segunda-feira, 4 de agosto de 2014

JONATHAN EDWARDS: PERDÃO PARA OS MAIORES PECADORES — PARTE 003



O material abaixo é parte de um sermão pregado por Jonathan Edwards que foi publicado em forma de e-book por:

Fonte: The-HighWay.com

Tradução: oEstandarteDeCristo.com

Perdão Para os Maiores Pecadores

“Por amor do Teu nome, Senhor, perdoa minha iniquidade, pois é grande.”
(Salmos 25:11)

APLICAÇÃO

O uso apropriado desse assunto é para encorajar pecadores cuja consciência está pesada com um senso de culpa, para imediatamente irem a Deus através de Cristo por misericórdia. Se vocês forem na maneira que descrevemos, os braços estão abertos para abraçá-los. Vocês não precisam de maneira alguma sentir mais medo de vir a Deus por causa de seus pecados, mesmo que sejam tão terríveis. Se vocês tivessem tanta culpa sobre cada uma de suas almas como todos os homens perversos do mundo e todas as almas condenadas no inferno; ainda sim se vocês vierem a Deus por misericórdia, sensível a sua própria vileza, e buscando perdão apenas pela misericórdia gratuita de Deus através de Cristo, vocês não precisariam ter medo; a grandeza dos seus pecados não seria impedimento para perdão. Portanto, se suas almas estão pesadas e vocês estão angustiados por medo do inferno, vocês não precisam mais suportar esse peso e angustia. Se vocês estão apenas dispostos, vocês poderão gratuitamente vir e aliviarem a si mesmos, e lançar todo o seu peso em Cristo, e descansar nEle.

Mas aqui eu falarei sobre algumas OBJEÇÕES que alguns pecadores despertados podem estar prontos a fazer contra o que eu acabei de exortá-los

I. Alguns podem estar prontos para objetar: ‘Eu gastei toda minha juventude e tudo de melhor da minha vida no pecado, e eu temo que Deus não me aceite quando eu ofertar a Ele apenas a minha velhice’, a isto eu respondo:

1 Deus disse em algum lugar que Ele não aceitará pecadores idosos que vem a Ele? Deus fez com frequência ofertas e promessas em termos universais; e há alguma exceção colocada nelas? Por acaso Cristo disse: Todos que tem sede, venham a mim e beba, exceto os pecadores idosos? Venham a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, exceto os pecadores velhos, e vos darei descanso? Aquele que vier a mim, eu de maneira alguma o lançarei fora, se ele não for um pecador velho? Vocês já leram alguma exceção dessas em algum lugar na bíblia? E porque vocês devem ceder a exceções que vocês criam em suas próprias cabeças, ou melhor, que o diabo põe nas suas cabeças, e que não tem fundação na Palavra de Deus? De fato é mais raro que pecadores idosos estejam dispostos a vir do que outros; mas se eles vierem, serão tão prontamente aceitos como qualquer outro.

2 Quando Deus aceita pessoas jovens, não é por causa do serviço que eles farão para Ele depois, ou porque a juventude vale mais do que a idade avançada. Vocês parecem errar inteiramente na questão em pensar que Deus não irá aceitar vocês porque são idosos, que Ele aceita prontamente pessoas jovens, por que suas juventudes são mais dignas de aceitação; enquanto que é apenas por causa de Jesus Cristo que Deus está disposto a aceitar qualquer um.
Vocês dizem que suas vidas estão quase gastas e que vocês têm medo que o melhor tempo de servir a Deus passou; e que, portanto Deus não irá aceitá-los; como se fosse por causa do serviço que as pessoas fazem para Ele, depois de serem convertidos, que Ele os aceita; um espírito de justiça própria está no fundo de tal objeção. Homens não podem tirar a noção que é por alguma bondade ou serviço próprios, feitos ou esperados, que Deus aceita pessoas e os recebe em favor. De fato que aqueles que negaram a Deus em sua juventude, a melhor parte de suas vidas, e gastaram-na no serviço de Satanás, terrivelmente pecaram e provocaram a Deus; e Ele frequentemente os deixa na dureza de coração quando se tornam idosos, ainda assim se eles estão dispostos a vir a Cristo quando idosos, Ele está tão pronto a recebê-los quanto a qualquer outro, pois nessa questão Deus tem respeito apenas a Cristo e Seu mérito.

II. Mas, diz alguém, eu temo que eu tenha cometido pecados que são peculiares a réprobos. Eu tenho pecado contra a luz e fortes convicções de consciência; eu tenho pecado presunçosamente e tenho resistido aos esforços do Espírito de Deus, que eu temo ter cometido tais pecados como nenhum dos eleitos de Deus jamais cometeram. Eu não posso pensar que Deus deixará quem ele intenta salvar continuar e cometer pecados contra tanta luz e convicção, e com tão horrível presunção. Outros podem dizer: Eu tive exaltações de coração contra Deus; pensamentos blasfemos, um espírito rancoroso e mal-intencionado, tenho abusado da misericórdia e dos esforços do Espírito, pisado no Salvador e meus pecados são tão peculiares àqueles que são reprovados à condenação eterna. Para tudo isso eu respondo:

1. Não existe pecados peculiares a réprobos a não ser o pecado contra o Espírito de Deus. Você já leu sobre algum outro na Palavra de Deus? E se você não leu em nenhum lugar, que fundamento você tem para pensar tal coisa? Que outra regra nós temos para julgar tais questões a não ser a Palavra Divina? Se nos aventurarmos a ir além dela, nós estaremos miseravelmente no escuro. Quando nós pretendemos, em nossas determinações, ir além da Palavra de Deus, Satanás nos surpreende e nos arrebata. Parece que para você tais pecados sejam peculiares a réprobos, e tais pecados Deus nunca perdoa, porém que razão você pode dar para eles se você não tem a Palavra de Deus para revelá-las? É por que você não pode ver que a misericórdia de Deus é suficiente para perdoar, ou que o sangue de Cristo pode limpar tais pecados presunçosos? Se é assim, você nunca verá a suficiência do sangue de Cristo, e você não sabe quão longe sua virtude se estende. Algumas pessoas eleitas sentiram culpa de todo tipo de pecado, exceto pecado contra o Espírito Santo, e a menos que você seja culpado disso, você não tem sido culpado de nada que é peculiar a réprobos.

2 Os homens podem ser menos propensos a acreditar, pelos pecados que cometeram, e não menos prontamente perdoado quando eles acreditam. Deve-se reconhecer que alguns pecadores estão em mais perigo do inferno do que outros. Embora todos estão em grande perigo, alguns são menos propensos a serem salvos. Alguns têm menos probabilidade se serem convertidos e virem a Cristo: Mas todos que vem a Ele são igualmente aceitos; e há tanto encorajamento para um homem vir a Cristo como para qualquer outro. Tais pecados que vocês mencionam são de fato extremamente hediondos e provocativos contra Deus e de uma especial maneira podem trazer à alma o perigo da condenação e o perigo do endurecimento final do coração; e Deus mais comumente desiste de homens para o julgamento de dureza final por tais pecados. Mas ainda assim não são peculiares a réprobos; existe apenas um pecado que o é: aquele contra o Santo Espírito. E não obstante se vocês podem encontrar em seus corações a vontade de vir a Cristo, e submeterem a Ele, vocês não serão aceitos menos prontamente por terem cometido tais pecados. Embora Deus faça, de modo mais raro, com que tais tipos de pecadores venham a Cristo do que outros, não é por que Sua misericórdia ou a Redenção de Cristo não seja suficiente para eles como para outros, mas porque em sabedoria Ele vê adequado assim dispensar Sua graça para um homem perverso; e porque está em Sua vontade dar a Graça da conversão no uso de meios, entre os quais, este é um: levar uma vida religiosa e moral e de acordo com nossa luz e as convicções de nossas consciências. Mas quando uma vez qualquer pecador está disposto a ir a Cristo, a misericórdia está tão pronta para ele quanto para qualquer outro. Não há nenhuma consideração dos pecados dele, mesmo que sejam tão pecaminosos, seus pecados não são lembrados; Deus não os censura.

III. “Mas é melhor eu ficar até que tenha me feito melhor antes de eu presumir ir a Cristo. Eu tenho sido, e vejo a mim mesmo, muito perverso agora; mas estou com esperança de consertar a mim mesmo, e tornando-me pelo menos não tão perverso, então eu terei mais coragem de vir a Deus por misericórdia”. Em resposta a isso,

1. Considerem como vocês agem irracionalmente: Vocês estão lutando para tornarem a si mesmos seus próprios salvadores; vocês estão lutando para conseguir algo de si mesmos, por conta de que vocês possam ser mais prontamente aceitos. Então com isso vocês não buscam serem aceito apenas por causa de Cristo. E isso não é roubar a glória de Cristo de ser seu único salvador? Ainda sim este é o modo no qual vocês têm esperanças de fazer Cristo disposto a salvar vocês.

2. Vocês nunca poderão vir a Cristo a não ser que vocês vejam primeiro que ele não os aceitará mais prontamente por nada que você possa fazer. Vocês devem primeiro ver que é totalmente em vão que vocês tentem fazerem a si mesmos melhores por tal razão. Vocês devem vem que vocês nunca poderão fazer a si mesmos mais dignos, ou menos dignos, por qualquer coisa que possam fazer.

3. Se alguma vez vocês realmente virem a Cristo, vocês devem ver que há o suficiente nEle para seu perdão, embora vocês não sejam melhores do que são. Se vocês não veem a suficiência de Cristo para o seu perdão, sem nenhuma justiça sua para te recomendar, vocês nunca virão de forma a serem aceitos por Ele. A maneira de serem aceitos é vir não com tal encorajamento, que agora vocês fizeram a si mesmos melhores e mais dignos, ou não tão indignos, mas no mero encorajamento do valor e merecimento de Cristo e da misericórdia de Deus.

4 Se vocês alguma vez vierem a Cristo, vocês devem vir para Ele fazer vocês tornarem-se melhores. Vocês devem vir como um paciente vai a seu médico, com suas doenças e feridas para serem curadas. Derrame toda sua perversidade diante dEle, e não argumente sua bondade; mas sua maldade e sua necessidade nesse aspecto: e diga, como o salmista no texto, não perdoe minha iniquidade, pois não é tão grande como era, mas: “Perdoe minha iniquidade, pois ela é Grande”.

Glorioso Deus! Oramos para que, pelo Teu Espírito Santo aplique o que de Ti há neste sermão aos nossos corações e nos corações daqueles que lerem estas linhas, por Cristo para a glória de Cristo.
Ore para que o Espírito Santo use estas palavras para trazer muitos ao Conhecimento Salvador de
Jesus Cristo, pela Graça de Deus. Amém.

OUTRAS PARTES DESSA MENSAGEM PODERÃO SER VISTAS POR MEIO DOS LINKS ABAIXO

Jonathan Edwards — Perdão — Parte 001

Jonathan Edwards — Perdão — Parte 002

Jonathan Edwards — Perdão — Parte 003


Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário