segunda-feira, 16 de junho de 2014

ESTUDO DA VIDA DE JESUS – PARTE 2 – ESTUDO 028 - OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002



Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida do Senhor Jesus como apresentada nos quatro Evangelhos. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Jesus Confronta a Religião, a Sociedade e a Cultura.

Lição 028 – OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002

O PRÓLOGO AO EVANGELHO DE LUCAS

A revelação de Deus através do nascimento do Senhor Jesus é por si mesma uma refutação plena de todas as religiões — cristãs e não cristãs. Quando Deus decidiu assumir a forma humana ele não o fez mediante apenas uma “forma ou aparência humana” e sim como um ser humano; como qualquer um de nós, pois o Novo Testamento nos diz:

Gálatas 4:4

Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.

Filipenses 2:7—8

Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Ao assumir e forma humana Deus nos revela o fato de que seus atos não podem ser separados de sua própria pessoa. O tornar-se humano é representativo da totalidade do ser de Deus agindo em nosso meio, pois é o próprio ser de Deus que está envolvido em tudo que Ele mesmo faz, em contraste com o que nos é oferecido pelas religiões humanas. Essas pretendem nos oferecer a possibilidade de nos salvarmos a nós mesmos sem a intervenção de Deus. Dois exemplos serão suficientes para ilustrar o que estamos dizendo:

1. “O arrependimento concorre para a melhoria do espírito, mas ele tem que expiar o seu passado”. “O arrependimento lhe apressa a reabilitação, mas não o absolve”. “O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança, o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito, destruindo-lhe a causa. Do contrário o perdão seria uma graça, não uma anulação” — Allan Kardec em “O Livro dos Espíritos” e “O Céu e o Inferno”.

2. “A graça é coisa que não existe porque seria uma injustiça” — Allan Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Fazendo eco às palavras de Kardec a revista “O Reformador”, órgão oficial da propaganda espírita no Brasil, em seu exemplar de outubro de 1955, diz o seguinte: “A salvação não se obtém pela graça, nem pelo sangue derramado por Jesus no madeiro”, mas “a salvação é ponto de esforço individual que cada um emprega, na medida de suas forças”. Isto é o que ensinam todas as religiões: a auto-salvação através de méritos alcançados diante das respectivas divindades. Quando o filho de Deus se manifesta como ser humano, é Deus mesmo quem expõe as experiências religiosas como mero ativismo humano totalmente desprovido de propósitos. É por este motivo que o nascimento e a infância de Jesus também confrontam a religião instituída de qualquer natureza.

I. A Introdução ao Evangelho Segundo Lucas – Lucas 1:1—4. 

De acordo com a literatura da Nova Aliança o que sabemos acerca do autor do Evangelho de Lucas é o que segue:

A. Lucas não era parte dos doze discípulos originais do Senhor Jesus — ver Mateus 10:2—4.

B. Ele era médico por profissão — ver Colossenses 4:14.

C. Ele foi companheiro de Paulo em algumas de suas viagens missionárias — ver 2 Timóteo 4:11 e Filemon 23—24.

Lucas admite que ele não havia sido testemunha ocular do ministério do Senhor Jesus. Todavia ele deixa bem claro que o material que ele havia produzido estava fundado nos seguintes pilares:

D. No testemunho daqueles que haviam estado com Jesus desde o início do Seu ministério —

1 João 1:1—3

1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida

2 (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

E. Daqueles que haviam se tornado “ministros da palavra” i. e. daqueles que haviam se submetido a Jesus, o Verbo de Deus — ver João 1:1 e 14. Aqui devemos notar que a palavra traduzida por “ministros” na ARA — Almeida Revista e Atualizada — corresponde à expressão grega ὑπηρέται uperétai — remadores, que é uma palavra derivada do verbo erresso — remar, e descreve um remador de baixa categoria ou remador subordinado.

O uso dessa palavra pelos autores do Novo Testamento indica a maneira como eles viam aqueles que haviam se submetido ao senhorio de Cristo para serví-lo, como pregadores da palavra. Não existe nenhum conceito de dignidade nesta palavra — a ênfase está na submissão, na subserviência — como desejam os tradutores e que é tão apreciada pelos pastores dos nossos dias e de todas as épocas. Ver também a posição do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 4:1 onde a mesma palavra ὑπηρέτας uperétas — remador ocorre no grego e onde ela é novamente traduzida por “ministros”. Versões mais recentes do Novo Testamento procuram fazer justiça ao original e traduzem a expressão ὑπηρέτας uperétas — remador por “Servos” ou “Servidores” em vez de “ministros”. Entre essas traduções nós vamos encontrar a Bíblia da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil, a Bíblia da Nova Versão Internacional da International Bible Society e a Bíblia de Jerusalém das Edições Paulinas. Mas é opinião deste autor que mesmo as expressões “servos” e “servidores” ainda assim não representam aquilo que era a intenção dos autores dos livros da Nova Aliança para identificar os pregadores da palavra com as condições de sujeição absoluta em que se encontrava um remador do nível mais baixo de uma galera dos dias do início da Era Cristã — ver Lucas 1:2.

Além disso, Lucas nos diz que ele empreendeu uma “acurada investigação” visando compor uma exposição “em ordem” de todos os acontecimentos “desde a origem” ou princípio. O propósito do seu tratado era oferecer elementos que pudessem servir de apoio às verdades em que o destinatário, Teófilo e, outros por extensão, haviam sido “instruídos” — ver Lucas 1:3—4. Tudo isto serve para nos indicar que a narrativa empreitada por Lucas estava baseada nos fatos que haviam acontecido — ver Lucas 1:1.

Lucas escreve seu tratado para os crentes o que é evidente pela expressão “entre nós” — ver Lucas 1:1. Ele escreve para todos os crentes que estavam vivos naqueles dias. Esses estavam em condições de poder avaliar o conteúdo do material produzido. Muitos que tiveram contanto com o tratado dirigido a Teófilo eram pessoas que haviam presenciado os eventos nele descritos. Outros haviam ouvido as narrativas de testemunhas oculares. Críticos incrédulos de todas as eras preferem entender o prólogo de Lucas como uma tentativa deliberada do autor de enganar os leitores alegando ter feitos coisas que realmente não fez. Mas estas críticas não se sustentam por absoluta falta de qualquer evidência que possa sustentá-las. Para Lucas todas as coisas que Jesus havia feito e ensinado eram tão públicas e notórias que a única maneira de se referir às mesmas era como: “dos fatos que entre nós se realizaram”. Lucas trata de πραγμάτων pragmáton — fato consumado e não de especulações. Por este motivo ele diz que o leitor pode ter ἀσφάλεια asfáleia — certeza, baseada em verdades incontestáveis. Mas Lucas também escreve seu tratado para todas as pessoas em geral porque ele nos apresenta uma perspectiva da vida de Jesus com a qual qualquer pessoa pode se relacionar.

O nome do destinatário Θεόφιλος Theófilos — Teófilo que quer dizer “amigo de Deus ou aquele que ama a Deus”, é também outro possível indicador dessa intenção. Para Lucas seu tratado tinha especial valor para todos que desejavam ser amigos de Deus. Para todos que amavam a Deus e desejavam crescer na certeza dos acontecimentos envolvendo a vida do Senhor Jesus. É o próprio Deus quem nos convida, através de Lucas, a considerarmos as evidências acerca do advento do Senhor Jesus em nosso meio.

Outros estudos acerca da vida de Jesus podem ser encontrados nos links abaixo:

001 — Estudos Na Vida de Jesus — Porque Jesus Veio a Este Mundo

002 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 001

003 — Estudos na Vida de Jesus — O Registro Escrito Acerca de Jesus — Parte 002.

004 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões —

005 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 2.

006 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 3.

007 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 4.

008 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 5.

009 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 6.

010 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 7.

011 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 8.

012 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 9.

013 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 10.

014 — Estudos Na Vida de Jesus — A Revelação de Jesus e o Fim das Religiões — Parte 11.

015 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 12

016 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 13

017 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14A

017 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14B

017 C — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14C

017 D — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 14D

018 A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15A

018 B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 15B

019A — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16A

019B — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 16B

020 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 17

021 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 18

022 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 19

023 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 20

024 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 21

025 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 22

026 — Estudos na Vida de Jesus — A Revelação de Deus e o Fim das Religiões — Parte 23
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-1-estudo.html

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE JESUS — PARTE 2 PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:
001 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 027 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 001 — A PLENITUDE DO TEMPO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
002 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 028 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 002 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS — LUCAS 1:1—4
003 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 029 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 003 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
004 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 030 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 004 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
005 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 031 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 005 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
006 — Estudos Na Vida de Jesus — PARTE 02 — ESTUDO 032 — OS PRÓLOGOS AOS EVANGELHOS — 006 — INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO — JOÃO 1:1—18 — PARTE 004
007A — A DIVINDADE DE JESUS E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS OU IGREJA DOS MÓRMONS.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007C —  A DIVINDADE DE JESUS E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_30.html
007D — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 001http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
007E — A DIVINDADE DE JESUS E  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA — PARTE 002http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_3.html
008 — A DIVINDADE DE JESUS COMO APRESENTADA PELO EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_31.html
009 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
010 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/03/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
011 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 004http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
012 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 005http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
013 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 006
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/07/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
014 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 007
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
015 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 008
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/09/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
016 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 009
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
017 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 010
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
018 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 011
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
019 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 012
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
020 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 013
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
21 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 014
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
022 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 015 — A LUZ DOS HOMENS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
023 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 016 — JESUS VEIO TRAZER O PERDÃO E A SALVAÇÃO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_8.html
024 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 017 — JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA PROFECIA DAS 70 SEMANAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo_11.html
025 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 018 — JESUS É O SOL DA JUSTIÇA PROMETIDO NA PROFECIA DE MALAQUIAS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
26 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 019 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/estudo-da-vida-de-jesus-parte-2-estudo.html
27 — A DIVINDADE DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO — PARTE 020 — O TESTEMUNHO DE JOÃO ACERCA DE JESUS — PARTE 002


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário