quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O SHOPPING DAS OVELHAS



O artigo abaixo me foi enviado via e-mail por uma leitora do Blog e está sendo publicado com sua devida autorização. Decidimos pedir licença para publicar o mesmo por sua força intrínseca que é capaz de comover a qualquer um que passou pelas situações que a autora descreve ou que têm verdadeiro amor pelas almas — ovelhas perdidas, feridas, machucadas e etc. Leiam e releiam o texto da irmã Célia para que possam ser sempre lembrados, dentre outras, dessa verdade aqui:

O pastorado de Jesus é o que toda ovelha deve desejar profundamente, pois Ele sara suas feridas, Ele as conduz ao rio de águas vivas e aos pastos verdejantes.

Por Célia Veiga.

Eis a venda! Todos os tipos de ovelhas. No shopping a céu aberto passeiam aqueles que as compram. São criteriosos, buscam com empenho aquelas sem defeito.

Ovelhas mansas, que sofrem caladas são as preferidas, pois obedecem à força do cajado. Pastam quietas sem exprimir os gemidos pela dor das feridas que sua condição de ovelha lhe proporcionou. Ao tentar fugir dos lobos, ao correr pelos penhascos pedregosos...

Outro modelo muito disputado é a ovelha gorda. Cheia de lã, de carnes, cuja gordura proporciona altos rendimentos. Aqueles que as compram lutam entre si quando encontram um modelo desses nas vitrines, pois são difíceis de achar. Elas estão dispostas a pagarem o preço para que os outros mostrem o quanto eles podem fazer. Talvez alguém pense o quanto estranho isso parece: elas doarem suas carnes para que seu dono seja satisfeito.

Para outros nem tanto. Afinal, no reino animal, sobrevivem os mais fortes enquanto os mais fracos morrem para alimentar o topo da cadeia!

Há ainda aqueles que gostam de comprar as ovelhas papagaio, que são tão bonitinhas porque repetem os discursos que são ensinados. Repetem, repetem, repetem, sem entender patavina, mas repetem. Elas são engraçadinhas e agradam seus donos, porque normalmente, já vem com frases de elogios de fábrica, então, além de repetirem os discursos, ainda emitem sons que alimentam o orgulho daqueles que as compram, dizendo o quanto são sábios, bonitos, representantes de Deus na terra eles são. Não importa que essas ovelhas não entendam o que elas mesmas dizem ou o que seus donos dizem. Isso é irrelevante para quem gosta de ser paparicado, de ser reconhecido pelas ovelhas como seu próprio salvador, que a tirou do shopping e lhe deu abrigo.

Pode-se ainda encontrar nesse shopping, ovelhas mais burras que o normal de ovelhas. Essas são as que além de todos os atributos de ovelhas, ainda são capazes de dar sua vida pela vida de seu dono. Pode isso demonstrar amor? Não, pois a ovelha foi criada pra ser pastoreada e não para alimentar com sua carne a ganância de seus donos.

Contudo, existe um estoque de ovelhas, promoções das mais tentadoras, mas que parecem não atrair os olhares dos usuários desses shoppings. Pilhas e pilhas de ovelhas encalhadas porque essas, ah, essas são defeituosas, não servem ao sacrifício.

São manchadas pela vida que levaram, são ovelhas que berram, são ovelhas difíceis de domar, são aleijadas, podem ter atributos novos de fábrica, como a mais recente inovação, ovelha que pensa, essas então, encalharam nas prateleiras, ninguém as compra.

Me lembra Jesus virando as mesas do templo. Aquele shopping a céu aberto, onde as ovelhas do sacrifício eram escolhidas.

 

Quando Cristo deu sua vida, Ele disse que é o bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas e disse ainda que não lança fora aquelas que lhe são entregues, mas algumas ovelhas insistem em recusar o pastorado de Jesus sobre suas vidas e se vendem aos homens. Homens nunca farão por nós o que Ele fez. Pensemos ovelhas!

Ainda que a estante isolada seja o seu lugar, porque não veio de fábrica com as funções atrativas para essa geração, Cristo não quer ovelhas para alimentá-lo, para enriquecê-lo nem para lhe dar poder. Ele não se alimenta de ovelhas, não precisa de riquezas e não somos nós que lhe damos poder, seu poder vem do Pai, que fez os céus e a terra.

O pastorado de Jesus é o que toda ovelha deve desejar profundamente, pois Ele sara suas feridas, Ele as conduz ao rio de águas vivas e aos pastos verdejantes.
Sei que palavras como essa parecem duras e podem trazer sentimentos de rejeição ao tema, mas este texto resolvi escrever em resposta a um sem número de pessoas tristes, desiludidas com a religião cristã, porque vinculam e naturalizam a atuação de lideranças eclesiásticas como a representação do próprio Deus na Terra, o que pode não constituir a "verdade absoluta" contida na pregação de tantos.

Contudo, conheço alguns que se esmeram em cuidar das ovelhas, aliás, a única prerrogativa indispensável a um pastor, pois todas as outras podem ser aprendidas quando existe um profundo amor às vidas. 

Esses merecem todo louvor, pois desempenham árdua missão, que é solitária, invisível, incomparável e resultado da renúncia da própria vida. Longe do brilho dos cultos, mas próximos à dor dos que perderam entes queridos, à tristeza dos que estão doentes, a sofrer as lutas do pai de família desempregado, da adolescente grávida, dos inúmeros casamentos desfeitos, da luta contra os vícios, ou daqueles que apenas precisam de amparo, de ensino bíblico, de um conselho para vida, fazendo do pastorado sua missão e não sua profissão.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário