segunda-feira, 26 de maio de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS — SERMÃO 005 - Atos 1:9—1 — A ASCENSÃO DE JESUS


Concepção artística da ascensão de Jesus

Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 005 – A ASCENSÃO DE JESUS
Texto: Atos 1:9—11
Introdução.

A. A Bíblia tem algumas histórias que nos falam acerca da ascensão ou subida de pessoas para o céu. 
1. Uma delas nos fala de um homem, chamado Enoque, que andava com Deus, e já não era mais porque Deus o tomara para si — 
Gênesis 5:24 
Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si. 
2. Outra história tem a ver com o profeta Elias, que subiu ao céu num redemoinho — 
2 Reis 2:11 
Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 
B. Essas histórias foram escritas há milênios e, apesar de serem verdadeiras, não podem ser entendidas de forma literal. Elas apenas descrevem o que as pessoas ao redor perceberam. 
C. Temos que compreender que existem muitas coisas na Bíblia que são escritas de determinada maneira, apenas para nos ajudar a entender o que a Bíblia está querendo dizer. Isso é verdade com relação:   
1. A criação do Universo, dos céus e da terra e tudo o que neles existe. Quem é capaz de entender essas coisas. A vasta maioria dos cientistas quando falam do surgimentos de estrelas e galáxias, por exemplo, não têm a menor idéia daquilo que estão dizendo. 
2. A quando a Escritura fala, de forma antropomórfica, acerca de Deus, dizendo que: 
a. Deus viu — como em Gênesis 1:4, 10, 12, 18, 21 etc. 
b. Pesou no coração de Deus — como em Gênesis 6:6. 
c. Os povos se espantam com a grandeza do braço de Deus — como em Êxodo 15:16. 
d. Deus liberta seu povo com braço estendido — ver 6.6. 
3. Quando a Bíblia fala da bem-aventurança no céu e dos tormentos eternos em um lago de fogo. 
E também quando existem referências como essas, onde pessoas sobem para o céu. 
D. Temos que entender que existe muita linguagem metafórica na Bíblia, além de hipérboles e parábolas e faremos bem em aceitar essa realidade. 
E. Tendo dito isso, vamos falar desse ato monumental da história da salvação que trata da

ASCENSÃO DE JESUS

I. Por Favor, Pode Me Dizer Onde Fica o Céu?

A. Da perspectiva de seres humanos habitando no planeta Terra, nós chamamos de céu a essa expansão que existe acima das nossas cabeças e que, devido à combinação de gases que existe na mesma, possui essa coloração azulada. Também chamamos esse céu de firmamento ou atmosfera. 
B. Deixando a atmosfera terrestre existe outro céu que o dicionário define como “espaço ilimitado e indefinido onde se movem todos os astros”. 
C. Mas a Bíblia além de mencionar esses dois céus acima, faz referência a um outro céu, onde Deus habita e de onde rege todo o universo, inclusive o planeta Terra. 
D. O Alcorão diz que Alá criou, ao subir, sete céus de forma ordenada – 2ª. Surata, verso 29. Mas isso se parece mais como o ensinamento hermético contido na Visão de Hermes Trimegisto, que reflete a ignorância daqueles dias onde se acreditava que existiam sete céus sobrepostos sobre a terra. A explicação que Hermes recebeu do deus Osíris, vale à pena ser reproduzida aqui, pela sua comicidade e ignorância patentes: 
“Osíris: Olha, escuta, e compreende. Tu vês as sete esferas de toda a vida. Realiza-se através delas a queda das almas e a sua ascensão. Os sete Gênios são os sete raios do Verbo-Luz. Cada um deles mantém uma esfera do Espírito, uma fase da vida das almas. O mais próximo de ti é o Gênio da Lua, de sorriso inquietante e coroado por uma foice de prata. Preside aos nascimentos e às mortes. Ele desagrega as almas dos corpos e atrai-as com os seus raios. Acima dele o pálido Mercúrio indica o caminha às almas descendentes e ascendentes com o seu caduceu, que encerra a Ciência. Mais acima, é a brilhante Vênus, que guarda o espelho do Amor, em que as almas por sua vez se esquecem e reconhecem. Mais alto, o gênio do Sol ostenta o facho triunfal da eterna Beleza. Mais alto ainda, Marte brande o gládio da Justiça. Entronizado sobre a esfera azulada, Júpiter empunha o cetro do poder supremo, que é a inteligência divina. Nos confins do mundo, sob os signos do Zodíaco, Saturno sustém o globo da sabedoria universal.” Essa descrição reflete o conhecimento existente naquela época quando apenas o sol, a lua e cinco do planetas eram conhecidos.   
E. Mas a Bíblia nos diz que Deus não habita nem no céu azul e muito menos no espaço sideral — 
2 Crônicas 6:18 
Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei. 
F. Então, onde fica o céu no qual Deus habita? Trata-se de outra dimensão na qual, por exemplo, o tempo não é nem absoluto, nem relativo: ele simplesmente não existe! — 
Salmos 90.2 
Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. 
A Bíblia não foi escrita para falar do céu e sim para nos mostrar o caminho — que é Jesus Cristo — e como pela fé, nós podemos chegar lá, pela graça de Deus. 
B. Quando a Bíblia fala do céu, ela o faz de forma que possamos entender, de forma discreta e sóbria e sem exageros. Mas só iremos entender do que realmente se trata quando chegarmos lá. 
II. A Ascensão de Jesus Como Fato Histórico. 
A. A ascensão de Jesus é diferente daquelas mencionadas de Enoque e Elias, por que estamos tratando de alguém que morreu e ressuscitou e, só depois, foi assunto ao céu. 
B. Lucas é o único dos evangelistas a narrar a ascensão de Jesus Cristo. Como os últimos 12 versículos do Evangelho de Marcos, incluindo a citação contida em Marcos 16:19, não constam em muitos manuscritos, inclusive nos dois mais antigos, que são os Códigos Sinaíticus e Vaticanus, muitos estudiosos acham tratar-se de uma adição posterior. 
C. Mas independentemente disso, o resto do Novo Testamento assume a ascensão como fato histórico. 
D. No Evangelho de João — 
João 20:17 
Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. 
Jesus fala acerca de subir para seu Pai. 
E. Pedro em Atos 2:31—33 deixa clara a exaltação de Jesus à destra de Deus, como um evento posterior a ressurreição. Algo que ele confirma também sua primeira epístola — 
1 Pedro 3:22 
O qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes. 
F. Vamos notar como Lucas descreve a ascensão do Senhor: 
Atos 1:9 
Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 
G. Lucas narra como as testemunhas oculares perceberam o que estava acontecendo... “Foi Jesus elevado... e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”, mas sua narrativa... 
1. É isenta das extravagâncias que encontramos nos Evangelhos Apócrifos. 
2. Não existe nenhuma trama intricada como encontramos nas lendas. 
3. Nenhuma palavra que possa parecer tratar-se de poesia ou mero simbolismo. 
4. Ou seja, trata-se de verdadeira narrativa histórica. 
III. O Valor Permanente da Ascensão 
A. Lucas menciona o aparecimento de dois indivíduos vestidos de branco, ao lado daqueles que tinham presenciado a ascensão do Senhor. Para aquelas testemunhas, eles se pareciam com homens — ἄνδρες ándres — varões — mas suas vestimentas podem ser um indicativo de que se tratava de anjos. Pode até ser que sejam os mesmo dois mencionados em 
Lucas 24:4—6a 
4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. 
5 Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? 
6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. 
B. Mas a identidade desses varões não é tão importante quanto aquilo que eles tinham para dizer: 
Atos 1:11 
Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. 
C. Os varões afirmam que Jesus virá outra vez. Não um Jesus cósmico, mas o mesmo Jesus que eles tinham visto ser encoberto pela nuvem. 
D. O Novo Testamento tem três palavras para se referir à segunda vinda de Cristo. Elas são: 
1 Tessalonicenses 5:23 
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na παρουσίᾳ parousía — vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 
1 Timóteo 6:13—14 
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à ἐπιφανείας  epifaneías — manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. 
1 Pedro 4:13 
Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na ἀποκαλύψει apocalípsei — revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 
E. As três expressões fazem referência a um e mesmo, único evento: a segunda vinda de Jesus Cristo, como foi prometida aqui pelos dois varões. 
F. Então, em vez de “ficar olhando para o céu”, os apóstolos são incentivados a por as mãos na massa e se prepararem para a monumental tarefa da evangelização mundial.
Conclusão:
1. A história da igreja está cheia de bobagens relacionadas à segunda vinda de Cristo.

2. Chega a ser quase inacreditável o tempo e o esforço envidados em calcular a vinda do Senhor, apesar das palavras contidas em

Marcos 13:32

Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.

O pior é que tem muita gente que acredita nessas falsas previsões e vai atrás desses falsos mestres.

3. Um desses eventos mais marcantes foi a previsão feita por William Miller, um dos precursores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. As previsões de Miller foram as seguintes:

a. Jesus iria retornar entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844. No dia 21 de Março de 1844, muitos se vestiram com batas brancas e subiram nos telhados para esperar a vinda de Jesus. O evento entrou para a história como “o grande desapontamento”. Mas, a maioria dos seguidores manteve a fé.

b. Após mais alguns estudos e ajustes, Miller marcou uma nova data para 18 de Abril de 1884. Nada aconteceu.

c. Samuel S. Snow, ainda baseado nos cálculos de Miller, marcou a data para 22 de Outubro de 1844. Advinha o que aconteceu? Certo!

d. Depois disso a Igreja Adventista do Sétimo Dia recolheu suas mentiras, embaralhou-as cuidadosamente, e serviu uma nova interpretação da previsão furada como tendo acontecido de fato. Não terra, mas no céu. E tem gente que ainda acredita e vai atrás dos ensinamentos desse povo.

4. Em tempos mais recentes a apóstola Valnice Milhomens disse no ano 2000 que Jesus estaria de volta no ano 2007. Patética.

5. O autodenominado Bispo Macedo da IURD, procura jogar de forma mais segura, e afirmou que Jesus vai voltar até o final do século XXI.

6. É incrível, mas agora mesmo milhões de evangélicos ao redor do mundo estão envolvidos em cursos e seminários proféticos que especulam sobre as últimas coisas e, especialmente sobre a vinda de Jesus. Pena. Tanto tempo, dinheiro e empenho deveriam estar sendo canalizado para a grande tarefa de evangelização.

7. E nós? O que faremos com a realidade da ascensão e a promessa da sua vinda?

a. Vamos ficar olhando para o céu como os discípulos fizeram no começo? O céu azul é tão bonito!

b. Vamos ficar especulando os tempos e as épocas da vinda do Senhor.

c. Melhor, vamos despertar do sono letárgico em que nos encontramos e encarar nossa parte na responsabilidade que temos na grande comissão de levar o Evangelho da Graça a todas as criaturas, inclusive a essas que se encontram dentro das próprias igrejas chamadas cristã.


OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html


Que Deus nos ajude a cumprir com nossas responsabilidades. Amém.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário