sábado, 16 de agosto de 2014

PRESIDENTE DE ISRAEL PEDE DESCULPAS AO BRASIL


O novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, discursa no Parlamento em 24 de julho
Foto de Ronen Zvulun/Pool/AFP/Arquivos

O material abaixo foi produzido pela agência AFP e publicado pelo site do Yahoo Notícias.

Israel pede desculpas ao Brasil por 'anão diplomático'

O novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, telefonou nesta segunda-feira para Dilma Rousseff e pediu desculpas por um funcionário diplomático israelense ter chamado o Brasil de "anão diplomático" após Brasília ter condenado a violência na Faixa de Gaza.

Durante o telefonema, Rivlin garantiu à Dilma que "as expressões usadas por este funcionário não correspondem ao sentimento da população" de Israel, informou a presidência brasileira em um comunicado.
Logo após o início da ofensiva contra a Faixa de Gaza, no dia 8 de julho, o governo brasileiro condenou o uso "desproporcional" da força por parte de Israel e chamou seu diplomata em Tel Aviv para consulta.
Na ocasião, o porta-voz da chancelaria de Israel, Yigal Palmor, chamou o Brasil de "anão diplomático" e "sócio irrelevante".

Dilma Rousseff, que há duas semanas qualificou de "massacre" a ofensiva contra a Faixa de Gaza e lamentou as declarações do porta-voz, destacou na conversa com Rivlin que o governo brasileiro "condena os ataques a Israel" por parte do movimento islâmico Hamas.

Dilma "reafirmou a posição histórica do Brasil em todos os foros internacionais de defesa da coexistência entre Israel e Palestina como dois Estados soberanos, viáveis economicamente e, principalmente, seguros".
Israel e Hamas observavam nesta segunda-feira um novo cessar-fogo, de 72 horas, enquanto no Egito ocorrem negociações para uma trégua duradoura.

"Manifestando sua esperança de que a continuidade do cessar-fogo e das atuais negociações entre as partes possam contribuir para uma solução definitiva de paz na região, a presidente do Brasil enfatizou que a atual crise não pode servir de pretexto para qualquer manifestação de caráter racial", conclui o comunicado.

O artigo original poderá ser visto por meio desse link aqui:


NOSSO COMENTÁRIO:

O pedido formal vindo diretamente da parte do presidente de Israel, mesmo que ele seja apenas uma figura decorativa, é uma admissão inequívoca de duas coisas:

1. Primeiro que Israel estava errado ao fazer os comentários que fez por meio do seu representante Yigal Palmor.

2. Segundo, Israel ao pedir desculpas, admite que os comentários da Presidente Dilma Rousseff aos se referir aos ataques das forças de destruição de Israel — IDF — como “massacre” e “uso desproporcional de força” estavam corretos.

Ficamos com pena dos chamados evangélicos que saíram em defesa de Israel e atacaram a Presidente do Brasil por seus comentários, porque esses defensores de Israel foram, agora, deixados a ver navios pelo próprio governo de Israel com seu pedido formal de desculpas.

Ver notícia do protesto dos evangélicos brasileiros contra as afirmações da Presidenta Dilma na notícia da BBC, publicada pelo site UOL pelo seguinte link:


OUTROS ARTIGOS SOBRE ISRAEL

































Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Como assim, Dilma estava certa e Israel errado nesta questão? Você só pode estar de brincadeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Adriana,

      Se você sabe ler, então não é preciso explicar. Mas se não souber, pode escrever que a gente dá um jeito de fazer você entender o óbvio.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir