quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 024 - CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 2 — O RELACIONAMENTO DAS MULHERES COM SEUS PAIS



Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:



Um dos aspectos que mais influenciam o relacionamento de uma mulher, tanto com Deus, como Pai, bem como com seu próprio esposo, está intimamente relacionado à forma como ela se relacionou ou ainda se relaciona com seu pai. Pergunta para as mulheres: como foi o seu relacionamento com o seu pai?

Se você, mulher, vem de uma família onde você sentiu-se ou foi de fato abandonada por seu pai, sentiu-se rejeitada ou foi de fato rejeitada por ele, essas duas condições irão criar, certamente, profundos sentimentos de insegurança. Tais sentimentos irão se manifestar mais adiante numa grande variedade de comportamentos neuróticos. Ciúme exagerados nutridos por filhos ou pelo marido, geralmente são resultados de alguma privação emocional durante a infância.

Maridos casados com mulheres assim precisam entender que, a única solução para esse problema é ela reconhecer seu comportamento como pecaminoso, pedir perdão a Deus e começar a desfrutar a liberdade que apenas os filhos de Deus possuem. Normalmente mulheres ciumentas e possessivas não recebem bem nenhum tipo de crítica quanto a esse comportamento. Para elas tudo está certo e não há nada errado com elas. Por causa dessas atitudes muitos maridos são desestimulados a tentar qualquer conversa envolvendo esse assunto porque o mesmo corresponde a “cutucar uma onça com a vara muito, mas muito curta mesmo”. Mulheres assim, para piorar ainda mais as coisas, pensam que o problema está com seus maridos e são eles que precisam mudar. Então a saída para eles é: 1) Viver como prisioneiro dela para o resto da vida; 2) Entregar à esposa um ultimato para que os dois procurem ajuda profissional, de um psicólogo, conselheiro matrimonial ou um pastor, por exemplo; 3) Procurar a direção divina e retardar qualquer ação até que descubra em seu próprio interior aquilo que entende que Deus deseja que ele faça. Em todas essas situações 
precisamos nos lembrar de dois versículos muito importantes:

Malaquias 2:16 — Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: —Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher — na NTLH.

1 Coríntios 7:15 — Porém, se o marido não cristão ou a esposa não cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois Deus chamou vocês para viverem em paz.

Uma coisa curiosa é que muitas vezes, opostos emocionais se casam. Acontece de uma mulher muito extrovertida, trabalhadora e espontânea, acabar se casando com um marido pedante — pessoa que gosta de dar a impressão que conhece coisas das quais ele realmente não entende nada — e que se preocupa demais com minúcias. Maridos assim são, geralmente, perfeccionistas. Então porque se casaram? A resposta é simples. Eles viram um no outro as qualidades que percebiam lhes faltavam. O marido inveja a espontaneidade da esposa. A esposa inveja a lógica do marido e assim sucessivamente. Mas todas essas decisões, nós precisamos entender, são tomadas de forma inconsciente.   

Nos primeiros anos de casados existem muitos desafios externos que precisam ser confrontados, mas depois de 10 a 20 anos de casados, quando os dois já se encontram com 40 ou mais anos surgem necessidades emocionais genuínas que precisam de cuidados e atenção especiais. É nessa hora que nós podemos descobrir, através de uma leitura, de um encontro de casais, de um aconselhamento, fontes inimagináveis que não estavam sendo utilizadas até aquele momento. Geralmente nessas horas, casais descobrem que os problemas que estão enfrentando têm solução. E essa solução passa por aspectos que já abordamos aqui em nossos encontros: 1) Procurar entender melhor um ao outros; 2) Aprendendo a se comunicar de maneira mais eficaz um com o outros; 3) Seguindo um curso de estudo ou um a série de sessões de aconselhamento.

Lembre-se que necessidades verdadeira, sentidas mesmo, são bem poucas. Normalmente a lista não vai além de 4, 5 ou 6 coisas. Mas como essas necessidades principais não são satisfeitas, então elas dão motivos para o surgimento de dezenas e até mesmo centenas de outras “falsas” necessidades. O importante é descobrir os sentimentos verdadeiros que carecem de satisfação. Também já falamos aqui da grande importância dos sentimentos. Aqui não temos interesse em falar acerca de conceitos intelectuais, mas daquilo que nós sentimos como seres humanos, especialmente no relacionamento a dois.

Um problema muito comum é quando um dos parceiros é notívago — pessoa que se sente melhor à noite e que tem hábitos noturnos — e ou outro gosta de dormir cedo e, consequentemente levantar cedo também. Quando esse indivíduo levanta, ele está cheio de vida, seus olhos estão brilhando e seu desejo é aproveitar bem o dia. Por outro lado o notívago, não tem, por razões óbvias, a mesma disposição. Isso é sempre motivo de grandes frustrações. Aqui entra um novo aspecto que ainda não discutimos muito: aceitação. Por isso queremos dizer que, algumas vezes antes de conseguirmos uma mudança é importante aceitarmos a situação com ela é. Aceitar não é sinônimo de gostar. Pelo contrário, consiste em enxergar uma determinada situação como um fato real, mas sem manifestar nenhuma hostilidade. O problema entre pessoas assim poder ser apenas uma questão de metabolismo e as condições de metabolismo podem ser alteradas ou mudam por completo, sozinhas. Portanto, é preciso aprender a conviver com tal situação. Existem diferenças humanas com as quais nós precisamos aprender a conviver. Milhões de casais aprenderam, então porque não vocês? Isso envolve o entendimento do grau de tolerância diante da frustração de cada uma das partes frente da situação. Existem inúmeras incompatibilidades emocionais entre homens e mulheres. Olhando para essas realidades o único caminho a seguir é: conversar e fazer um acordo, assumindo um compromisso mútuo de como irão proceder diante dessa dificuldade. É impossível dobrar a outra pessoa todas às vezes para que faça o que desejamos. É uma grande bobagem e, até mesmo infantilidade, querermos que todos estejam sintonizados na mesma sintonia em que nós estamos. Isso também é verdadeiro quando a questão tem a ver com nossos temperamentos. Sendo assim, diante de situações frustrantes, a única coisa que pode realmente nos ajudar é aumentar nossa capacidade de tolerância diante das situações que nos frustram. Qualquer coisa que façamos para nos tornar mais tolerantes, de modo geral, será sempre um passo na direção certa. É essa tolerância que irá nos habilitar a achar soluções para as frustrações e que irá nos permitir a fazer concessões sem fazer muito drama.

Como podemos elevar nosso grau de tolerância diante das frustrações?

1. Procurando alcançar um bem-estar físico e emocional.  

Muitas vezes, todos nós precisamos reconhecer que a situação de vida em que nos encontramos é muito estressante e que precisamos de uma “folga”. Nem todos podem tirar um dia inteiro de folga, mas, certamente, todos nós podemos tirar uma noite de folga. Uma noite sem ter que fazer jantar, nem cuidar das louças do café e do almoço, nem separar roupas para lavar no dia seguinte. Uma noite para fazer as unhas, cuidar de si mesma, assistir um filme, ler um bom livro e etc. Se você se planejar, talvez tudo isso seja mais fácil do que você imagina. Caso contrário, você irá apenas acumular frustrações, cansaço e estresse e essas coisas terão um peso no seu relacionamento, bem como na sua própria saúde.

CONTINUA NO PRÓXIMO ESTUDO...  

ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002
034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário