sexta-feira, 27 de junho de 2014

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 009 - DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 5


Davi e Saul: Dois homens, dois objetivos distintos

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


A VIDA DE DAVI

SERMÃO 009 – DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 5
Texto: 1 Samuel 17
Introdução.

A. Nas quatro últimas mensagens nesse tema — ver links no final desse esboço — nós temos falando da luta de Davi contra Golias, e estamos usando os ensinamentos bíblicos acerca dessa narrativa para aprender como podemos derrubar os gigantes em nossas vidas, especialmente o gigante do pecado.

B. Até hoje nós falamos de 4 coisas que precisamos para derrubar os gigantes em nossas vidas. 
1. Em primeiro lugar nos precisamos ter uma perspectiva divina da situação. Ver as coisas como Deus vê e não como o homem vê.

2. Em Segundo lugar nos precisamos de uma fé prática no Deus ETERNO.

3. Em terceiro lugar nossa fé precisa estar arraigada numa experiência pessoal com Deus.

4. Em quarto lugar nós precisamos confiar 100% em Deus e não em métodos humanos.

C. Hoje vamos falar da quinta característica imprescindível se queremos, de fato, derrubar os gigantes em nossas vidas. Essa quinta característica é:

PRECISAMOS TER NOSSO FOCO, DELIBERADAMENTE, COLOCADO EM DEUS

I. O Foco de Davi e o Foco de Saul e Seus Exércitos

A. Quando Davi ouviu falar de Golias, ele nunca se imaginou vencendo aquele gigante e recolhendo para si os muitos louros da vitória: o reconhecimento público, as palmas de vitória e claro, o privilégio de se casar com uma das filhas do próprio rei Saul. 
B. Pelo contrário, ele estava unicamente preocupado com a glória do nome de Deus, e isso, porque, a glória do nome de Deus está, irremediavelmente, vinculada ao comportamento do povo de Deus . 
C. Enquanto Golias estivesse maltratando o povo de Deus ele estava maltratando o próprio nome de Deus. 
D. Nós temos exemplos bíblicos dessa realidade: 
 1. Saulo de Tarso foi confrontado por Jesus com essas palavras: 
Atos 26:14—15 
E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.  Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. 
E. Num outro contexto, Paulo nos explica como o mau testemunho do povo de Deus faz com que o nome do Senhor seja blasfemado pelos incrédulos: 
Romanos 2:24 
Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa. 
F. Esse é o motivo porque Davi estava movido por uma justa indignação: o bom e santo nome de Deus estava sendo arrastado na lama pela ousadia de Golias e pela covardia do povo de Deus. 
G. Já Saul estava preocupado apenas com sua glória pessoal, com a admiração das pessoas, com as palmas de entusiasmo e etc. Uma vez, quando Saul obteve uma grande vitória sobre seus inimigos, em vez de dar a glória a Deus, sabe o que Saul fez? ELE MANDOU FAZER UM MONUMENTO SUA EM SUA PRÓPRIA HOMENAGEM — 
1 Samuel 15:12Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal. 
H. Saul gostava das práticas religiosas, pois elas lhe davam a oportunidade de aparecer. Mas seus motivos estavam centrados em sua própria glória e na glória de Deus que é chamado de “Glória de Israel” — 
1 Samuel 15:29 
Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa. 
I. O crente cultural não entende muito o que significa dar a glória a Deus. Por isso ele sofre de um sério problema de inveja, quando ele vê outro crente avançando na vida de fé, crendo e confiando em Deus, mesmo no meio das situações mais difíceis. Depois de Davi ter vencido Golias, Saul em vez de se contentar com a grande libertação que Deus trouxe sobre o povo de Israel ele ficou mordido de ciúmes, conforme lemos em 
1 Samuel 18:6—9 
6  Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. 
7  As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. 
8  Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? 
9  Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos. 
II. Onde está o Foco da Tua Vida? Na Tua Própria Glória ou na Glória de Deus? 
A. Porque você deseja vencer o gigante do pecado na tua vida? Você deseja vencer os problemas da tua vida para poder ser bem sucedido e feliz? Esse é um motivo errado. Mas infelizmente é o motivo que move a maioria do povo chamado evangélico. 
B. Bem talvez você deseja vencer o gigante na sua vida para que as pessoas possam olhar para você e pensarem que você é uma espécie de super-crente. É essa tua motivação? Lamento, mas você está errado. 
C. Será que eu como pastor desejo vencer o gigante na minha vida para edificar um mega ministério com dezenas de igrejas e etc.? Se agir assim estarei muito, mas muito errado mesmo, e muito longe de Deus. 
III O Quer Podemos Aprender com Davi? 
A. Davi declarou, publicamente, que ele desejava derrotar Golias – 
1 Samuel 17:46—47 
46 Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 
47 Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. 
B. Mas note sua motivação para fazer isso: 
1. Em primeiro lugar ele queria fazer com que todos os pagãos soubessem que o Deus Único e Verdadeiro era o Deus de Israel, e que esse Deus era real, poderoso e capaz de salvar todos os que confiam nele. A pergunta é: Você, eu, confiamos em Deus dessa maneira? 
2. Depois Davi queria que todo crente que não estava mesmo confiando em Deus — como acontecia com os exércitos de Saul — que aprendessem que Deus não salva com instrumentos humanos — lanças e escudos — mas pela ação do Seu Espírito Santo conforme lemos em 
Zacarias 4:6 
Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. 
Conclusão:

1. A verdadeira motivação das nossas existências deve ser fazer tudo para a Glória de Deus, como Paulo nos ensina em

1 Coríntios 10:31

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

2. O Evangelho de João nos diz que o principal motivo porque os judeus rejeitaram a Jesus foi o seguinte:

João 12:42—43

Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

3. Sim, nós devemos deixar que as pessoas incrédulas vejam as coisas que conquistamos porque confiamos em Deus. Que fique bem claro para todos, que foi Deus em Sua graça e em Seu amor que nos ajudou.

4. Devemos ajudar outros crentes a compreenderem o valor de viver para a glória de Deus de tal maneira que eles também desejem viver desse modo: PARA A GLÓRIA DE DEUS.

5. Jesus também, nos deu o perfeito exemplo de como agir. Ele disso o seguinte aos judeus dos seus dias:

João 8:50

Eu não procuro a minha própria glória; há quem a busque e julgue.

6. Lembre-se que, como crente, aquilo que você faz no dia a dia poderá trazer glória ao nome de Deus ou fazer com que o nome do Senhor seja blasfemado. Portanto devemos ser muito cuidadosos como nossas motivações porque os resultados poderão ser abençoadores ou tornarem-se verdadeira maldição sobre nossas vidas.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário