terça-feira, 2 de setembro de 2014

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 011 – A ESCOLA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 2


Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 18—26

Introdução.

A. Vimos que a vida cristã pode ser comparada ao ato se nos matricularmos em uma escola. 
B. Isso acontece porque, independente da nossa formação nesse mundo, nós precisamos de uma formação especial orientada por Deus e baseada na Bíblia. 
C. O Próprio Jesus em suas últimas palavras disse aos seus discípulos que parte da missão deles era: 
Mateus 28:19—20 
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. 
1. Temos então que ensinar os novos que vão se unindo com a Igreja por meio da fé em Jesus Cristo.

2. Mas como podemos ensinar se nós mesmos não tivermos aprendido as lições que precisamos aprender.

3. Jesus nos ordena a passar adiante tudo o que ele ensinou, até a consumação do século.

B. E para termos a certeza de que Deus está conosco em todo esse processo, cuidando de nós como vimos na mensagem anterior acerca de como Deus cuidou de Davi em todo o processo de aprendizado, nós temos essas últimas palavras de Jesus: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

C. Hoje então, nós pretendemos continuar com nosso tema principal que é aprendendo com Davi no

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DEUS — PARTE 002 — OS CURSOS

É impossível falarmos de todos os cursos numa única mensagem, mas queremos usar o sermão de hoje para discutir alguns dos mais importantes: 
I. Promessas Quebradas 
A. Relacionamentos humanos são extremamente complexos e uma das características mais marcantes dos mesmos é o fato de que, muitas vezes algo nos é prometido ou nós mesmos prometemos algo para alguém, e essas promessas são dolorosamente quebradas. Esse é um dos cursos que temos que repetir muitas vezes em nossas vidas, porque a verdade com que estamos lidando aqui é difícil de ser aprendida. 
B. Vejamos o caso de Davi e seu relacionamento com o Rei Saul 
C. Saul havia prometido dar uma de suas filhas para quem matasse o gigante Golias e isso era assunto entre os soldados — 
1 Samuel 17:25 
E diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel. 
Davi matou Golias, mas não levou o prêmio. Nem por isso se revoltou contra o Rei! 
D. Mais adiante Saul prometeu que daria uma de suas filhas para Davi se ele comandasse os exércitos de Israel. Davi cumpriu com sua parte do trato, mas o rei Saul cumpriu a promessa apenas parcialmente — 
1 Samuel 18:17—19 
17 Disse Saul a Davi: Eis aqui Merabe, minha filha mais velha, que te darei por mulher; sê-me somente filho valente e guerreia as guerras do SENHOR; porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, e sim a dos filisteus. 
18 Respondeu Davi a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser eu genro do rei? 
19 Sucedeu, porém, que, ao tempo em que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, foi dada por mulher a Adriel, meolatita. 
E. Mas antes de entregar sua filha Mical, Saul exigiu que Davi fizesse mais um serviço para que Saul cumprisse sua promessa — 
1 Samuel 18:25—27 
25 Então, disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não deseja dote algum, mas cem prepúcios de filisteus, para tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pelas mãos dos filisteus. 
26 Tendo os servos de Saul referido estas palavras a Davi, agradou-se este de que viesse a ser genro do rei. Antes de vencido o prazo, 
27 dispôs-se Davi e partiu com os seus homens, e feriram dentre os filisteus duzentos homens; trouxe os seus prepúcios e os entregou todos ao rei, para que lhe fosse genro. Então, Saul lhe deu por mulher a sua filha Mical. 
Na realidade Saul esperava que Davi fosse morto nessa empreitada. Isso nos ensina que muitas vezes as promessas podem vir carregadas de veneno mortal e devemos buscar sempre o discernimento de Deus quanto ao que devemos fazer com algumas promessas que nos fazem. 
F. Em outra ocasião Saul prometeu com juramento a seu filho Jônatas, que não mataria a Davi, mas logo em seguida quebrou sua promessa e juramento — 
1 Samuel 19:4—6, 10—11 
4 Então, Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e os seus feitos para contigo têm sido mui importantes. 
5 Arriscando ele a vida, feriu os filisteus e efetuou o SENHOR grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste e te alegraste; por que, pois, pecarias contra sangue inocente, matando Davi sem causa?
 6 Saul atendeu à voz de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o SENHOR, ele não morrerá. 
10 Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou. 
11 Porém Saul, naquela mesma noite, mandou mensageiros à casa de Davi, que o vigiassem, para ele o matar pela manhã; disto soube Davi por Mical, sua mulher, que lhe disse: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã serás morto. 
II. Receber o Mal no Lugar do Bem Que Fizemos. 
A. Nesse curso nós aprendemos que muitas vezes nós fazemos o bem para alguém, apenas para receber o mal, como forma de retribuição. Aqui um cuidado muito especial precisa ser tomado por nós, para não nos tornarmos amargos, pois a amargura é cruel e contamina as pessoas ao nosso redor. O autor de Hebreus nos adverte contra a amargura com essas palavras: 
Hebreus 12:15 
Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados. 
B. Davi salvou o reino de Israel de ser dominado pelos filisteus. Mas note o pagamento que recebeu em troca — 
1 Samuel 18:10—11 
10 No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança, 
11 que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. 
C. Esse curso teve que ser repetido — 
1 Samuel 19:8—10 
9 O espírito maligno, da parte do SENHOR, tornou sobre Saul; estava este assentado em sua casa e tinha na mão a sua lança, enquanto Davi dedilhava o seu instrumento músico. 
10 Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou. 
D. Outra cena semelhante a essa envolvendo o povo de Queila, cidade que foi salva por Davi e que decidiu pagar o bem com o mal poderá ser vista em 1 Samuel 23:1—5 e 8—12. 
E. Mais um caso, pode ser visto na história entre Davi e Nabal em 1 Samuel 25:4—11. 
III. Testados Pela Oportunidade 
A. Esse é um curso intrigante. Ele trata da possibilidade de usarmos certas oportunidades para nos vingar a nós mesmos do mal que nos fizeram. Isso é algo terrível, especialmente quando acontece com pessoas dentro da igreja que pertencem ao mesmo corpo. 
B. O apóstolo Paulo nos ensina dizendo o seguinte: 
Romanos 12:19 
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 
C. Esse é outro curso que precisa ser repetido várias vezes, até entendermos que o mal que fazemos, acaba voltando sobre nossas próprias cabeças. Não há escapatória: 
Gálatas 6:7 
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 
D. Davi passou 12 anos de sua vida sendo perseguido por Saul que desejava, a todo custo matá-lo. Todavia, Davi teve duas oportunidades de matar a Saul e não fez, por um motivo simples, motivo esse com que iremos no ocupar no próximo sermão, quando falarmos acerca “Dos Objetivos dos Cursos” na escola de Deus. 
E. Mas hoje vamos citar as duas oportunidade que Davi teve, mas nas que se recusou a matar o rei Saul: 1) 1 Samuel 24:1—7; 2) 1 Samuel 26:4—12.
Conclusão:
A. Uma das coisas que se espera de nós como crentes é que SEMPRE falemos a verdade e que cumpramos o que prometemos, mesmo se isso representar prejuízo para nós:

B. O sentido negativo do mandamento:

Colossenses 3:9

Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

C. O sentido positivo do mandamento:

Zacarias 8:16

Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz

D. Mas nós sabemos que os seres humanos são mentirosos por natureza. Além disso, como vimos, algumas promessas podem parecer boas, mas a verdadeira intenção poder ser muito ruim. Para não nos desapontarmos devemos aprender a confiar em Deus e suas promessas e tratar as promessas humanas com o devido discernimento.

E. Jesus nos ordena o seguinte em

Lucas 6:35

Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

F. Quando iremos compreender que todas as vezes que fazemos mal a um irmão ou deixamos de fazer o bem para um irmão, nós estamos nos prejudicando a nós mesmos, porque pertencemos a um mesmo corpo?

G. Hoje vimos apenas alguns dos cursos na escola de Deus. O apóstolo Paulo nos fala de um currículo mais completo em passagens, tais como:

2 Coríntios 6:4—10

4 Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades.

5 Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer.
6 Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro,

7 pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender.

8 Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade;

9 somos tratados como desconhecidos, embora sejamos bem conhecidos de todos; somos tratados como se estivéssemos mortos, mas, como vocês estão vendo, continuamos vivos. Temos sido castigados, mas não fomos mortos.

10 Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo — na versão NTLH.

2 Coríntios 11:22—28

22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.

23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.

24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;

25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;

26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;

27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.

28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

H. Na próxima mensagem falaremos dos propósitos de Deus em nos fazer passar por todos esses cursos.

Que Deus abençoe a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário