terça-feira, 8 de julho de 2014

SINAL DOS TEMPOS: JUDEUS ADMITEM PRIMEIRA MULHER ESCRIBA




O material abaixo foi publicado pelo site da revista ÉPOCA.

“Ajudei a escrever a primeira 'Torá' das mulheres”

Na tradição judaica, o trabalho de copista do Pentateuco é o ofício mais sagrado. Mulheres não eram consideradas confiáveis para fazê-lo. Fui a primeira mulher do mundo a receber um diploma de escriba

EM DEPOIMENTO A RUAN DE SOUSA GABRIEL

As mulheres da minha família sempre foram um pouco revolucionárias. Nunca se encaixaram no estereótipo da “mulherzinha” que depende do marido. Minha avó, nascida em 1901, na Itália, já trabalhava fora. Era contadora. Minha tia, Dorina Epps, formou-se médica nos anos 1950. Foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e, dois anos, atrás ainda trabalhava. Participou da luta pelo direito à cirurgia de mudança de sexo no SUS. Esse protagonismo feminino era normal na minha família e enchia a todos de orgulho. No campo da religião, era mais complicado. Para que mexer nisso? Religião não precisava mudar, todo mundo já estava contente. O desconforto para lidar com o tema é compreensível numa geração que precisou emigrar por causa da perseguição religiosa.

RACHEL REICHHARDT
Nasceu em 8 de julho de 1959.  É professora de hebraico desde a juventude e trabalha com educação judaica na Comunidade Shalom, em São Paulo. Em 2004, recebeu o diploma de escriba da Torá"

Sempre gostei de rituais e da vida religiosa. Meu engajamento inicial foi no judaísmo ortodoxo, que eu conhecia. Sempre buscava respostas a meus questionamentos, até que um dia percebi ter ido longe demais. No início dos anos 1980, participava de um grupo de estudos, em Israel, com o rabino Meir Kahane (1932-1990), que chegou a ser eleito para uma cadeira no Parlamento israelense. Ele dizia que, para sermos bons judeus, tínhamos de matar dois árabes por dia. Fiquei assustada: a própria Bíblia não diz que é proibido matar? Ele respondeu que tínhamos de ler tudo com parcimônia. Deus só se revelou a Moisés depois que ele matara um egípcio e fugira para o deserto. Do mesmo modo, dizia Kahane, se quiséssemos que Deus se revelasse a nós para libertar nosso povo, deveríamos seguir o exemplo de Moisés e matar dois árabes por dia. Esse discurso entusiasmou todo mundo. Fiquei apavorada! A Bíblia podia ser lida daquele jeito? Aquilo era muito diferente do que tinha aprendido em casa, com meus pais. Preferia a Bíblia da minha casa.

Meus questionamentos continuaram. Ainda em Israel, trabalhei como babá na casa de um rabino reconstrucionista, uma linha judaica menos conservadora. Ele me indicou várias leituras que respondiam às minhas questões.  Em 1984, fui para o Rio de Janeiro, onde comecei a frequentar a comunidade do rabino Nilton Bonder, cujas propostas eram parecidas com as que encontrara nos livros em Israel. Construímos a primeira sinagoga igualitária do Brasil, onde homens e mulheres participavam dos rituais e sentavam-se lado a lado.

PIONEIRA A escriba Rachel Reichhardt na Comunidade Shalom, em São Paulo. Ela participou da primeira Torá escrita por mulheres (Foto: Camila Fontana/ÉPOCA)
PIONEIRA: A escriba Rachel Reichhardt na Comunidade Shalom, em São Paulo. Ela participou da primeira Torá escrita por mulheres (Foto: Camila Fontana/ÉPOCA)

Quando comecei a participar dos rituais, lembrei-me de uma escultura que vira pela primeira vez no Museu do Cairo, em 1983. Era um escriba. A figura do escriba sempre me fascinou. A tradição bíblica, que impacta toda a nossa civilização, foi transmitida por um homenzinho que, nos museus, é representado por uma escultura minúscula. Ninguém se dá conta da existência desse ser, ainda que ele tenha nos transmitido as bases da cultura ocidental. Também queria ser escriba, ou melhor, soferet, como se diz em hebraico, o mais sagrado dos ofícios para a religião judaica. Só havia um problema: na tradição judaica, o trabalho de copista da Torá (o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, conhecido como Pentateuco) é restrito a homens. Não judeus, crianças, escravos, imberbes e mulheres são proibidos de escrever os pergaminhos do Pentateuco. Esses grupos não são considerados confiáveis para pôr na forma de letras o nome de Deus neste mundo.

Em 1999, fiz um curso de caligrafia judaica na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde pude escrever o rolo de Ester, único livro da Bíblia hebraica que não registra o nome de Deus e, por isso, pôde ser escrito por mulheres ao longo da história. Cinco anos depois, no Seminário Rabínico Latino-Americano, em Buenos Aires, conheci o rabino Abraham Skorka, uma referência no judaísmo na América Latina. Ele concordou em pesquisar comigo os motivos da proibição às mulheres. Depois de estudar toda a Bíblia, todo o Talmude (comentários rabínicos à Torá também considerados sagrados), ver todas as vírgulas, ele concluiu que sim, uma mulher poderia se tornar escriba. Segundo a cultura que escreveu as leis talmúdicas, mulheres e outros grupos tinham responsabilidade para entender o que significava a perpetuação do texto da revelação divina. Concluímos que meu compromisso de décadas com a religião e o compromisso que eu mesma assumira com a perpetuação do texto sagrado me tornavam confiável e apta para esse trabalho. Foi o próprio rabino Skorka quem assinou meu diploma. O primeiro diploma de escriba concedido a uma mulher no mundo.

Diplomada, lembrei que uma amiga me contara sobre uma mulher que sonhava com uma Torá escrita apenas por mulheres. Só me lembrava do sobrenome dela: Guggenheim, como o famoso museu de Nova York. Depois de várias pesquisas, o Google me dirigiu para a página de uma comunidade judaica de Seattle, nos Estados Unidos, que financiava o Women’s Torah Project (Projeto Torá das Mulheres). Mandei um e-mail mencionando que tinha um diploma e gostaria de contribuir com o projeto. No mesmo dia recebi a resposta de Shoshana Guggenheim. Impressionada com uma mulher ter conseguido um diploma de uma instituição rabínica, ela me convidou para participar.

Entre 2004 e 2010, com outras cinco escribas de Israel, Canadá e EUA, participei da confecção da primeira Torá escrita por mulheres. Era a única escriba diplomada no projeto. A parte que me coube do Pentateuco foi o livro do Êxodo, que conta a história da libertação dos judeus da escravidão no Egito.

A Torá consiste em 65 pergaminhos, com 72 linhas de altura cada um. Existem mais de 4 mil leis que ditam como ela deve ser escrita. Todas as letras têm de ser escritas na ordem do texto original. Se, ao final da linha, eu perceber que cometi um erro no começo, tenho de apagar toda a linha, não apenas a letra errada, pois é proibido inverter a ordem da revelação. Ao escrever o nome Deus, primeiro é preciso anunciar em voz alta, em hebraico, que será escrito o nome sagrado, limpar a pena e trocar de tinta. A pena precisa ter um sexto do tamanho da linha. A observância de todas essas regras por escribas de primeira viagem – algo que todas nós éramos – explica a demora em completar o projeto. Apesar de árduo, é um trabalho gratificante. Ao escrever, você se relaciona de uma maneira especial com o texto. O Êxodo tem uma passagem que todo escriba adoraria escrever: a abertura do Mar Vermelho. A diagramação do texto em três colunas permite ao escriba ver o mar se abrir.

Entre 2004 e 2010, com cinco escribas de Israel, Canadá e Estados Unidos, participei da confecção da primeira Torá das mulheres. Eu era a única escriba diplomada no projeto (Foto: arq. pessoal)
Entre 2004 e 2010, com cinco escribas de Israel, Canadá e Estados Unidos, participei da confecção da primeira Torá das mulheres. Eu era a única escriba diplomada no projeto (Foto: arq. pessoal)

A Torá das mulheres foi entregue em 15 de outubro de 2010, em Seattle. Foi lá que nós, as escribas, nos encontramos pela primeira vez e costuramos os rolos da Torá. Levei uma comitiva comigo: meus pais, minha irmã e duas amigas. Foi muito especial ter meus pais a meu lado. Foi naquele momento que caiu a ficha para eles do que aquilo representava para mim. Era um momento histórico no judaísmo.

Meu objetivo não é romper paradigmas. Gosto de pensar que podemos transformar as tradições quando estamos dentro do sistema. Mesmo sistemas tão fechados, como as religiões, podem ser transformados. O que não podemos mais é ouvir que a mulher não pode. A mulher pode.

O artigo original da ÉPOCA poderá ser visto por meio desse link aqui:

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/07/ajudei-escrever-bprimeira-tora-das-mulheresb.html

OUTROS ARTIGOS SOBRE ISRAEL





















Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário