terça-feira, 15 de julho de 2014

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 026— GÁLATAS 3:26 - FILHOS DE DEUS EM CRISTO




Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


26 – Gálatas 3:26 —  Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

Pois todos vós sois filhos de Deus — Esse versículo traz uma verdade que, se por um lado é muito preciosa, por outro lado é também muito negligenciada. E essa verdade é que somos, todos os crentes indistintamente, filhos de Deus. Como o significado desta afirmativa não é óbvio, queremos explicar o que significa e as implicações para a nossa vida cristã diária.

Nos dias do apóstolo Paulo um filho menor de idade tinha os mesmos direitos de um escravo. Paulo afirma que enquanto menor de idade, mesmo sendo senhor de tudo, o herdeiro é em tudo semelhante ao escravo —

Gálatas 4:1

Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.

Era necessário atingir a maioridade para se tornar senhor de tudo de fato e de direito. Enquanto menor os interesses do herdeiro estavam sob a tutela de tutores e curadores — administradores — de várias ordens e grandezas. Estavam ainda sujeitos aos pedagogos encarregados de educá-los. Mas uma vez atingida a maioridade estavam livres de todos os tutores, curadores e pedagogos. Uma vez atingida a maioridade assumiam prá valer todos os privilégios que tinham como filhos. Nessa ocasião tomavam posse da liberdade de agir por conta própria. O mesmo acontece conosco. Antes de conhecermos a Cristo éramos como crianças ou escravos sujeitos a todo tipo de ordenanças e tutores. Mas agora, porque estamos em Cristo, somos plenamente livres — ver item 24 que fala da nossa liberdade em Cristo.

O apóstolo João nos diz que todos quantos receberam a Jesus, sejam judeus sejam gentios, como seu salvador pessoal são feitos filhos de Deus —

João 1:12

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.

Quando cremos ou aceitamos Jesus como nosso Salvador pessoal atingimos a maioridade no nosso relacionamento com Deus. Não estamos sujeitos, não podemos e nem devemos nos sujeitar a nenhum tipo de tutor ou pedagogo. Digo isto porque existem muitos líderes nas igrejas cristãs que querem tratar o povo de Deus como se fosse menor de idade. Para eles o povo não sabe nada! Querem administrar, querem mandar, querem decidir sem considerar que todos nós somos, em Cristo, maiores de idade e que temos o direito de agir por conta própria. O apóstolo Pedro diz que nós somos uma nação de sacerdotes reais — homens e mulheres —

1 Pedro 2:9

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Portanto, é muito estranho que alguns se julguem superiores aos outros irmãos e queiram mandar nos irmãos ou queiram atribuir a si mesmos a responsabilidade de conduzir os irmãos sem lhes dar a mínima importância. Já ouvi pastores se referirem ao povo de Deus como “o povão que não apita nada, que não sabe de nada, que não decide nada” —

João 7:45—49

45 Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes?

46 Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.

47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Será que também vós fostes enganados?

48 Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?

49 Quanto a esta plebe que nada sabe da lei, é maldita.

para perceber que nada mudou neste dois mil anos!

O motivo porque temos que compreender as implicações do que significa ser, de fato, filho de Deus é o seguinte: se somos realmente filhos de Deus, então precisamos assumir nossa maioridade e dar um basta nesta ordem de coisas como descrita acima. Como nos tornamos filhos de Deus? Em primeiro lugar devemos deixar claro não somos feitos filhos de Deus porque seja algo inerente à nossa natureza como Jesus é o filho unigênito — único gerado — de Deus. Nenhum ser humano bem como nenhum ser angelical pode ser chamado de filho de Deus nos mesmos moldes que Jesus é chamado de filho de Deus. Nós também não somos filhos de Deus porque somos criaturas de Deus. Nenhum descendente de Adão, bem como nenhum anjo, que são todos criados por Deus são, por este motivo, filhos de Deus. Então se não somos filhos de Deus por natureza e nem por criação, como nos tornamos filhos de Deus? Somos filhos de Deus por adoção. É isto mesmo! Somos adotados na família de Deus —

Romanos 8:15

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

Efésios 1:5

Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

porque Deus decidiu nos adotar como filhos. E isto por causa da Sua rica e maravilhosa graça que Ele nos concede em Cristo. Neste contexto da Epístola aos Gálatas, capítulo 3, Paulo enfatiza esta verdade visando preservar os gentios de qualquer tipo de ataque que pudessem sofrer de judeus que gostavam de pretender que eram melhores apenas porque eram da descendência física de Abraão e costumavam tratar os gentios como cidadãos de segunda classe do reino de Deus.

Da mesma maneira nos dias de hoje existem certas castas dentro da igreja cristã, principalmente as castas dirigentes, que pretendem ser cidadãos de primeira classe, enquanto a maioria de nós não passa de cidadãos de segunda classe. O curioso é que somos nós, os cidadãos de segunda classe, os que pagam as contas, mas ninguém presta contas a nós. Quantos dos irmãos sabem o que se faz com o dinheiro arrecadado? Existem relatórios financeiros sendo periodicamente publicados? Existem igrejas que não publicam nem sequer um relatório financeiro por ano! O dinheiro do povo de Deus arrecadado através de ofertas, primícias, dízimos e etc., é considerado como pertencendo à liderança, que pode dispor do mesmo como bem entender. Mas a publicação de relatórios financeiros não garante a idoneidade nesta questão. Além dos relatórios temos que nos perguntar se existem comissões de exame de contas verdadeiramente independentes, analisando estes relatórios e estas contas. Ou o que vemos são falso irmãos querendo agir como tutores e curadores se considerando superiores — maiores de idade — enquanto nos consideram inferiores — menores de idade. Meus irmãos e irmãs nós temos que dar um basta nisto tudo! Hoje repetimos o erro cometido pelos cristãos em Corinto nos dias de Paulo que em vez de seguir os ensinamentos de Deus que vinham por intermédio do apóstolo preferiam se submeter a abusadores e líderes pretensiosos —

2 Coríntios 11:20

Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto.

Mediante a fé em Cristo Jesus — Paulo não está dizendo que a fé em si nos faz filhos de Deus nem que a fé em nós nos vincula a Deus em uma relação paterno filial. Quem nos faz filhos de Deus, e nos vincula a Deus em uma relação paterno filial é Deus mesmo! É fruto da graça superabundante de Deus e da Sua bondade. Deus predestinou aqueles a quem ele elegeu para serem adotados como Seus filhos —

Efésios 1:3—6

3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

5  nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6  para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,


Como filhos adotados de Deus nós manifestamos a obra completa da graça de Deus:

1. Em primeiro lugar não somos mais nem crianças nem escravos e sim filhos adultos. Isto quer dizer que podemos assumir nossas responsabilidades e agir por nós mesmos.

2. Em segundo lugar estamos livres de qualquer escravidão ou jugo. Temos somente um Senhor e Mestre —

Mateus 23:8—12

8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.

9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.

10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós será vosso servo.

12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

3. Em terceiro lugar, como filhos crescidos e adotados por Deus somos guiados e ensinados pelo Espírito Santo. A promessa feita no Antigo Testamento se cumpre de forma perfeitamente em nós —

Jeremias 31:33—34

33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Assim devemos prosseguir em nosso crescimento

Efésios 4:13—15

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Ademais como filhos de Deus não somos mantidos à distância como os judeus na velha dispensação nem temos nenhum tipo de restrições como eles tinham – ver o contraste entre a Antiga e a Nova aliança em

Hebreus 12:18—29

18 Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,

19 e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,
20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.

21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!

22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia

23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,

26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.

27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.

28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;

29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Quando pela fé, que, diga-se de passagem, é também um dom — presente — que recebemos de Deus —– ver Efésios 2:8, cremos em Jesus, o apóstolo Paulo nos diz em Gálatas 3:27 que: todos nós que fomos batizados em Cristo de Cristo fomos revestidos. É por causa desta identidade com o Senhor Jesus que nós podemos ser encontrados e contados entre os filhos de Deus. Por este motivo também declaramos que somos Seus servos e discípulos.

No caso específico dos Gálatas a implicação de sermos filhos de Deus tinha a função adicional de barrar o argumento dos judaizantes que alegavam que: apesar de ser verdade que a Lei de Deus dada no Monte Sinai estava abolida em Cristo, a circuncisão dada a Abraão cerca de 500 anos antes estava em pleno vigor e, precisava ser respeitada. Contra este argumento é que Paulo enfatiza a verdade de que o batismo cristão ocupa o espaço deixado pela circuncisão da Antiga Aliança. Assim temos que: da mesma maneira que a circuncisão introduzia o indivíduo a todos os direitos, prerrogativas e obrigações da Antiga Aliança o batismo nos introduz a todas as prerrogativas, direitos e obrigações da Nova Aliança, com a vantagem adicional de que agora não somente os varões são recebidos como filhos da aliança, mas também nossas preciosas filhas! Para arrematar este argumento o apóstolo Paulo diz em Filipenses 3:3 que nós, os crentes da Nova Aliança é que somos a verdadeira circuncisão. Não existe, portanto nenhum motivo restante que justifique a prática da circuncisão.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário