segunda-feira, 9 de junho de 2014

2 Coríntios Capítulo 10 - No Fim de Tudo o Que Conta é Como Deus nos Vê.- Sermão 014


Deus não vê a aparência

Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da 2 Epístola de Paulo aos Coríntios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

Sermões na Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios

Sermão # 14 – 2 Coríntios Capítulo 10

No Fim de Tudo o Que Conta é Como Deus nos Vê.

Introdução.

A. Após ter a confiança nos Coríntios plenamente restaurada — 
2 Coríntios 7:16 
Alegro-me porque, em tudo, posso confiar em vós. 
e depois de tê-los instruído acerca dos princípios da prática cristã de contribuir — 2 Coríntios 8 e 9 ver mensagem anterior — Paulo agora se volta para tratar daqueles que estavam causando problemas na igreja em Corinto. 
B. Nesta passagem nós podemos perceber um tipo de situação que pode existir em qualquer igreja, em qualquer comunidade, onde um pequeno grupo causa grandes prejuízos para todo mundo. 
C. Ao escrever esta porção da Epístola, que representa nosso capítulo 10, Paulo tem 3 áreas da vida da igreja em mente cujo ápice é:

No Fim de Tudo o Que Conta é Como Deus nos Vê.


I. Em Primeiro Lugar Nós Vemos a Autoridade do Pastor sendo Desacreditada. 
A. O que estava acontecendo? Havia algumas pessoas na igreja em Corinto que tinham se levantado para criticar o apóstolo Paulo injustamente. Paulo, por sua vez, havia decidido tratar a situação da maneira mais gentil possível — 
2 Coríntios 1:23 
Eu, porém, por minha vida, tomo a Deus por testemunha de que, para vos poupar, não tornei ainda a Corinto. 
Ao que parece, a atitude gentil de Paulo foi confundida pelos seus críticos como prova de fraqueza. Os críticos então se aproveitaram da situação para praticar novos atos de traição e de descrédito do serviço pastoral de Paulo. 
B. Acerca desta situação Paulo desenvolve as seguintes idéias: 
1. Paulo usa o exemplo do Salvador Jesus. 
Paulo inicia seu argumento apelando a duas características bem evidentes no Senhor Jesus — 
2 Coríntios 10:1 
E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco. 
a. Mansidão — no grego πραΰτητος praútetos — é a capacidade de aceitar sofrer injustiças sem expressar ressentimento e receber louvor sem se orgulhar. 
b. Benignidade — no grego ἐπιεικείας epieikeías — suavidade, gentileza e integridade. A palavra era usada para descrever um juiz que sabe que, às vezes, o rigor da lei, pode levar à prática de erro moral! 
c. A combinação destas duas palavras por Paulo nos indicam que ele não pensava de si mais do que devia e em vez de reagir, mesmo para defender seus direitos violados por outros, preferia, por causa de um bem maior, se restringir em suas ações. Ver Mateus 26:53 que descreve a atitude de Jesus quando vieram para prendê-lo. 
d. Com esta atitude, Paulo está realmente tentando ganhar estes críticos! 
C. Paulo explica o que significa ser bem sucedido de verdade. 
1. Existe uma grande diferença entre a motivação e a forma de agir dos crentes e daqueles que não são crentes. A motivação e a ação dos não crentes são descritas como: disposição de mundano proceder e militar segundo a carne — 
2 Coríntios 10:2—3 
2  sim, eu vos rogo que não tenha de ser ousado, quando presente, servindo-me daquela firmeza com que penso devo tratar alguns que nos julgam como se andássemos em disposições de mundano proceder. 
3  Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 
2. Por outro lado, a motivação e a ação dos crentes são descrita como — 
2 Coríntios 10:4—5 
4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 
5  e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 
a. Não sendo carnais, ou seja, segundo a carne, o que é uma metáfora para descrever o pensamento humano. 
b. São poderosas em Deus para tanto destruir fortalezas — dos pensamentos — como para anular sofismas e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e... 
c. Visam levar cativo todo o pensamento à obediência de Cristo! 
D. Nós não usamos armas idênticas às que o mundo usa. Não usamos métodos inventados pelos homens, não usamos técnicas desenvolvidas por marqueteiros. Não inventamos unções nem modismos passageiros. Tudo isso é mundano. 
E. Nossas armas são poderosas porque vêm de Deus e podem ser resumidas em: poder através da oração, amor incondicional por todas as pessoas e poder do Espírito Santo em nossas vidas para vencer o pecado. 
II. Em Segundo Lugar nós Vemos que a Aparência do Apóstolo Paulo está sendo Zombada. 
A. O segundo elemento de Crítica contra o apóstolo Paulo pode ser visto em 
2 Coríntios 10:10 
As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível. 
B. Paulo decide tratar seus críticos à sua própria maneira. Então ele fala de... 
1. A razão porque do ministério de Paulo. 
a. Paulo fala da autoridade que lhe foi conferida por Deus bem como do limite da esfera de ação que lhe foi concedida por Deus — 
2 Coríntios 10:8 e 13 
8 Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa, não me envergonharei. 
13 Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós. 
b. Paulo apela para as evidências tão claras do seu ministério e para o fato de que ele também pertencia ao Senhor — 
2 Coríntios 10:7 
Observai o que está evidente. Se alguém confia em si que é de Cristo, pense outra vez consigo mesmo que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos. 
c. Paulo tinha apenas um desejo: estar onde Deus queria que ele estivesse e fazer aquilo que Deus queria que ele fizesse. Por este motivo a maior preocupação do apóstolo eram as pessoas em Corinto e não sua própria pessoa. 
C. Quantos pastores hoje em dia, estão bem mais preocupados com eles mesmos, do que com o rebanho que Deus lhes confiou. Pastores que, para se protegerem a si mesmos e aos seus interesses, não hesitam, nem por um segundo, em prejudicar toda a comunidade. Em lançar irmãos contra irmãos; em destruir a obra de Deus, obra esta que não foi sequer iniciada por eles que era exatamente o caso vivido por Paulo em Corinto. 
D. Qual era o resultado do Ministério de Paulo? 
1. Paulo havia levado o evangelho até a cidade de Corinto. Pessoas haviam se convertido do judaísmo e de outras religiões para a verdade do evangelho e uma comunidade cristã havia sido estabelecida naquela cidade — 
2 Coríntios 10:14 
Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo. 
2. Este era o resultado para o qual Paulo queria chamar a atenção deles. A aparência de Paulo e sua forma de pregar eram realmente irrelevantes neste contexto. As pessoas salvas e a comunidade estabelecida é que eram importantes. 
III.  Em Terceiro Lugar o Resultado Alcançado por Paulo Estava sendo Menosprezado. 
A. Paulo reage à esta atitude tão negativa e aponta três fatos acerca de como ele via seu próprio ministério. 
1. Paulo fala da insensatez que ele não podia tolerar. 
a. Esta insensatez era vista na atitude de seus críticos que se louvavam a si mesmos — 
2 Coríntios 10:12 
Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. 
b. De maneira contrária, Paulo, lembra a todos em Corinto, que: não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva —
2 Coríntios 10:18 
Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. 
2. Paulo fala acerca da atitude que deve existir verdadeiramente em todos os que estão envolvidos na obra do Senhor — 
2 Coríntios 10:17
Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 
3. Paulo anseia por uma fidelidade capaz de ser recompensada por Deus mesmo — ver 2 Coríntios 10:18 acima. 
Conclusão. 
1. Pastores possuem esse incrível senso de auto preservação, alimentado pelo sentimento, equivocado, de que são pessoas especiais; de que são melhores que os outros irmãos. Por este motivo precisam ser constantemente lembrados do exemplo de Jesus com Sua mansidão e benignidade. 
2. Um dos maiores privilégios que temos na vida cristã é sabermos que estamos exatamente onde Deus nos quer e que estamos fazendo exatamente o que Deus quer! Porque, meus irmãos, isto é realmente a única coisa que realmente nos interessa: fazer a vontade de Deus e sermos agradáveis a Ele. 
3. Na vida e no trabalho de toda comunidade sempre existem pessoas que estão cobiçando cargos e posições de comando, que anseiam por posições de poder. Pessoas que nunca estão satisfeitas a menos que estejam ocupando lugares proeminentes. Nosso desejo, como crentes sinceros, deve sempre estar centrados no fato que queremos ser pessoas que são louvadas por Deus e não por causa das posições que ocupamos. 
4. Para refletir: em nossas vidas diárias, em nossos pensamentos, em nossas palavras, em nossos atos, em nossa própria vida de comunhão como comunidade, será que nós estamos na categoria de pessoas que podem ser louvadas pelo Senhor? 
OUTRAS MENSAGENS EM 2 CORÍNTIOS PODEM SER ACESSSADAS POR MEIO DOS LINKS ABAIXO 
001 — A Escola do Sofrimento – 2 Coríntios 2:1—11

002 — Os Críticos do Apóstolo Paulo — 2 Coríntios 1:12 — 2:11

003 — Como Paulo Entendia o Ministério Cristão — 2 Coríntios 2:12 — 3:3

004 — A Confiança que Paulo Tinha em Sua Mensagem— 2 Coríntios 3:4—18 — Parte 1

005 — A Confiança que Paulo Tinha em Sua Mensagem— 2 Coríntios 4:1—6 — parte 2

006 — Batalhas e Bênçãos — 2 Coríntios 4:7—15

007 — Crescendo Apesar de Estar Envelhecendo — 2 Coríntios 4:16—5:9

008 — As Pressões da Responsabilidade — Parte 1 — 2 Coríntios 5:9—14

009 — As Pressões da Responsabilidade — Parte 2 — 2 Coríntios 5:14—6:4

010 — As Pressões da Responsabilidade — Parte 3 — 2 Coríntios 6:3—10


011 — Os Princípios e a Prática da Separação Bíblica — 2 Coríntios 6:11—7:3

012 — Tudo Vai Bem, Quando Termina Bem — 2 Coríntios 7:4—16

013 — A Prática Cristã de Contribuir — 2 Coríntios 8—9

014 — No Fim o Que Conta é Como Deus nos Vê — 2 Coríntios 10 

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Verdade. Deus tenha compaixão de nós, somos muito fracos e falhos, temos sempre que agradecer a Deus por Ele nos auatentar, quem somos nós? Deus é maravilhoso em nos amar.

    ResponderExcluir