sábado, 19 de abril de 2014

ENCONTROS DE PODER — 019 — UMA EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 15:24—27a — PARTE 1 - A MORTE: O ÚLTIMO INIMIGO



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Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

O ÚLTIMO INIMIGO A SER VENCIDO É A MORTE

Introdução

Texto Base: 1 CORÍNTIOS 15:24—27a

24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.

25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.

26 O último inimigo a ser destruído é a morte.

27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés.

O uso central das expressões “todo” e “toda” servem para chamar nossa atenção para o fato de que nós precisamos, a todo custo, aprender a identificar os poderes aqui mencionados, sem exceção: toda estrutura de autoridade, cada papel, cada ofício, cada responsável, cada instituição, cada sistema,  cada nação, cada regra, cada anjo, no céu e na terra e debaixo da terra — pois todas essas coisas serão colocadas sob os pés de Cristo. E, como deve ser óbvio, apenas aqueles que se encontram revoltados com Jesus é que estão sujeitos a serem submetidos a tal sujeição forçada. Eles são inimigos — conforme verso 25 — portanto, tais poderes precisam ser poderes rebeldes.

Esse é o motivo porque Paulo lança mão de expressão καταργήσῃ katargése — traduzida por destruído, nos versos 24 e 26. Essa expressão grega ocorre 23 vezes nos escritos de Paulo com significado bastante amplo que inclui: 1) tornar indolente, desempregado, inativo, inoperante; 2) fazer cessar, pôr um fim em, pôr de lado, anular, abolir. Parece que nesse caso a melhor tradução seria “abolir”, depois de neutralizar, todo governo, toda autoridade e todo poder, independentemente do que seja. Já que se forem destruídos, o que restará para ser colocado sob os pés de Jesus? Deve ser evidente que Paulo está tratando aqui do Senhorio de Cristo, e tem em mente versos, tais como:

Salmos 110:1

Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés

Salmos 8:6

Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste.

Assim Paulo está tratando da sujeição de tais poderes a Jesus e não da aniquilação dos mesmos.
H. Berkhof em seu livro intitulado Christ and the Powers[1] defende as seguintes ideias:

1. No reino vindouro, a vida continuará dependendo de Poderes específicos e ordens para manter a harmonia esperada.

2. Se os poderes foram criados originalmente como bons, e não são, intrinsecamente maus, a derrota ou aniquilação dos mesmos nos tempos do fim marcará não a vitória de Deus, mas uma derrota.

3. Colossenses 1:19—20

19 Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude

20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus

nos fala de uma reconciliação cósmica desses poderes, quando então retornarão às suas funções originais como instrumentos da comunhão de Deus com a criação —

Efésios 1:10

De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra.


Os poderes que hoje buscam uma liderança para si mesmos, serão submetidos ao verdadeiro “cabeça”, que é Jesus Cristo.

4. Efésios 1:21—22

21 Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.

22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,

nos ensina que Cristo tem seu nome exaltado acima de todos os outros nomes, mesmo na era vindoura. Isso implica a continuidade dos Poderes no reino vindouro.

Todavia, num primeiro instante, parece que 1 Coríntios 15:26 requer algo que seja final, terminal ou definitivo. Algo que se pareça com um “abolição” ou “destruição”, pois é exatamente esse o fim da morte! Outras passagens, certamente parecem exigir essa tradução, como por exemplo:

2 Tessalonicenses 2:8

Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

1 Coríntios 6:13

Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.

Em outras passagens, entretanto, outros estudiosos sugerem as seguintes traduções alternativas:

1. “Roubado de Seus Poderes”.

Romanos 6:6

Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.

2 Timóteo 1:10

E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.

2. “Condenado à inatividade ou tornado inefetivo”.

Hebreus 2:14

Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.

3. “Fazer desaparecer, colocar fora de ação, privar de poder”.

2 Coríntios 3:11

Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.

Talvez Romanos 6:9 —

Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele

nos forneça a pista central que estamos precisando, porque o texto acima trata do poder de Cristo sobre a morte.

Seguindo esse mesmo raciocínio, mas numa escala cósmica, o apóstolo Paulo, em —

1 coríntios 15:26

O último inimigo a ser destruído é a morte.

descreve a vitória final por meio da qual a morte não terá mais qualquer domínio sobre qualquer um. Na Era Vindoura, aqueles que forem ressuscitados para a vida eterna, viverão para sempre, de acordo com a própria vida de Deus. A morte não terá mais suas vítimas, pois não terá mais domínio sobre os crentes, conforme lemos em —

Romanos 6:9

Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

Domínio é o oposto de sujeição. Paulo escolhe usar a expressão καταργήσῃ katargése — virtualmente como um sinônimo de ὑποτασσω upotasso — submissão. Com isso Paulo está afirmando, de fato, que o último inimigo a ser subjugado ou submetido é a morte. A morte será tratada como algo vazio ou nulo. Ela será neutralizada e perderá seu poder!

CONTINUA...

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

[1] Berkhof, H. Christ and the Powers. Herald Press, Scottdale, 1962.

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