terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 005 - DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 1




Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 17
A VIDA DE DAVI

DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 1 — SERMÃO 005
Texto: 1 Samuel 17
Introdução.
A. Gigantes não são personagens mitológicos. Eles são personagens históricos.

1. Não sabemos muito acerca da origem dos mesmos, mas sabemos que os mesmos existiam em números consideráveis antes do dilúvio — ver Gênesis 6:4 — Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Nesse contexto os mesmos são chamados de נְּפִילִים nefiyliym — gigantes. Não sabemos a altura dos mesmos.

B. Antes de prosseguirmos com nossa análise bíblica dos gigantes é importante destacarmos o seguinte:

1. Temos ossadas de gigantes de até 12 metros de altura. Isso corresponde a um prédio de 4 andares.

2. Segundo o livro dos recordes “Guinness”, o maior gigante vivo atualmente é um ucraniano que mede 2 metros e cinquenta e sete centímetros.

C. Depois do dilúvio, os filhos de Noé ainda tinham alguns genes desses gigantes e a Bíblia registra a existência dos mesmos. Três dessas citações são do nosso interesse hoje:

1. Números 13:33 — Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. Aqui também os gigantes são chamados de נְּפִילִים nefiyliym — gigantes. Também não sabemos a altura desses indivíduos.


2. Deuteronômio 3:11 —  (Porque só Ogue, rei de Basã, restou dos refains; eis que o seu leito, leito de ferro, não está, porventura, em Rabá dos filhos de Amom, sendo de nove côvados o seu comprimento, e de quatro, a sua largura, pelo côvado comum?). Aqui, esse gigante é chamado de רְפָאִים — refa`iym — refaim. Sua cama media, aproximadamente, 4,5 metros de comprimento por dois de largura.

3. O terceiro e aquele que mais nos interessa é Golias, um gigante filisteu que segundo a Bíblia media de acordo com 1 Samuel 17:4 —  Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo. A altura de Golias era de, aproximadamente, 3 metros e 20 centímetros. Era, portanto um homem bem grande até mesmo pelos padrões modernos.

4. Usando o confronto entre Davi e o gigante Golias e observando a vida de Davi, nós queremos aprender como devemos agir para nos colocar na posição certa para agir com o intuito de

DERRUBAR OS GIGANTES EM NOSSAS VIDAS

I. Encontrando Gigantes

A. Você já se encontrou com um gigante alguma vez? Mesmo que não tenha sido um gigante de verdade, todos nós já passamos por essa curiosa experiência quando adolescentes, medindo entre 1,50 e 1,60 nos depararmos com alguém medindo 2 ou mais metros.

B. Por mais confiantes que pudéssemos ser, essa é sempre um situação perturbadora.

C. É claro que a maioria das pessoas de grande estatura que conhecemos, como alguns grandões que temos em nossa congregação, por exemplo, são pessoas cordatas e amistosas.

D. Mas, de modo metafórico, nós podemos dizer que muitos de nós, senão todos nós convivemos com ”verdadeiros gigantes muito pouco amistosos”.

E. E o maior gigante ao qual eu estou me referindo é o gigante do pecado que tanto atormenta nossas vidas, e que nos domina, muitas vezes, de maneira que imaginamos que nunca conseguiremos nos livrar do mesmo. 

F. Como aconteceu com Golias, o pecado vêm todos os dias ao nosso encontro, vestindo sua poderosa armadura e com sua espada sanguinária, pronto a nos despedaçar. Temos que admitir que nos sentimos completamente impotentes diante desse monstro tão poderoso.  Ele nos atormenta e nos maltrata como um gato quando decide brincar com um camundongo.

II. Tipos de Gigantes com Os Quais Temos que Lutar.

A. Para muitos de nós o gingante se chama “cobiça sexual ou pornografia”. Talvez alguns de você já foram longe demais com isso e estão presos com uma gigantesca e pesada corrente chamada “Imoralidade Sexual”. Não ficaria surpreso de descobrir aqui pessoas, tanto do sexo masculino quando do sexo feminino, que travam lutas diárias com o gigante que chamamos de homossexualidade.    

B. Não é incomum conhecermos pessoas que mesmo se dizendo discípulos de Jesus, estão completamente dominados pelo gigante das drogas e do álcool.

C. Outro gigante chamado de ganância mantém muito prisioneiros, trabalhando como verdadeiros escravos, para alcançar alguma coisa que nunca poderá, realmente satisfazer, nem produzir paz de espírito.

D. Além desses gigantes existe outro, especialmente perverso: trata-se do gigante do autocentrismo Os escravos desse gigante se apresentam de muitas e variadas formas: alguns se cobrem de uma autopiedade permanente — esses são eternas vítimas de tudo e de todos. Outros se vestem com roupas de inveja, de raiva e de orgulho!

III. O Resultado das Ações Desses Gigantes em Nossas Vidas.  

A. Pouco importa como o gigante que você está enfrentando se chama!

B. John Bunyan em seu Livro “O Peregrino” nos conta a história de um gigante chamado “desespero”. Ele escraviza o cristão e o esperançoso em seu Castelo da Dúvida. Ele os espanca e os faz sentirem-se miseráveis.

C. E assim acontece com todos esses gigantes que mencionamos. São eles que impedem nosso progresso no caminho em que fomos chamados por Deus.

D. Eles roubam nossa alegria em Cristo e nos fazem nos sentir as piores pessoas que existem nesse mundo.

IV. Como Podemos Vencer Esses Gigantes

A. Diante de tudo que dissemos antes, como podemos derrotar esses gigantes e recuperar a alegria de viver e servir nosso Deus sem impedimentos?

B. A história da luta de Davi contra Golias pode nos fornecer algumas pistas.

C. Hoje iremos começar notando apenas alguns contrastes que percebemos com muita nitidez na mesma:

1. Saul e seus exércitos só conseguiam perceber a situação pelo uso de seus olhos humanos — 1 Samuel 17:23—25a. — Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.  Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente, e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu?

2. Enquanto isso Davi enxergava aquela situação da perspectiva de Deus e dizia: 1 Samuel 17:26b — Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

3. O rei Saul tinha plena confiança em sua armadura, conquanto Davi estivesse usando a mesma — 1 Samuel 17:38 — Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.

4. A confiança de Davi não estava na pesada armadura de Saul. A confiança de Davi estava no SENHOR – 1 Samuel 17:45 —  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

5. Saul estava preocupado com sua própria honra — 1 Samuel 18:7—8 — As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?

6. Já Davi estava preocupado com a honra de Deus:

a. 1 Samuel 17:26 — Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

b. 1 Samuel 17:45—47 — Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.

Conclusão:

1. Dessa história de Davi e Golias nós podemos aprender as seguintes verdades, verdades essas que iremos explorar nas próximas mensagens:

a. Nós precisamos ter uma perspectiva espiritual da realidade.

b. Nós precisamos ter uma fé que é prática e não apenas uma teoria em nossas cabeças.

c. Nós precisamos focalizar nossa atenção, de forma deliberada, na glória de Deus.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.   

2 comentários:

  1. Estou precisamdo de algo mais profundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jorge,

      No Blog o Grande Diálogo nós temos vários tipos de materiais. Esse caso específico de Davi, trata-se de uma coletânea de esboços das mensagens que foram pregadas em nossa igreja. Não existe material adicional.

      A única exceção no caso de Davi é um estudo mais aprofundado quanto a parte do Salmo 51.

      Sinto muito não poder ser mais útil, mas certamente, você poderá encontrar na internet material que discuta com mais profundidade essa questão. Tome cuidado apenas com os muitos falsos mestres que ensinam coisas que não estão de acordo com o texto da Bíblia. Compare sempre o que está escrito com aquilo que a Bíblia diz.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir