quinta-feira, 19 de junho de 2014

VERDADEIRA VIDA PARA CRISTÃOS NOVOS E USADOS



Introdução

• Falar sobre vida prática. Coisas que praticamos. Coisas que fazemos.

• A fé cristã é prática. É para ser vivida. Experimentada.

• A fé cristã é Vida.

Jesus disse:

João 10:10

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

O que a maioria das pessoas não entende é que a vida abundante está diretamente ligada à pessoa de Jesus.

As pessoas começam a vida cristã aceitando a Jesus, mas depois se esquecem dele e passam a ter a impressão de que a vida cristã não é abundante.

A vida cristã começa com um relacionamento com Jesus e precisa manter este relacionamento se ela vai ser de fato abundante.

Veja a promessa que Jesus fez em

João 8:31—32:

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Baseado nos versos acima responda às perguntas abaixo:

• Que hábitos precisamos desenvolver após crermos em Jesus?

• O que acontece conosco se permanecemos na palavra de Jesus?

• Que benefício colhemos quando somos verdadeiros discípulos de Jesus?

Experimentar a verdadeira vida cristã abundante é algo que só pode ser alcançado por aqueles que permanecem na palavra, se tornam verdadeiros discípulos e experimentam a verdadeira liberdade.

As características e o custo de ser um discípulo verdadeiro de Jesus

I. O discípulo verdadeiro deve ter um amor supremo por Jesus.

Veja o que Jesus mesmo disse em

Lucas 14:26 

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Baseado no verso acima responda às perguntas abaixo:

• Você acha que Jesus quer mesmo que nós aborreçamos nossos pais?

• Você acha que Jesus quer mesmo que nós aborreçamos todas as outras pessoas incluindo nossos irmãos, irmãs, maridos e esposas?

• Você acha que Jesus quer mesmo que nós aborreçamos a nós mesmos?

• Então o que você acha que Jesus quis dizer com a frase acima?

O apóstolo Paulo aprendeu o que era amar a Jesus de forma suprema. Veja o que ele disse em

Filipenses 3:8

Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.

O que quer dizer que eu amo a Jesus de forma suprema? Ou como posso demonstrar a Jesus e aos outros ao meu redor que amo a Jesus de forma suprema?

Jesus mesmo nos ensina como fazê-lo.

João 14:21

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

Baseado no verso acima responda às perguntas abaixo:

• O que Jesus nos diz que nós faremos se tivermos amor supremo por Ele?

• O que Jesus fará por nós se demonstrarmos que o amamos através da obediência aos seus mandamentos.

II. O verdadeiro discípulo de Jesus irá demonstrar na prática um amor sincero e real pelos irmãos e irmãs em Cristo.

Jesus disse em

João 13:35

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Baseado no verso acima responda às perguntas abaixo:

• O que Jesus disse que seria, para os incrédulos, o maior sinal de que somos de fato Seus discípulos?

• Quais são alguns aspectos da vida cristã que nós normalmente pensamos que impressionam as pessoas incrédulas?

Deus leva muito a sério esta questão de amar nossos irmãos e irmãs. Veja o que Ele diz em

1 João 4:20

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Como você acha que Deus nos vê quando fazemos o que está descrito no versículo acima?

Veja as profundas implicações para nossas vidas apresentadas em

1 João 3:16

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.

 O que você prefere: morrer ou suportar aquele irmão mala? – ver Colossenses 3:13.

 O que você prefere: morrer ou perdoar? – ver Colossenses 3:13.

 O que você prefere: morrer ou se empenhar para evitar que um irmão tropece ou se ofenda ou se enfraqueça na fé? – ver Romanos 14:2.

 O que você prefere: morrer ou evitar agradar a si mesmo? – ver Romanos 15.

Viu como é fácil entender o que Deus quer de nós?

III. O verdadeiro discípulo de Jesus será ainda caracterizado por três coisas fundamentais.

Veja o que Jesus disse em

Mateus 16:24

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

A. A primeira é: a si mesmo se negue.

Qual o significado da expressão: a si mesmo se negue?

• A pessoa que se nega a si mesma é aquela que decide e de fato coloca os interesses de Jesus acima dos seus próprios interesses.

• Paulo menciona o jovem Timóteo como exemplo desta atitude ao passo que menciona outros como exemplo negativos.

Filipenses 3:19— 21

19  O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

20  Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

21  o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

Aqueles que se negam a si mesmos são descritos pelo apóstolo Pedro como:

1 Pedro 4:2

Para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus - 1 Pedro 4:2.

Muitos cristãos acreditam sinceramente que viver de acordo com a vontade de Deus, renegando as paixões dos homens é viver de modo infeliz. Mas veja o que Jesus disse acerca disto em

Mateus 10:39

Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.

Baseado no verso acima responda às perguntas abaixo:

• Porque Jesus disse que quando pensamos que achamos nossas vidas nós realmente estamos perdendo as mesmas?

• Porque uma pessoa encontra sua vida quando a perde por causa de Jesus?

Jeremias 29:11!

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

B. A segunda é: tome a sua cruz.

Veja o que Jesus diz em

Mateus 16:24 -

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Qual o significado da cruz na vida de uma pessoa?

A cruz era um instrumento de morte. Era um instrumento de rejeição e sofrimento.

Então qual é o significado de tome a sua Cruz?

Significa que temos que morrer para o pecado a cada instante e tomar a decisão de viver para Deus como o apóstolo Paulo nos ensina em

2 Coríntios 5:15

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Note que os incrédulos estranham quando não nos dispomos a nos unir com eles em seus caminhos –

1 Pedro 4:2—4

2  para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

3  Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias.

4  Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão.

A pergunta de R$ 1.000.000,00, é: Quanto abuso eu estou disposto a aceitar, mesmo rejeição e sofrimento porque quero seguir Jesus de verdade?

C. A terceira é: siga-me.

Veja o que Jesus diz em

Mateus 16:24

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

O que significa seguir a Jesus?

1. Seguir a Jesus é uma decisão que envolve a vida inteira e não somente um momento.

• Paulo é um bom exemplo -

2 Timóteo 4:7

 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

2. Seguir a Jesus significa imitar a Jesus.

Ver as instruções contidas em

1 João 2:6:

Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

3. Seguir a Jesus significa me livrar de todo o peso extra que eu possa estar carregando.

Ver as instruções contidas em

Hebreus 12:1—2:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

De fato Jesus exige que renunciemos a tudo que possuímos para segui-lo -

Lucas 14:33

Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

4.  O verdadeiro discípulo guarda ou obedece as palavras de Jesus ao passo que o falso discípulo não obedece as palavras de Jesus.

João 14:23 – 24

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou

Resumo: O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que:

1. Possui um amor supremo por Jesus Cristo.

2. Possui amor genuíno e real pelos seus irmãos e irmãs na fé.

3. É aquele que se nega a si mesmo.

4. É alguém que escolhe o caminho da Cruz de maneira deliberada.

5. É aquele que gasta sua vida seguindo a Jesus.

6. É aquele que permanece firme nas palavras de Jesus.

Que tipo de discípulo você é. Verdadeiro ou Falso?

Você ama Jesus de verdade ou só da boca para fora? –

Mateus 15:8

 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Quem quer dedicar a vida como discípulo – ser seguidor na prática - de Jesus hoje?


PERGUNTAS PARA DISCUISSÃO EM PEQUENOS GRUPOS

1. Você realmente ama o Senhor Jesus com amor supremo? Ou seja, você ama o Senhor Jesus mais do que você ama seu pai, sua mãe ou qualquer outra pessoa ao seu redor? Se te pedissem para você alistar algumas formas pelas quais você pode demonstrar que ama a Jesus de forma suprema o que você diria?

2. Quais são alguns aspectos da vida cristã que nós normalmente pensamos que impressionam as pessoas incrédulas?

3. Quais são algumas forma práticas pelas quais nós podemos demonstrar nosso amor para com nossos irmãos e irmãs em Cristo hoje mesmo aqui neste lugar?

4. O que significa para você a expressão: seguir a Jesus Cristo?

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário