre eles. Desta maneira Deus concede uma honra especial ao homem — macho e fêmea — que deve, realmente, conduzi-lo a honrar ainda mais o Criador. O domínio concedido por Deus foi gravemente afetado pela queda e tornou-se, de fato, em uma exploração e destruição sem medidas. Todavia, a graça de Deus, através de seus filhos, Ele restaura aquilo que a queda derrubou e nos permite seguir vivendo neste planeta. Porque estamos “em Cristo” toda a criação pertence, por direito a nós – ver 1 Coríntios 3:21—23.

3. Outras Ideias Acerca da Criação: A “Teoria da Evolução”.


Em oposição ao ensino das Escrituras Sagradas que nos ensinam acerca do Deus Todo Poderoso que é o Criador dos céus e da terra e de todos os seres que existem, um grupo de homens quer nos fazer acreditar em suas “teorias” mirabolantes de como o universo e tudo o mais foi criado, entre as quais a mais destacada é aquela que é conhecida como a “Teoria da Evolução”.

A chamada Teoria da Evolução, todavia, não passa realmente de uma “fé irracional”. Todos os livros escritos por biólogos em defesa da Teoria da Evolução, sejam eles recentes ou antigos, estão recheados de afirmações dogmáticas tanto quanto as que encontramos nos primeiros capítulos do Livro do Gênesis. Com isto estamos querendo dizer que os crentes não podem provar que Deus criou os céus, a terra e tudo o que existe, inclusive os seres humanos. O que podemos fazer é crer que Deus criou mesmo todas as coisas porque a Bíblia assim ensina. Da mesma maneira, os teóricos evolucionistas não podem provar que suas teorias são verdadeiras. Que a evolução existe e todo o blá-blá-blá que está atrelado a seus argumentos. Tudo o que podem fazer é declarar dogmaticamente suas opiniões e acreditar nelas. Pretendem, todavia, que suas teorias ou sua fé é realmente a única fé verdadeira. Falam de si mesmo como defensores de “fatos” ao mesmo tempo em que se referem a nós como defensores de “dogmas”. Mas a verdade é que eles não possuem nenhum “fato” e possuem, isto sim, muitos dogmas, alguns, como já vimos, cientificamente impossíveis e outros completamente irracionais. Atualmente chegamos a uma situação onde uns poucos biologistas formam um verdadeiro “Colégio de Cardeais” desta “Nova Fé”, que tacha seus oponentes de “hereges” e cuja pena imposta nestes casos é a de “excomunhão” da fraternidade científica. Tudo isto acontece apesar das evidências, cada vez maiores, de que todas as premissas fundamentais da Teoria da Evolução têm validade extremamente duvidosa quando não contrariam diretamente os fatos. De acordo com o Dr. Arthur Custance a filosofia evolucionista tem se constituído em um estado mental que mais se parece com uma prisão do que uma atitude científica apropriada.

4. A Evolução Teísta.

Existem algumas pessoas – entre os protestantes e evangélicos – que acreditam em uma “Teoria de Evolução Teísta” que é também chamada de “Criacionismo Progressivo” – está é, por exemplo, a posição oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo esta teoria Deus teria criado a humanidade usando a evolução como um recurso. De acordo com os proponentes desta teoria, os seres humanos teriam se desenvolvido sobrenaturalmente a partir de espécies antropoides semelhantes ao homem. Os cristãos que aceitam esta teoria da evolução não aceitam a outra onde tudo é fruto da chance e do acaso, da evolução aleatória e sem propósito como descrita anteriormente. Esta posição, Evolução Teísta, por ser realmente uma lei secundária da biologia e não se constituir em uma doutrina de Criação, não contradiz a crença em um Deus Criador. Assim, os teístas creem que a evolução foi parte da criação de Deus e está perfeitamente inserida dentro da Sua obra soberana.

Apesar de visões como a Evolução Teísta e do Criacionismo Progressivo serem possíveis, devemos levar a sério a ênfase bíblica quanto à unidade das origens do ser humano – temos todos um mesmo tipo de sangue: humano:

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos — Romanos 5:12 – 19.

E, como vimos, temos todos uma origem comum, já que descendemos do mesmo homem – macho e fêmea – criado originalmente e diretamente por Deus.

Outros artigos acerca da Introdução ao Antigo Testamento
A. O Texto do Antigo Testamento

001 – O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO

002 – A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

003 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 1 = Os Escribas e O Texto Massorético — TM

004 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 2 = O Texto Protomassorético e o Pentateuco Samaritano

005 – A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 3 = Os Manuscritos do Mar Morto e os Fragmentos da Guenizá do Cairo

006 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 4 = A Septuaginta ou LXX
007 - A TRANSMISSÃO TEXTUAL DA BÍBLIA — Parte 5 = Os Targuns e Como Interpretar a Bíblia

B. A Geografia do Antigo Testamento

001 – INTRODUÇÃO E MESOPOTÂMIA

002 – O EGITO

003 – A SÍRIA—PALESTINA

C. A História do Antigo Testamento

001 — OS PATRIARCAS DA NAÇÃO DE ISRAEL

002 — NASCE A NAÇÃO DE ISRAEL

003 — A NAÇÃO DE ISRAEL: O REINO UNIDO

004 — O REINO DIVIDIDO E O CATIVEIRO BABILÔNICO

D. A Introdução ao Pentateuco
001 — O PENTATEUCO — PARTE 1 — O QUE É E DO QUE TRATA O PENTATEUCO

002 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 1

003 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — OS TEMAS PRINCIPAIS DO PENTATEUCO — PARTE 2

004 — O PENTATEUCO — PARTE 2 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 1

005 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 2

006 — O PENTATEUCO — PARTE 3 — QUEM ESCREVEU O PENTATEUCO — PARTE 3

OUTROS ARTIGOS ACERCA DO LIVRO DE GÊNESIS

001 — Introdução e Esboço

002 — Introdução ao Gênesis — Parte 2 — Teorias Acerca da Criação

003 — Introdução ao Gênesis — Parte 3 — A História Primeva e Sua Natureza

004 — Introdução ao Gênesis — Parte 4 — A Preparação para a Vida Na Terra

005 — Introdução ao Gênesis — Parte 5 — A Criação da Vida

006 — Introdução ao Gênesis — Parte 6 — O DEUS CRIADOR

007 — Introdução ao Gênesis — Parte 7 — OS NOMES DO DEUS CRIADOR, OS CÉUS E A TERRA

008 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 1 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 1

009 – Gênesis — A Criação de Deus - Parte 8A – A Criação de Deus Dia a Dia – O Primeiro Dia — Parte 2

010 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus - Parte 9 – A Criação de Deus Dia a Dia – O Segundo e o Terceiro Dia

011 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 10 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quarto Dia

012 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 11 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Quinto Dia

013 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12 — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 1

013A — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 12A — A Criação de Deus Dia a Dia — O Sexto Dia — Parte 2

014 — Estudo de Gênesis — A Criação de Deus — Parte 13 — Teorias Evolutivas

015 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 14 — GÊNESIS 2A

016 — Estudo de Gênesis — Gênesis 2 — Parte 15 — GÊNESIS 2B

017 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 16 — GÊNESIS 3A

018 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 17 — GÊNESIS 3B

019 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — Parte 18 — GÊNESIS 3C

020 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Livre Arbítrio — Parte 19

021 — Estudo de Gênesis — Gênesis 3 — O Dois Adãos — Parte 20

022 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Era Pré-Patriarcal e a Mulher de Caim — Parte 21

023 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, O Primeiro Construtor de Uma Cidade — Parte 22

024 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Assassino e Fugitivo da Presença de Deus — Parte 23

025 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — Caim, Como Primeiro Construtor de uma Cidade e Pseudo-Salvador da Humanidade — Parte 24

026 — Estudo de Gênesis — Gênesis 4 — A Conclusão Acerca de Caim — Parte 25

027 — Estudo de Gênesis — Gênesis 5 — Sete e outros Patriarcas Antediluvianos — Parte 26

028 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Perversidade Humana, Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens— Parte 27A

029 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — OS Nefilim e os Guiborim — Os Gigantes e os Valentes — Parte 27B

030 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Maldade do Coração Humano— Parte 27C.

031 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — A Corrupção Humana Sobre a Face da Terra e Deus Pode se Arrepender? — Parte 27D.

032 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28A.

033 — Estudo de Gênesis — Gênesis 6 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 28B.

034 — Estudo de Gênesis — Gênesis 7 — Noé e a arca que ele construiu orientado por Deus — Parte 29 — O Dilúvio Foi Global Ou Local?

035 — Estudo de Gênesis — Gênesis 8 — A promessa que Deus Fez a Noé e seus descendentes — Parte 30 — Nunca Mais Destruirei a Terra Pela Água

036 — Estudo de Gênesis —  O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 001

037 — Estudo de Gênesis — O Valor Perene do Dilúvio para todas as Gerações — PARTE 002

038 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 001

039 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 002

040 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 003

041 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 004 — A NATUREZA DA ALIANÇA ENTRE DEUS E NOÉ

042 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 005 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 001

043 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 006 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 002 — OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

044 — Estudo de Gênesis — A Aliança de Deus com Noé — PARTE 007 — OS FILHOS DE NOÉ — PARTE 003 — A CONTRIBUIÇÃO DOS FILHOS DE NOÉ PARA A HUMANIDADE

045 — Estudo de Gênesis — A TÁBUA DAS NAÇÕES — PARTE 001 — OS DESCENDENTES DE JAFÉ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/genesis-estudo-045-tabua-das-nacoes.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário