terça-feira, 19 de novembro de 2013

Salmos 119:129—136 — O SALMISTA RECONHECE EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS, AO MESMO TEMPO EM QUE DEPLORA O FATO DE QUE “OS HOMENS NÃO GUARDAM A TUA LEI” — Estudo 018



Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus - 018

Q. Exposição do Salmo 119:129 – 136 – O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”.

1. Introdução

A décima sétima divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra פ — pe que significa “boca”. Era usada para indicar o numeral 80. Esta letra é transliterada em português pelas letras “p” = פּ ou פ “f”, dependendo do caso. Note que a diferença no som é causada pela presença ou ausência do ponto dentro da palavra.

2. O Salmista sabe que a Palavra de Deus é admirável e, por este motivo, pede para que Deus se manifeste a ele para ajudá-lo a guardar ou obedecer a Palavra de Deus. No final desta porção, o Salmista deplora, com lágrimas, o fato dos homens não guardarem a Palavra de Deus.

A. O Salmista e a excelência da Palavra de Deus — versos 129 — 131.

Verso 129 – O Salmista declara que obedece ou guarda os mandamentos de Deus porque os mesmos são admiráveis. A expressão hebraica  פְּלְּא pelle — quer dizer maravilhoso ou prodigioso. Assim é a Palavra de Deus. Este é o motivo porque o apóstolo Paulo diz que:

Romanos 7:12

Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
Verso 130 — Nesse versículo o Salmista faz, literalmente, uma afirmativa acerca dos benefícios da exposição ou explicação da Palavra de Deus. A Palavra de Deus, quando exposta de maneira apropriada, esclarece e dá entendimento até as pessoas mais simples. Este foi o motivo porque os Reformadores deram tanta ênfase ao conceito de “Sola Scriptura” — somente as Escrituras — e se dedicaram à Sua exposição de forma sistemática. João Calvino, por exemplo, deixou por escrito um sermão em cada uma das passagens de toda a Bíblia, com exceção do livro do Apocalipse. Os benefícios diretos da meditação na Palavra de Deus já foram discutidos nos versos 97 a 100 deste salmo.

Verso 131 — O Salmista expressa seu profundo desejo ou anelo pelos mandamentos da Palavra de Deus. Para ele a Palavra de Deus era tão importante quanto o ar que respirava.

B. O Salmista e suas orações a Deus – versos 132—135.

Verso 132 — O Salmista inicia uma série de petições a Deus. A primeira é: “Volta-te para mim”. Ele deseja a atenção de Deus. A expressão “tem piedade” significa “ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso”. É isto que o Salmista espera de Deus como ele tem podido observar na vida de outras pessoas que amam o SENHOR. O apóstolo Paulo reconhece esta mesma verdade ao dizer:

Romanos 8:28

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Verso 133 – O Salmista pede para Deus firmar seus passos. Aqui, certamente encontramos ecos do Salmos 40:2 que diz: Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. O Salmista deseja que cada passo, cada decisão da sua parte, sejam guiados pelas palavras de Deus. Ele pede para fazer tudo o que é certo e para não fazer nada que seja errado. Este deve ser o desejo sincero de cada crente verdadeiro. Não há espaço na vida do crente sincero para “pecados de estimação”. Nosso desejo deve ser de nos livrar cada vez mais e mais dos pecados:

Romanos 6:14

Porque o pecado não terá domínio sobre vós.

Verso 134 — O Salmista pede para se ver livre do homem opressor. Esta frase é tão mais significativa se o autor do Salmo 119 for mesmo o rei Davi. Ele havia experimentado o que é ser oprimido, ter que fugir se escondendo de caverna em caverna, ter que ficar distante do templo do SENHOR. Uma vez livre destas opressões, o Salmista, como prova de gratidão, promete guardar os preceitos de Deus.

Verso 135 – O Salmista termina sua lista de petições dizendo:

Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo — Os opressores podem fazer “caras feias”, mas o Salmista não está preocupado com isto. Contanto que Deus esteja “sorrindo” tudo o mais é irrelevante. Quando Deus instruiu Moisés acerca da bênção com que seu irmão Aarão, deveria abençoar o povo de Israel ele disse o seguinte:

Números 6:24—26

O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Em contrapartida:

Salmos 34:16

O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.

Ensina-me os Teus decretos — Este é o maior desejo do Salmista. Seja Deus gracioso e me ensine Seus mandamentos, pois os mesmos são admiráveis — Verso 129 — os mesmos esclarecem e dão entendimento aos símplices – verso 130 – e para o Salmista eles são tão importantes quanto o ar que ele respira – verso 131. O Salmista não deseja viver em pecado. Ele anseia por verdadeira santidade.  

C. O Salmista deplora o fato dos homens não estarem guardando a Lei do SENHOR – verso 136.

Conforme já falamos acima a Lei do SENHOR é santa e o Mandamento do SENHOR é santo, justo e bom. Isto é um fato verdadeiro? Vamos analisar apenas, os assim chamados “Dez Mandamentos”:

1 - Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto.

3 - Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.
4 - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.

5 - Honra teu pai e tua mãe.

6 - Não matarás.

7 - Não adulterarás.

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

Agora sejamos sinceros, existe alguma coisa nesses mandamentos que não seja boa para os seres humanos? Então por que só o que vemos é uma aberta e completa desobediência a esses mandamentos? Não teria razão a Bíblia ao ensinar que somos uma raça caída? Não seria precisa a descrição bíblica acerca da raça humana quando diz: néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros – Tito 3:3. Somente quando somos ensinados por Deus podemos reconhecer nossa precária situação e nos voltarmos, em arrependimento, para Deus que é rico em perdoar.

Conclusão:

1. Precisamos, como o Salmista, reconhecer a excelência da Palavra de Deus e nos dedicar honestamente ao estudo e prática diária da mesma. A Palavra de Deus deve ser, para nós, tão importante quanto o ar que respiramos.

2. Como o Salmista, temos que orar para que Deus nos ajude ensinando-nos e fortalecendo-nos a colocar em prática os mandamentos do SENHOR. É bobagem pensar que posso ser crente e viver em desobediência. O verdadeiro crente busca viver em santidade.

3. Quando pessoas que se dizem cristãs transgridem abertamente os mandamentos de Deus elas sinalizam para o mundo que Deus não é relevante, que a Palavra de Deus não é importante. Em vez de condenarem, praticam as obras das trevas. Desta maneira demonstram, na prática, que não são filhos de Deus e sim filhos do diabo:

João 8:44

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Efésios 5:11

E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário