terça-feira, 12 de agosto de 2014

A QUESTÃO CONTINUA SENDO A PALESTINA - PARA AJUDAR OS QUE QUEREM ENTENDER O CONFLITO EM GAZA - PARTE 002


Resultado de imagem para avanço israelense sobre territórios palestinos
Note o avanço Israelense sobre os territórios palestinos por meio da ocupação e da colonização

O material que apresentamos abaixo é parte de uma compilação que estamos fazendo para ajudar nossos leitores a entenderem o conflito que existe entre israelenses e Palestinos.

É do interesse de Estado de Israel que a maioria das pessoas nunca chegue a ter o verdadeiro conhecimento dos fatos, porque isso é mal, mas muito mal para Israel que é de fato uma nação que está:

1. Ocupando militarmente os territórios palestinos por quase 50 anos com todas as consequências que podemos imaginar.

2. Israel tem se apropriado de partes do território palestino e estabelecido colônias judaicas em terras que não lhe pertencem.

3. Israel tem construído um muro para separar seus colonos do povo palestinos nos territórios ocupados, criando uma condição que já foi, plenamente estabelecida, como sendo de um verdadeiro “estado de apartheid”, semelhante ao que existia na África do Sul.

Criança palestina escala o Muro do apartheid Israelense 

4. Apesar da nação de Israel ser um país insignificante diante da situação global — em termos econômicos e de produção — ainda assim, Israel possui o quarto exército mais poderoso do planeta, atrás apenas dos EUA, da China e da Rússia.


Resultado de imagem para john pilger
John Pilger - Jornalista, Documentarista e Produtor Cinematográfico

Hoje queremos mostrar a todos os nossos leitores um vídeo produzido pelo escritor e produtor cinematográfico australiano John Pilger. O vídeo apesar de fazer referência a fatos ocorrido em 2010 se mantém atualizado, porque se algo mudou, mudou para pior como podemos ver diariamente nos noticiários.

As questões alistadas acima são tratadas no vídeo.

O vídeo é um documentário, produzido, dirigido e apresentado pelo próprio John Pilger, que é veterano de muitos documentários denunciando crimes contra a humanidade e que trabalhou durante décadas para a BBC de Londres, até se tornar completamente independente.

O vídeo tem áudio em inglês, mas está legendado em português. Nele, Pilger entrevista judeus que não concordam com as políticas israelenses, com judeus que defendem essas políticas, e com árabes que sofrem na pele os resultados das mesmas.

O vídeo poderá ser acessado por meio do link abaixo:


Nosso desejo, como sempre, é ajudar nossos leitores a entenderem melhor esse conflito que tem ceifado milhares de vidas, especialmente de palestinos..

OUTROS ARTIGOS SOBRE ISRAEL
































Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

4 comentários:

  1. Qual a diferença do antigo testamento para os dias atuais é simples nenhuma.O apovo de deus invadiu Canaã matando destruindo tudo o que vinha pela frente. Para conquistar a terra prometida homens, mulheres inclusive gravidas e somente não matavam meninas virgens para mais tarde poder estupra-las.está tudo escrito na torá ou no pentateuco como queira. Sem ofensa não tem explicação nenhuma para tamanha barbarie.Li a bíblia dezenas de vezes por isso sou ateu.Pela palavra de deus é plenamente justificável o que acontece na Palestina. Duvido que terei uma resposta e se tiver serão retóricas, contexto histórico hermeneutica apologética exegese etc...Assuntos realmente polemicos não são debatidos nesse blog.obs. desculpe os erros de acentuação porque não consigo por o circunflexo.

    ResponderExcluir
  2. cláudio auler, postei um comentário, essa madrugada dia 6/11/15, ou ontem de noite aguardo resposta. sem pressa a resposta deve ser complicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Claudio,

      Existe mais de um modo de abordar teus comentários. Mas eu creio que a melhor forma é usar os mesmos parâmetros básicos que você usou, tentando não ser ofensivo, nem falando bobagens acerca de coisas que você realmente não entende.

      Em primeiro lugar eu quero te dizer que sou um homem de 61 anos, pastor ordenado há 34 anos e crente há 45 anos. Portanto, tenho uma longa experiência com a palavra de Deus e muitas das tuas afirmações, já posso te adiantar, são risíveis.

      Você assume que tuas perguntas são difíceis de responder e que levará muito tempo, mas você está enganado.

      Sua afirmação de que leu a Bíblia dezenas de vezes é capciosa e pode ser muito enganadora. Por exemplo, apenas hoje eu li a Bíblia mais de sessenta vezes, porque estou trabalhando na tradução de um livro que tem muitas referências bíblicas. Acredito que tua afirmação está mais dentro dessa linha do que você tenha lido, de fato, a Bíblia inteira dezenas de vezes.

      Mas se você leu mesmo a Bíblia inteira dezenas de vezes, como não percebeu o óbvio? Os seres humanos não prestam por causa da sua natureza caída. E, por isso, eles merecem receber todo castigo que o Deus Criador decidir lhes impor como forma de justiça. Você pode não concordar, mas isso não muda nada e além do mais, se você discordar de que os seres humanos não prestam por natureza, talvez seja melhor ler a Bíblia com mais atenção e acompanhar os noticiários em geral.

      Quanto a diferença entre a entrada do povo de Israel na Terra de Canaã e o genocídio praticado nos dias de hoje pelas Forças de Destruição Israelenses (IDF) contra o povo Palestino, você tendo lido tantas vezes a Bíblia deveria saber a resposta. Mas como você não sabe e faz acusações absurdas contra o Deus SANTO, segue uma pequena ajuda:

      1. A nação moderna e genocida de Israel é fruto de um movimento político conhecido pelo nome de sionismo e não tem nada a ver com o Deus da Bíblia. Judeus de todos os ramos estão dispostos a reconhecer isso como fato. Como sempre, outros acreditam que eles, os judeus continuam a ser o povo de Deus, mas estão enganados.

      2. Já o povo que recebeu a ordem para entrar e tomar a terra de Canaã recebeu tal ordem da parte do Deus Criador. Mas o Deus Criador não é um Deus injusto nem age de modo caprichoso. Ele age conforme regras fixas que Ele mesmo como Criador estabeleceu. Uma dessas regras é que os seres humanos precisam viver vidas pautadas na verdade e na justiça.

      3. Quando Deus prometeu a terra de Canaã para os descendentes de Abraão aquela terra já estava ocupada. Mas os povos que habitavam a mesma não eram pessoas de bem. Eram pessoas promíscuas, imorais, beberronas, idólatras e que sacrificavam seus próprios filhos para falsos deuses. Somente esse último pecado já justificaria varrer do mapa esses malfeitores. Mas Deus age conforme os critérios que ele mesmo estabelece. Assim, quando ele Falou com Abraão acerca da terra de Canaã, Deus disse o seguinte:

      Gênesis 15:12—16

      12 Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram;

      13 então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por
      quatrocentos anos.

      14 Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.

      15 E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice.

      16 Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus.

      No texto acima note:

      Os descendentes de Abraão seriam escravizados por outro povo, no caso os Egípcios — verso 13.

      Esse período de escravidão duraria cerca de 400 anos — verso 13. A isso devemos acrescentar o restante da vida dos patriarcas até os judeus serem de fato escravizados no Egito. Além disso. devemos acrescentar os 40 anos que o povo de Israel vagueou pelos vários desertos da península do Sinai.

      CONTINUA....

      Excluir
    2. O motivo porque todo esse tempo era necessário é porque o Deus SANTO é um Deus caracterizado pelo seguinte – por favor leia com atenção e aprenda:

      Êxodo 34:6—7

      6 E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;

      7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!

      Assim é o Deus da Bíblia: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade.

      8. Portanto, não era possível fazer com que Abraão e seus descendentes começassem, imediatamente, a tomar posse da terra prometida, porque a paciência de Deus para com os amorreus ainda iria se estender por cerca de mais 500 anos! Eu creio que tua afirmação: “Sem ofensa não tem explicação nenhuma para tamanha barbarie.” Soa um tanto quanto pueril diante da longa paciência de Deus em julgar os pecados daqueles malfeitores. Eles receberam o que mereciam, depois de esgotarem o prazo de Deus, fixado em séculos, para que mudassem de vida.

      9. Seis séculos depois de entrarem em Canaã, o próprio povo de Israel foi destruído pelos mesmos motivos: pecado e injustiças.

      Você está redondamente enganado quando afirma que: “Pela palavra de deus é plenamente justificável o que acontece na Palestina.”, imagino que esteja se referindo aos dias modernos. Mas como deixei claro, não é assim que o Deus SANTO procede. Pelo contrário, ele fixa um período de tempo, segundo seus próprio critérios, no caso do amorreus que habitavam Canaã o tempo fixado foi no mínimo de 500 anos. Tempo mais que suficiente para que aquelas pessoas se arrependessem e deixassem seus maus caminhos e se convertessem aos retos caminhos do Deus SANTO. E assim acontece com todos os povos que habitam o planeta Criado por Deus, no qual somos meros hóspedes e não donos. Mais dia menos dia e uma nova manifestação da justiça de Deus pode surgir sobre um país ou um povo qualquer. Não me pergunte se isso ou aquilo tem a ver com algum juízo de Deus específico, porque não existe revelação acerca disso. Mas que Deus faz justiça quando assim desejar, isso Ele faz.

      Tuas outras afirmações não passam de tolices de uma mente incrédula que quer se comparar com o Deus SANTO e até pretende ser superior a Ele.

      Você se mostra prepotente, tolo e ignorante quanto aos assuntos bíblicos. Duvidou que existisse uma resposta ou que eu mesmo tomaria do meu tempo para te responder, mas estava muito, mas muito enganado mesmo.

      Acima você tem uma resposta lógica, plausível e aceitável. O que não é lógico, nem plausível nem aceitável é pretender que os seres humanos caídos são “bonzinhos” e que o Deus SANTO é injusto.

      Também não concordamos com tua tola afirmação que: “Assuntos realmente polemicos não são debatidos nesse blog”. Em primeiro lugar é necessário saber qual é o propósito do blog. Depois é importante saber que no blog existem mais de 1915 artigos e que muitos deles discutem os mais sérios assuntos que você imagina, ou que parece preferir ignorar.

      Quanto aos erros de português você está plenamente desculpado.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir