quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 003 - UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS — PARTE 3



Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Samuel 16 — 17

Introdução.

1. Estamos falando acerca de Davi ter sido definido pelo apóstolo Paulo como “um homem segundo o coração de Deus”.

2. Diante dessa definição estamos procurando entender quais eram as características de Davi que o levaram ser definido dessa maneira.

3. Nosso interesse é tentar aprender com Davi, como nós também podemos ser homens e mulheres de acordo com o coração de Deus.

4. Como vimos na primeira mensagem dessa série não existe limite de idade para alcançarmos esse objetivo. Davi era apenas um adolescente quando foi ungido rei sobre o reino de Israel.

5. De acordo com o que já vimos, para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus é necessário:

a. Sermos nascidos de novo. Sermos novas criaturas renascidas pelo poder de Deus e habitados pelo Espírito de Deus.

b. Depois nós vimos que para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus é necessário que sejamos cheio com o Espírito Santo.

c. Hoje queremos falar da terceira qualidade que é:



NÓS PRECISAMOS INVESTIR TEMPO A SÓS COM DEUS


I. A Experiência de Davi 

A. Como falamos Davi era apenas um adolescente, o mais novo de oito irmãos, e que cuidava das ovelhas de seu pai nos pastos ao redor de Belém.
B. Ele deve ter ficado bastante surpreso quando um empregado de seu pai lhe apareceu no campo e disse para ele ir, imediatamente para sua casa, porque o profeta Samuel estava lá e seu pai havia mandado chamá-lo.

C. Quando Davi chegou a casa, Deus disse para Samuel pegar o chifre com óleo e ungir Davi. Eu tenho a impressão que nem Davi, nem ninguém na casa de Jesse entendeu muito bem o que aquilo significava. Apenas Samuel tinha plena consciência do seu ato.

D. Após a unção Samuel voltou para Ramá — 1 Samuel 16:13 — Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.

E. E o que fez Davi, o rei ungido de Israel depois disso? Continuou cuidando das ovelhas do seu pai. 1 Samuel 16:19 — Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.

F. Mas enquanto estava ali cuidando das ovelhas de seu Pai, Davi aproveitou para desenvolver seu relacionamento com Deus.

G. Ainda bem que naqueles dias Davi não tinha telefone celular, nem I-pod, nem I-pad, nem qualquer outro eletrônico. Digo isso, porque, certamente, essas coisas poderiam atrapalhar e muito o desenvolvimento do relacionamento de Davi com Deus.

H. Provavelmente, foi durante esse tempo que Davi compôs o amado Salmo 23. O salmo no qual ele reflete como Deus é o Bom Pastor.

I. Também deve ter sido por esses dias que Davi, contemplando a natureza e meditando nas porções da palavra de Deus que tinha memorizado quando criança, compôs o Salmo 19!

J. Certamente Davi aproveitou esses momentos para aperfeiçoar os dons que Deus lhe havia concedido na área da música, através da qual ele desenvolveu sua adoração a Deus. Além disso, ele também aprendeu e se aperfeiçoou na arte de disparar pedras com uma funda.

K. Se você é casado, você sabe muito bem das dificuldades que tem que enfrentar para investir num tempo a sós com Deus. Se tiver filhos, a coisa se complica, exponencialmente, de acordo com a quantidade de filhos que você tem.

L. Agora se você é solteiro, seu maior problema serão as muitas tentações ao teu redor, que estão sempre te atraindo para longe dum tempo a sós com Deus. 

M. Mas se queremos ser, de fato, homens e mulheres segundo o coração de Deus, então: 1) além de sermos pessoas nascidas de novo; 2 pessoas cheias do Espírito Santo; nós também precisamos 3) aprender a investir tempo a sós com o Senhor.

II. Quatro Sugestões Práticas de Como Investir Tempo a sós com Deus.

A. Em primeiro lugar aprenda a ler. Com isso eu estou querendo dizer que nós precisamos desenvolver o hábito da leitura.

1. Quando eu tinha 15 anos, eu saí da casa dos maus pais e fui morar com uma irmã e meu cunhado no Rio de Janeiro. Meu cunhado, o Alberto, era Jornalista e amava a leitura. Ele tinha uma biblioteca razoável na casa em que morávamos. Não demorou muito para ele perceber que eu não tinha o hábito da leitura, então ele começou a me incentivar a ler. O primeiro livro que li foi “Capitães de Areia” de Jorge Amado. Aprendi tanta coisa nova, apenas lendo aquele livro que assim que terminei pedi outro livro para ler. Mais do que fisgado pela leitura, sem perceber, eu estava sendo preparado por Deus para o que viria depois na minha vida, já que naqueles dias eu ainda não era crente.

2. No início do segundo ano no Rio de Janeiro, meu cunhado teve um aneurisma cerebral e veio a falecer. Mas ele já tinha conseguido incutir em mim o gosto pela leitura. Minha irmã e eu voltamos para morar com meus pais e claro, a biblioteca do meu cunhado estava lá em nossa nova casa.

3. O ano era 1971 e foi nesse ano que, depois de passar uma semana no Acampamento da Palavra da Vida em Atibaia, voltei para casa com uma Bíblia debaixo do braço. Estava apaixonado pela mesma, apesar de ainda não ter feito uma decisão formal para seguir a Jesus. Durante aquela semana investi muitas horas na leitura da Bíblia. Li longas partes tanto do Novo quanto do Antigo Testamento, enquanto Jean-Pierre Rampal soprava maravilhosamente bem sua flauta transversal, vez após vez, interpretando o Concerto para Flauta e Orquestra de Avram Khachaturian.

4. Na terceira semana voltei ao acampamento Palavra da Vida. Estava tão cheio da Palavra de Deus que bastou uma pregação para eu entregar meu coração a Jesus. Deus havia me ensinado a ler, porque Ele sabia que eu ia precisar muito da leitura.

5. Lembre-se a leitura é um hábito e precisa ser desenvolvida. E eu posso testemunhar que nada ajudou tanto no meu desenvolvimento espiritual quanto o hábito da leitura.

6. Quando ler tua Bíblia peça sempre que Deus te ajude e te ilumine para você entender o que está lendo. Qualquer dia é um bom dia para começar a ler a Bíblia. 7. Você poderia começar hoje à noite ainda ou amanhã. Mas, de qualquer maneira, não demore.

B. Em segundo lugar aprenda a orar. 

1. Use o tempo disponível para falar com Deus. Em filas, no trânsito, viajando. Lance mão de todas as oportunidades para desenvolver teu relacionamento de oração com Deus. Lembre-se, não precisa sofisticar. Orar é apenas bater-papo com nosso pai celestial. Abra seu coração e solte o verbo!

C. Em terceiro lugar aprenda a adorar

1.Nossa adoração de Domingo deve ser apenas o clímax da adoração que você dedicou a Deus durante toda a semana. Procure reconhecer a grandeza, a sabedoria, a soberania, a misericórdia, o amor de Deus e etc., dia a dia em tua vida e aprenda a louvar e adorar a Deus por essas e todas as outras coisas.

2. Lembre-se, Deus procura adoradores que o adorem em Espírito e verdade.

D. Em quarto lugar aprenda a pensar por você mesmo.

1.  Aprenda a avaliar sua vida à luz da Palavra de Deus.

2. Pense acerca dos fatos presentes ao seu redor, acerca do que você está lendo em jornais e revistas e vendo nos noticiários da TV.

3. Pense em teus alvos e nas necessidades da tua família diante da Palavra revelada de Deus.

Conclusão:

1. Falamos que temos que aprender a ler e depois de aprender a ler, o que devemos ler? Comece com o Novo Testamento. Com os Evangelhos. Depois que ler os Evangelhos uma vez, comece uma nova leitura ao mesmo tempo em que vai lendo outras partes do Novo Testamento. Enquanto lê o resto do Novo Testamento reinicie a leitura dos Evangelhos sempre que terminar uma leitura dos mesmos. Isso irá encher você de conhecimento e da presença poderosa de Jesus em tua vida. 

2. Quando o Novo Testamento estiver terminado, comece a ler o Antigo Testamento. Continue lendo os Evangelhos enquanto lê o Antigo Testamento. Deixe o conhecimento acerca de Jesus transbordar através de você.

3. George Muller do Bristol, na Inglaterra, leu a Bíblia inteira mais de 200 vezes.

4. Procure também ler boa literatura cristã. Livros que recomendo:

O peregrino de John Bunyan.

O Jesus Que Eu Nunca Conheci de Philip Yancey

Cristianismo Básico de John Stott

O Totem da Paz de Don Richardson

5. Quando tiver uma oportunidade, venha orar conosco numa segunda-feira qualquer. Nosso grupo se reúne já há 16 anos todas as segundas-feiras. Todos são bem vindos.

6. Não deixe nunca de aproveitar da oportunidade de participar conosco da adoração comunitária nos domingos à noite. Essa é sempre uma oportunidade exclusiva!

7. Aprenda a pensar como um cristão. Filtre tudo pelo conhecimento que você tem das Escrituras Sagradas. Se pergunte: o que Deus pensa disso? Procure sempre respostas Bíblicas para tuas perguntas.

6. Que Deus abençoe a todos.

Que Deus abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário