domingo, 27 de julho de 2014

ENCONTROS DE PODER — 022 — UMA EXEGESE DE COLOSSENSES 2:13—15 — PARTE 2 - CRISTO DERROTOU OS PRINCIPADOS E AS POTESTADES



Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

Texto Base: COLOSSENSES 2:13—15

13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

14 tendo cancelado o — χειρόγραφον cheirógrafon —escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;

15 e, ἀπεκδυσάμενος apekdusámenos — despojando os principados e as potestades, ἐδειγμάτισεν edeigmátisen — publicamente os expôs ao desprezo, θριαμβεύσας thriambeúsas — triunfando deles na cruz.

Continuação...

III. ἀπεκδυσάμενος apekdusámenos — despojando os principados e as potestades. Esse é, sem sombra de dúvida, o termo mais difícil dessa passagem. Até agora nosso entendimento acerca dessa expressão nos conduziu à seguinte conclusão: Cristo humilhou esses elementos por meio de uma exposição pública, exibindo-os — os principados e os poderes — em sua procissão triunfal — isto é: pela Sua cruz. O tema comum que temos descoberto até agora tem a ver com serem expostos. Esse também é o significado de ἀπεκδυόapekduó — despir, desvestir. Se ἀπεκδυσάμενος apekdusámenos — em Colossenses 2:15 for lido como sendo reflexivo, então deverá ter o sentido de “despir ou desvestir para si mesmo. Assim, nós temos que Cristo “arrancou” tudo o que os poderes e as potestades possuíam até deixá-los “nus”. Esses estão verdadeiramente derrotados pelo Senhor. Cristo os expôs, os desarmou, os desvestiu e deixou completamente humilhados diante do todos. Sendo assim a frase faz perfeito sentido. Conforme disse Atanásio de Alexandria: Na cruz o Salvador desvestiu — os demônios — e transformou os mesmos em um exemplo para todos os que se atrevem ou se atreverem a desafiar a Deus[1].

Talvez um pouco da confusão produzida pela passagem esteja relacionada da própria imagem de triunfo que discutimos no estudo anterior. Se entendermos a pessoa de Deus como o imperator mundi — imperador do mundo — que atribuiu a Cristo essa honra mais elevada — pois o Triunfo era considerado a maior distinção que a Roma imperial poderia conferir sobre seus cidadãos — e Cristo é considerado aquele que Triunfou, então a cruz pode ser vista como sendo carregada adiante de toda a procissão triunfal, como um verdadeiro troféu de vitória, e o verdadeiro paradoxo por meio do qual os poderes foram completamente derrotados, quando parecia que tudo estava perdido com a morte de Cristo. Sendo assim Colossenses 2:15 se refere tanto ao Senhor Jesus Cristo como também à sua cruz como meios da vitória final.

Se, de fato, os poderes foram “desvestidos” ou “desmascarados” na cruz de Cristo, e isso de uma forma tão completa, que os mesmos podem ser descritos como estando acorrentados e cativos na procissão vitoriosa e triunfal que tem por objetivo celebrar a pessoa de Deus, então precisamos retomar nossa discussão acerca de 1 Coríntios 15:20—28.

As duas passagens nos falam de uma reconciliação cósmica onde todos os poderes são submetidos a Jesus e, em última instância ao próprio Deus. A questão que surge diante de nós é que a passagem de Colossenses parece colocar toda essa questão no passado, enquanto a passagem de 1 Coríntios parece indicar que os poderes não foram ainda derrotados. A passagem de 1 Coríntios nos dá a entender que os poderes continuavam ao poderosos quanto antes da ressurreição, mesmo depois de Cristo ter sido ressuscitado dentre os mortos. Certamente a Cruz de Cristo diminuiu o mal que existe no mundo. Se Cristo não tivesse vindo ou Deus já teria agido pessoalmente, ou nós já teríamos nos destruído e cessado de existir como raça humana na face da terra. O fato que temos diante de nós é que os poderes continuam tão fortes quanto antes conforme reconhece o autor de —

Hebreus 2:8

Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas.

E que é apenas pela graça e poder de Deus que nós estamos ainda aqui nas primeira décadas do século XXI. Toda essa situação fica ainda mais complexa quando analisarmos, em seguida, a passagem de Efésios 1:20—23, onde também como acontece na passagem de Colossenses, os poderes aparecem completamente subjugados agora, no tempo presente, algo que 1 Coríntios 15:24—26 se refere como algo que ainda irá ocorrer no futuro.

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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Desde já agradecemos a todos.


[1] Citado em Moulton, James T. e Turner, Nigel.  A Grammar of New Testament Greek. T & T Clark, Edinburgh, 1963. 

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