sábado, 26 de abril de 2014

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 007 - DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 3


Resultado de imagem para painting david and goliath

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

A VIDA DE DAVI

SERMÃO 007 – DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 3

Texto: 1 Samuel 17
Introdução.

A. Nas três últimas semanas nós estamos falando da luta de Davi contra Golias, e estamos usando os ensinamentos bíblicos acerca dessa narrativa para aprender como podemos derrubar os gigantes em nossas vidas, especialmente o gigante do pecado.


B. Hoje nós queremos falar da segunda parte de como nossa fé precisa estar arraigada em Deus.

1. Na semana passada nós vimos que o primeiro aspecto dessa verdade é que: NOSSA FÉ PRECISA ESTAR BEM ARRAIGADA NUMA SÓLIDA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM DEUS.

2. A segunda parte, que iremos ver hoje, nos ensina que precisamos TER UMA FÉ NO PRÓPRIO DEUS VIVO E NÃO EM MÉTODOS HUMANOS.

C. Vamos então avançar e falar que nós precisamos

TER UMA FÉ NO PRÓPRIO DEUS VIVO E NÃO EM MÉTODOS HUMANOS

I. Os Conceitos Errados de Saul.

A. Como já falamos na semana passada, Saul era um crente cultural. Ele gostava da religião, mas desconhecia um relacionamento pessoal com Deus, como o que Davi desfrutava.

B. A fé de Davi estava colocada no Deus da Aliança e é muito importante entendermos essa verdade. Como Povo de Deus nós estamos numa aliança com o Senhor. Isso que dizer que temos um compromisso com Deus e temos também responsabilidades com o SENHOR, além, é claro, de desfrutarmos dos benefícios de tal aliança.

C. A confiança de Davi no Deus da Aliança era muito semelhante à confiança de Paulo no Deus da Nova Aliança, quando afirma o seguinte em

Filipenses 4:12—13

Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.

Por causa de sua fé, Davi quando estava diante do rei Saul disse as seguintes palavras:

1 Samuel 17:32

Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.

D. Essa é a verdadeira fé de todo crente que entende que está numa Aliança com o Deus Todo Poderoso, o Deus Altíssimo, o Deus ETERNO. Temer o que? Nada. Essa fé conduz Davi a uma ação destemida conforme —

1 Samuel 17:48

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu.

E. Vamos então observar mais de perto a primeira característica de como nossa fé precisa ser prática.

II. Nossa Fé Precisa Estar Arraigada em Experiência pessoal.

A. Apesar de Davi ser apenas um adolescente, seu encontro com Golias não era o primeiro desafio que teve que enfrentar. Uma vez, quando um leão e outra vez quando um urso roubou uma de suas ovelhas, ele não lamentou a sorte dos pobres cordeiros, mas conforme —  

1 Samuel 17:34—35
Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.

B. A mesma fé se estendia agora para abraçar o gigante filisteu:

1 Samuel 17: 36

O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

C. Mas Davi tinha plena certeza e convicção que todas aquelas vitórias não tinham nada a ver com sua destreza pessoal. Ele foi bem rápido em reconhecer a ação de Deus em sua vida quando disse:

1 Samuel 17:37

Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.

D. As palavras de Saul registradas no verso acima o caracterizam com um crente cultural. E o que é um crente cultural? O crente cultural é aquele que:  


1. Conhece todos os clichês religiosos.

2. Ele tem toda aparência de cristão, mas no seu interior não há lugar para Jesus.

3. Sua fé não é pessoal como a de Davi, porque até hoje ele não deseja enfrentar o pecado em sua própria vida. Ele está contente em ir a igreja e “brincar” de ser crente.

E. Saul era um crente assim. Sempre foi durante toda sua vida. Ele gostava de obedecer a Deus apenas parcialmente, o que equivale a desobediência total. Ele gostava de fazer as coisas externamente — as coisas que se veem — mas ignorava que Deus está interessado na obediência interior — naquilo que não se vê.

1 Samuel 15:22

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

F. Quando Saul disse a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. Ele também bem poderia ter dito: Boa sorte, Davi.

Conclusão:

1. E você minha irmã e irmão: você tem a mesma fé de Davi — confiança no Deus da Aliança — ou você é apenas um crente cultural?

2. Como você convive com os gigantes na tua vida? Especialmente com o gigante do pecado? É uma convivência pacífica ou você se volta com confiança para Deus para vencer esses gigantes?

3. Lembre-se da palavra de Samuel para Saul: o Deus da Aliança espera uma coisa de nós: OBEDIÊNCIA. Deus não está nem um pouco interessado em conformidade cultural. Algo que uma vez eu chamei de “CRENTINICE” = BURRICE OU TOLICE PROFUNDA praticada pelos crentes culturais.

4. Olha, não tenha dúvida: ou você vence e derruba o gigante do pecado em tua vida ou o mesmo irá te derrotar e você será destruído pelo mesmo. Pecado não é “brincadeira de criança”. Pecado é coisa séria. Foi teu pecado e o meu pecado que pregaram Jesus naquela cruz do Calvário. Portanto veja bem como anda tua Fé no Deus da Aliança. Veja bem se você não é apenas um crente cultural.

5. Aprenda a lição que Jesus quis ensinar ao dizer em —

Mateus 5:29

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário