domingo, 21 de setembro de 2014

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO — ESTUDO 28B - GÁLATAS 3:28 — NOSSA UNIDADE EM CRISTO — PARTE 002


Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior
28B – Gálatas 3:28 - Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

CONTINUAÇÃO

Nem escravo nem liberto – Quando o assunto é salvação o fato de um homem ser “livre” não lhe concede nenhum benefício ou vantagem especial. E o fato de outro homem ser um escravo não lhe retira nenhum dos benefícios, seja a esperança do céu seja a filiação a Deus ou qualquer outra coisa. Por que estamos “em Cristo” temos todos, como já dissemos, os mesmos direitos e prerrogativas.

O verdadeiro Cristianismo não admite nenhum tipo de favor baseado na condição de homem livre ou escravo. Nenhum ser humano possui mais valor do que outro ser humano aos olhos do nosso bendito Redentor. Infelizmente a história da igreja está tão cheia de fatos que contradizem esta verdade que devemos corar de vergonha e nos arrepender no pó e na cinza. Quem sabe, Deus não se compadece de nós! Essas contradições são tão perversas e cruéis que gostaria de fazer duas citações para ilustrar o que deveríamos sentir diante desses distanciamentos da palavra de Deus:




1. Søren Kierkegaard, o filósofo dinamarquês, expressou de maneira mais contundente a realidade acerca do que vamos chamar doravante de “cristandade”. No seu “O Instante” no capítulo 5, no verso 2 podemos ler: “A cristandade é um esforço da raça humana para voltar a andar de quatro, de se livrar do Cristianismo, mas fazê-lo de modo classudo sob o pretexto de que é a representação do verdadeiro Cristianismo, clamando que este é o Cristianismo aperfeiçoado”.


2. E o sociólogo francês Jacques Ellul em seu livro “La Subversion du Christianisme”[1] pergunta de forma assustadora: “Como foi possível dentro da história do Cristianismo, o surgimento de uma sociedade, de uma cultura e de uma civilização até, que são o exato oposto daquilo que podemos ler na Bíblia, seja na lei de Deus, nos profetas, nos ensinos de Jesus ou nos escritos de Paulo?”

A afirmação de Kierkegaard por um lado e a pergunta de Ellul por outro, devem nos ajudar a refletir acerca das muitas aberrações que existem na Cristandade moderna.



Por outro lado devemos nos lembrar que em nenhum momento o Novo Testamento tratou diretamente da questão da escravidão como instituição humana. A mesma não foi clara ou formalmente condenada nem aprovada no Novo Testamento. É obvio que, à medida que vamos nos aprofundando no conhecimento de Deus vai ficando cada vez mais evidente a perversão em que a escravidão se constitui, especialmente aquela associada com maus tratos e abusos de todos os tipos. O estupro sofrido pela raça negra durante os séculos em que durou a instituição da escravatura não podem ser nem desconsiderados, nem minimizados e muito menos esquecidos. É uma vergonha que no museu do holocausto em Washington D. C., nos Estados Unidos da América, apenas uma sala tenha sido dedicada aos negros africanos enquanto os judeus ficam com o resto. Historiadores variam em suas estimativas, mas um número muito próximo dos 100 milhões de vidas de homens, mulheres e crianças negras foram literalmente destruídas pelos homens brancos e que se chamavam de cristãos. Esse sim, é o verdadeiro HOLOCAUSTO e não o permanente número decrescente de judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Como justificar esta aberração? E há aqueles que tentam ainda assim justificar tamanha barbaridade. Até hoje, fortunas européias e estadunidenses estão completamente enlameadas pelo sangue dos negros africanos. A passagem de 1 Timóteo 6:1—10, mesmo não tendo sido escrita com a perspectiva da escravidão dos negros africanos, nos ajuda a entender a posição bíblica a este respeito.

Como já mencionamos, independentemente de ser livre ou escravo, os dois são pecadores salvos pela mesma graça de Deus. Sentam-se em uma mesma mesa de comunhão e aguardam o mesmo céu.  A verdadeira fé cristã não admite que a pessoa livre seja favorecida nem que a pessoa escrava seja prejudicada. Na comunhão cristã ninguém pode ser “senhor” sobre outros crentes. Nós temos somente um Senhor —

Mateus 23:8—12

8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.

9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.

10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós será vosso servo.

12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

Da mesma maneira que Deus não favorece os judeus em detrimento dos gregos também não favorece aqueles que são livres em detrimento daqueles que são escravos. Ou seja, Deus não leva em conta nenhum tipo de distinção social. Distinções sociais são inaceitáveis na igreja do Senhor Jesus, mas parecem ser inevitáveis. Todos os crentes estão em Cristo e estão rigorosamente no mesmo nível e devem ser tratados de igual maneira. Este é o motivo porque estranhamos os acontecimentos em nossa cidade concernentes aos funerais de duas pessoas crentes. A primeira, uma irmã de posses, teve seu funeral acompanhado por 5 – cinco — pastores de uma denominação histórica. O segundo, de um irmão sem posses, não teve a presença de nenhum destes mesmos indivíduos que gostam de serem chamados, pomposamente, de “reverendos”. Quanta hipocrisia! Bem profetizaram os profetas Jeremias e Ezequiel contra estes que apascentam a si mesmos e ignoram o rebanho —

Jeremias 10:21

Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao SENHOR; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.

Jeremias 12:10

Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era o meu prazer, tornaram-na em deserto.

Jeremias 23:1—2

1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! —diz o SENHOR.

2 Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.

Jeremias 50:6

O meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as fizeram errar e as deixaram desviar para os montes; do monte passaram ao outeiro, esqueceram-se do seu redil.
Ezequiel 34:1—11

1 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?

3 Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

4 A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

5 Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo.

6 As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.

7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

8 Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e se tornaram pasto para todas as feras do campo, por não haver pastor, e que os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, —

9 portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

10 Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto.

11 Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.

Pastores não devem fazer distinções imorais e proibidas por Deus especialmente por causa do exemplo que estabelecem. De fato, se tiverem que dedicar mais empenho e maior dedicação, estes devem ser dirigidos àquelas ovelhas que são as mais carentes. Ademais as implicações de que “em Cristo” não existe “nem livre nem escravo” demonstram que:


Brahmin ensinando seus discípulos

1. Esta é uma característica exclusiva do verdadeiro Cristianismo. Todos os sistemas sejam religiosos sejam filosóficos do mundo classificam as pessoas em diferentes categorias de hierarquia, que visam promover a distinção que existe entre as pessoas. Estes sistemas ensinam que certas pessoas são favoritas dos deuses ou mais favorecidas pelos céus em virtude da posição social que ocupam nesta vida. Os Mórmons, por exemplo, acreditam que todos os seres humanos existiam antes de virem parar neste nosso planeta. Nesta vida anterior à encarnação na terra estes seres tiveram a oportunidade de fazer o bem ou o mal. Os que fizeram o bem tiveram o privilégio de nascer nos Estados Unidos da América. Os que foram maus nasceram em algum país do terceiro mundo do tipo do Brasil, da Índia ou da China. Agora aqueles que foram especialmente maus nasceram negros e na África! O Mormonismo não passa de uma religião que mistura espiritismo — pré-existência — com racismo de grosso calibre e ainda existem pessoas que todos os dias recebem em seus lares os sorridentes missionários deste tipo de mensagem. Cuidado com eles! Na religião hindu os sacerdotes, chamados de Brahmins, ensinam o povo que eles foram gerados da cabeça do deus Brahma e por este motivo estão acima de todos os outros hindus que pertencem a níveis inferiores. Distinções como essas visam criar e manter castas que se beneficiam de privilégios baseados em vidas pré-existentes ou nascimento e etc. O Ensino do Novo Testamento é bem claro: todas as pessoas que existem nesta terra tiveram um ancestral comum i.e. temos todos o mesmo sangue: humano —

Atos 17:24—28

24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;

26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;

27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;

28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.


Apesar das flagrantes imoralidades, como a que acabamos de mencionar acima, podemos dizer com certeza que se o mundo conhece alguma coisa acerca da igualdade de todos os seres humanos deve tal conhecimento à fé cristã.

2. Quando entendemos que somos todos iguais diante de Deus; que temos todos os mesmos privilégio espirituais concedidos por um Deus cheio de graça e misericórdia, então podemos entender porque não pode existir nenhum tipo de distinção. Temos que tratar a todos com a mesma distinção, cortesia e delicadeza. Somos todos salvos pelo mesmo sangue do Senhor Jesus e todos estamos destinados ao mesmo lar eterno. Nos dias de hoje estamos mais influenciados por aquilo que foi chamado por Karl Marx de “a coisificação das pessoas e a personificação das coisas” do que estamos dispostos a admitir ou podemos perceber. As pessoas, mesmo nossos irmãos na fé, nada valem ou pouco importam a menos que possamos tirar deles algum proveito ou benefício.

3. A prática desta verdade de que “em Cristo não existe nem livre nem escravo” conduzirá à emancipação universal. Todos estamos no mesmo nível diante de Deus. No reino de Jesus não existe, nem nunca existiu uma pessoa livre em oposição a uma outra escrava. Tanto uma quanto a outra são objetos do mesmo favor de Deus. Se essa verdade prevalecer nos corações será impossível um verdadeiro cristão manter um irmão como escravo. Este é o motivo porque estranhamos a atitude de algumas pessoas que, se chamando “cristãs”, deixaram os Estados Unidos da América do Norte para virem se estabelecer no interior de São Paulo, onde fundaram a cidade de Americana, visando preservar o privilégio de ter escravos, o que havia sido abolido pelo então presidente Abraham Lincoln nos EUA. Este assunto, o direito de possuir escravos, levou os Estados Unidos da América a enfrentar sua maior crise interna quando entre 1860—1861 os estados, alistados em ordem cronológica de estabelecimento, da Carolina do Sul, do Mississipi, da Flórida, do Alabama, da Geórgia, da Lousiana, do Texas, da Virgínia, do Arkansas, do Tennessee e da Carolina do Norte se separaram da União que faziam parte. Tal separação não foi aceita pelo governo da União e o resultado foi uma terrível guerra civil, a Guerra da Secessão de 1861—1865. A vitória das forças da União resultou não somente na preservação desta mesma União, mas representou também a abolição da escravatura como instituição e a aceitação dos escravos libertados como cidadãos do país. A Guerra da Secessão causou profundas marcas na vida dos estadunidenses e este fato pode ser visto até os dias de hoje. Por outro lado até hoje nos Estados Unidos da América os negros são, em sua maioria, considerados como cidadãos de segunda classe, como pode ser comprovado pela análise de qualquer estatística[2].

Ferida causada pela sífilis

4. As dramáticas revelações feitas durante o governo de Bill Clinton acerca da prática perversa, imoral e nazista do governo estadunidense no que ficou conhecido como “The Tuskegee Study” revela o quanto os negros são considerados pela sociedade branca estadunidense. O estudo que acabamos de mencionar foi uma decisão do Ministério da Saúde — Health Department — do governo sediado em Washington que manteve, um significativo grupo de homens negros, sofrendo as consequências da sífilis, mesmo após a descoberta da penicilina. Este estudo teve início na década de 1920 e se estendeu até a década de 1960.   Tal estudo visava identificar todas as consequências que a doença poderia provocar nos homens da raça negra. Este grupo de homens foi impedido pelo governo e seus agentes de receber qualquer dose de penicilina. Foram deixados apodrecendo, lentamente. Em 1973 uma comissão mista de investigação do Senado estadunidense trouxe à luz a história, mas a grande maioria dos criminosos já havia morrido e nada foi feito. Em 1993 o ator Laurence Fishburne em cooperação como a Home Box Office — HBO — produziu e estrelou um dramático filme intitulado “Miss Ever Boys” contando a história do “The Tuskegee Study”, como havia acontecido no condado de Malcolm no estado do Alabama. Nesta ocasião, o então presidente Clinton, se resumiu a admitir que o governo havia errado e pediu desculpas à comunidade negra.

5. Como falamos no início do item 3 a prática genuína do princípio bíblico de que “em Cristo não existe nem livre nem escravo” deve conduzir, forçosamente, à completa abolição de qualquer tipo de escravidão. Como é possível alguém que é cristão comercializar outro ser humano que é irmão na fé? Como pode considerar um irmão destinado à mesma glória futura como se fosse um objeto ou uma coisa? Como pode vender alguém sobre quem foi aspergido o Sangue do Senhor Jesus? —

Hebreus 12:24

E a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

1 Pedro 1:2

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Se todos os senhores e todos os escravos se convertessem genuinamente ao Senhor Jesus a escravidão acabaria na face da terra. Esse princípio por si só serviria para acabar com todo tipo de exploração do homem pelo seu próprio semelhante. Não podemos ser ingênuos achando que a escravidão foi completamente abolida. Nos dias de hoje milhões e milhões de pessoas são escravas do sistema econômico que prevalece no mundo. Países pobres, chamados eufemisticamente de “países em desenvolvimento”, sustentam a opulência dos países ricos pagando juros extorsivos. Alguém pode me explicar como é possível a um país como o Brasil pegar emprestado, digamos, 200 bilhões de dólares, pagar por este empréstimo 500 bilhões de dólares e ainda estar devendo cerca de 300 bilhões? Ah! Sim explicações existem, mas duvido que consigam ir além da ganância criminosa e do desejo de manter toda uma população verdadeiramente escrava.

Uma verdade histórica deve ser indicada aqui para finalizar este ponto: a expansão do Cristianismo causou, em meros 300 anos, o banimento da escravidão, como instituição, no império romano.

Nem homem nem mulher — Paulo certamente introduz este aspecto porque no judaísmo havia enormes disparidades entre os benefícios oferecidos aos homens e aqueles oferecidos às mulheres. O homem podia raspar sua cabeça e rasgar suas roupas em tempos de lamentação para expressar como estava se sentido por dentro. Estes atos simples do dia a dia eram proibidos às mulheres. O homem podia também impor o voto de nazireado[3] sobre seus filhos, mas a mulher não podia impor tal obrigação sobre suas filhas. Os homens também eram os únicos autorizados a conceder suas filhas em casamento. E até nos dias de hoje as mulheres judias não podem participar juntamente com os homens das cerimônias nas sinagogas, pois são relegadas às galerias onde mal podem ver o que está acontecendo e também não podem ser vistas. Mas sob as bênçãos do Espírito que habita nos cristãos nem o homem nem a mulher possuem quaisquer vantagens especiais quando se trata da salvação oferecida gratuitamente por Deus. Não existe nenhum tipo de favor, nem mesmo o famoso “damas primeiro”, quando o assunto é salvação. Homem e Mulher “em Cristo” possuem os mesmos direitos, os mesmos privilégios, são distinguidos com as mesmas bênçãos e são também igualmente úteis. Mas isto não quer dizer que os sexos devem ser considerados iguais em todos os sentidos — como pleiteiam as feministas — nem que os dois sexos não possuem responsabilidades e privilégios distintos com relação a outros aspectos da vida. Este versículo tem sido usado, de modo equivocado, para justificar muitos ensinamentos errados nas relações entre os sexos. É necessário que o mesmo seja visto no exato contexto em que é usado. Como no caso de judeus e gregos, de livres e escravos esta parte do versículo indica que com relação a estarmos em Cristo tanto o homem quanto a mulher estão no mesmo nível, no mesmo patamar.

Nenhum sexo deve ser visto como sendo o favorito dos céus enquanto o outro é excluído. Através dessa palavra o Cristianismo eleva o sexo feminino a um nível de perfeita igualdade na questão mais importante que pode existir. Dessa maneira o Cristianismo tem sido considerado responsável por muitas e dramáticas mudanças nas sociedades onde prevalece. A história da humanidade bem pode ser considerada a história da degradação do sexo feminino. As mulheres foram sempre consideradas inferiores, foram sempre mantidas na ignorância. As maiores civilizações da Antiguidade, incluindo a grega e a romana, trataram de forma degradante a mulher. O compositor Chico Buarque de Holanda na sua música “Mulheres de Atenas”, nos dá uma perspectiva do que era ser mulher na Grécia antiga. A mesma situação é ainda experimentada pelas mulheres na China e na Índia e nas ilhas do pacífico. Às mulheres árabes não coube melhor sorte, pois o próprio alcorão as considera inferiores. Em geral os homens não se dignam a considerar sequer como inteligentes as mães de seus próprios filhos. Somente o Cristianismo tem feito realmente algo para elevar a mulher, pois no que concerne à necessidade da obra de Cristo na Cruz, à mesa da comunhão e ao destino final na glória as mulheres estão no mesmo nível de necessidade e privilégios que os homens. Esta atitude cristã para com as mulheres dispersa um aroma agradável sobre todas as relações humanas.

Porque todos vós sois um em Cristo Jesus — Somos todos aceitos diante de Deus através dos méritos alcançados pelo Senhor Jesus. Isto quer dizer que estamos todos no mesmo nível e temos todos os mesmos privilégios como cristãos professos. Todos, sem distinção, são aceitos diante de Deus através de Jesus. Assim é que a igreja de Deus, independente da cor das pessoas, do país onde ela se encontra, dos usos e dos costumes, do nível social dos seus membros etc., é uma só! Cada pessoa que tem em si o Espírito Santo de Deus, que foi lavado pelo sangue de Jesus é um irmão genuíno e deve ser tratado de acordo. Se os cristãos dessem este exemplo para mundo muita coisa já poderia ser diferente. Mas quando o próprio povo que se chama pelo nome do Senhor faz distinções privilegiando a uns em detrimento de outros então nada mais nos resta senão clamarmos pela misericórdia de Deus para que nos ajude a mudar.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.


[1] Ellul, Jacques. La Subversion du Christianisme. Éditions du Seuil, Paris, 1984.

[2] Estatísticas revelam que os negros são menos instruídos, ganham menos, moram em condições mais precárias, possuem recursos médicos inferiores, sofrem mais com os vícios do álcool e das drogas, possuem uma percentagem da sua população encarcerada que é proporcionalmente maior à das outras raças e vai por aí afora.

[3] Voto de consagração a Deus – ver Números 6:1—8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário