quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Apocalipse 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA — Estudo 015



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta — Apocalipse 12:12.

Por isso, festejai, ó céus — O verso 12 nos transporta de volta para o verso 10 onde os céus — céus no plural aparece somente aqui em todo o livro do apocalipse e é usado para indicar a fonte de todas as coisas, como o lugar de habitação do Deus Todo Poderoso e Criador — devem se regozijar porque o acusador foi expulso dos mesmos. Esse chamado para o regozijo, faz eco com as palavras de

Isaías 49:13

Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece.

e também com as palavras do

Salmos 96:11

Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude.

O mesmo é um prenúncio que Satanás será completamente eliminado do meio de toda a criação.

E vós, os que neles habitais — Os que habitam nos céus são seres angelicais. Apesar do verbo grego usado ser σκηνοῦντες — skenvoûntes — literalmente, “tabernacular”, isso não indica que esse local de habitação é algo temporário — como foi temporário o Tabernáculo no deserto e também o período em que o Senhor Jesus “tabernaculou” entre nós. Pelo contrário, o uso desse verbo, como no caso do tabernáculo e no caso de Jesus, serve para enfatizar a presença de Deus — comparar com

Apocalipse 7:15

Razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Apocalipses 21:3

Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós — Enquanto a expulsão do Diabo dos céus produz grande regozijo nos céus, tal expulsão é motivo de um “Ai” sobre a terra e o mar. Muitos comentaristas do Apocalipse identificam esse “Ai” com o terceiro “Ai” mencionado em

Apocalipse 8:13

Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar!

Apocalipse 9:1—12

1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

2 Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar.

3 Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra,

4 e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.

5 Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém.

6 Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles.

7 O aspecto dos gafanhotos era semelhante a cavalos preparados para a peleja; na sua cabeça havia como que coroas parecendo de ouro; e o seu rosto era como rosto de homem;

8 tinham também cabelos, como cabelos de mulher; os seus dentes, como dentes de leão;

9 tinham couraças, como couraças de ferro; o barulho que as suas asas faziam era como o barulho de carros de muitos cavalos, quando correm à peleja;

10 tinham ainda cauda, como escorpiões, e ferrão; na cauda tinham poder para causar dano aos homens, por cinco meses;

11 e tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom.

12 O primeiro ai passou. Eis que, depois destas coisas, vêm ainda dois ais.

Apocalipse 11:13—14.

13 Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu.

14 Passou o segundo ai. Eis que, sem demora, vem o terceiro ai.

Nesse verso nós podemos ver que os dois primeiros “Ais” liberam poderosas pragas sobre os incrédulos, enquanto que os versos que dão continuidade ao capítulo 12 — Apocalipse 12:13—17 — descrevem as hostilidades do Diabo praticadas contra os crentes. É pouco provável que esse seja o último “Ai”.

Cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta — A razão para a grande ira de Satanás é o período, relativamente curto de tempo, entre sua derrota e expulsão dos céus e seu julgamento final e definitivo. Ele também sabe que seu império de trevas caminha para um fim melancólico.  Devemos sempre nos lembrar que João está tratando do “tempo” da perspectiva de Deus e, que é sempre tolice, tentar calcular esse e outros tempos mencionados na Bíblia, quando fazem referência ao tempo escatológico controlado apenas pelo próprio Deus. Conforme bem nos ensina o professor Leon Morris em seu comentário no Apocalipse: “as tribulações dos cristãos perseguidos se levantam não porque Satanás seja poderoso para tal, mas porque ele foi vencido e agora está usando o que lhe resta de forças para perseguir os cristãos sobre a terra”. O período breve de tempo mencionado por João não está fazendo referência ao tempo total restante para a existência das coisas como as conhecemos, da perspectiva histórica, mas ao período final e desesperado da luta de Satanás por sua própria sobrevivência antes da condenação final.

Esse é um tempo de perigo sem precedentes, no qual a igreja está entrando e através do qual João deseja encorajar os crentes a suportarem tudo com toda fidelidade.

Conclusão para Apocalipse 12:12

O mal pertence ao tempo, a bondade e a paz à eternidade. As vitórias da iniquidade, por mais avassaladoras que pareçam, são sempre temporárias e muito enganosas. Em nossos próprios dias nós podemos testemunhar grandes males que surgiram e desapareceram. Portanto, não devemos desanimar diante das dificuldades, mas continuar confiando no Deus Todo Poderoso, que é fiel no cumprimento de todas as suas promessas. Muitos tiranos se levantaram durante o século XX, mas eles passaram e outros sugiram em seus lugares. Mas são todos homens mortais e estão sujeitos a viver apenas enquanto Deus quiser. Existem também outras forças imorais soltas no mundo hoje, cuja fúria parece que não poderá ser aplacada. Mas como a Bíblia afirma, o tempo de duração dessas coisas, da perspectiva de Deus, é sempre muito curto, mesmo que pareça longo para nós.

A cólera do Diabo é no texto grego uma cólera fervente e nós podemos ver a mesma se manifestando em todos os lugares onde existe conflito armado ao redor do mundo. Nos dias de João e imediatamente depois, essa cólera foi sistematicamente comparada com a cólera dos imperadores romanos que perseguiram, de forma brutal, os cristãos durante séculos. Mais tarde os imperadores romanos foram substituídos pelos Papas romanos.

Do ponto de vista histórico, João condenou o culto ao imperador — o culto mais poderoso do império romano — dando ao mesmo os tons da cólera satânica, de breve duração é verdade, embora também de extrema violência. A questão era simples. Volta e meia havia um decreto que todos os cidadãos de império deveriam ir a um templo dedicado a um dos imperadores — mortos ou vivo — e oferecer uma libação — um sacrifício líquido — em honra ao imperador e diante de sua imagem. Uma idolatria realmente nojenta. A pena pela desobediência a esses mandatos era a morte e assim muitos irmãos nossos foram perseguidos e mortos por causa dessa idolatria e vaidade estúpida por parte dos imperadores romanos.

Todavia, é do ponto de vista escatológico — relativo aos últimos dias — que nosso texto tem maior importância. Dizemos isso porque é exatamente nesse tempo em que Satanás irá manifestar sua cólera de modo que ainda não foi visto. Cremos que por esse motivo alguns manuscritos antigos do Apocalipse como os Códices 1, 37 e 40 trazem a expressão: “Ai dos habitantes da terra” em vez de apenas “Ai da terra”. Mas como temos visto, tanto a humanidade quanto a própria criação sofrem desde a queda e aguardam, ansiosamente, por sua libertação.

De que maneira devemos enfrentar a ira Satânica quando ela for derramada sobre nós? De que formas devemos lidar com Satanás enquanto ele demonstra sua grande ira porque sabe que o tempo que lhe resta é curto?

1. Se o Diabo pretende liberar toda sua ira, não devemos temê-lo, e sim, nos tornarmos mais aguerridos na proclamação de Cristo, Sua Pessoa e Sua obra, pois é essa proclamação que mais irrita Satanás e o incentiva a agir com violência. Ele odeia Jesus e também todos os que são seguidores — discípulos de verdade — de Jesus Nosso silêncio e quietude, não proclamando a Jesus, são uma verdadeira vergonha — ver

Marcos 8:38.

Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.
2. Em segundo lugar devemos afirmar que: como não podemos enfrentá-lo pelas nossas próprias forças, precisamos clamar por força para aquele que é o DEUS FORTE — ver Salmo 63:1 — que pode expulsar e derrotar o príncipe das potestades do ar. Basta um olhar para Jesus para encontramos a verdadeira vida que necessitamos. Tão logo somos enchidos pela vida do Senhor Jesus — por meio da presença gloriosa e poderosa do Espírito Santo — o príncipe das trevas precisa patir imediatamente. Esse é o único modo em que uma pessoa pode experimentar verdadeira libertação do domínio e do poder de Satanás.

3. Mais uma palavra de conforto para você: quanto mais feroz o Diabo se tornar, mais teu pobre e perturbado coração deve ser encorajado a crer que logo tudo isso irá passar. Eu até me aventuro a dizer que: nada o faz fugir mais depressa do que tua confiança em Cristo de que, sendo um inimigo derrotado, ele tem mesmo que ir embora — ver

Tiago 4:7

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

(Os itens 1 a 3 acima foram adaptado de um material original produzido por C. H. Spurgeon no século XIX).

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário